Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você sabe do que é feito o cuscuz marroquino? Saiba como prepará-lo
Guia Culinário 07/08/2019

Você sabe do que é feito o cuscuz marroquino? Saiba como prepará-lo

Cuscuz marroquino é uma iguaria árabe que foi trazida para o Brasil pelos africanos e se popularizou durante o período colonial. Gostoso, fácil de preparar e nutritivo, ele possui diversos benefícios para a saúde, além de ser um prato versátil, que pode ser incrementado com o que vier a mente. Que tal conhecer então as vantagens do seu consumo?

Cuscuz marroquino é rico em fibras e bom para o coração

Fonte de vitaminas A e B1, esse alimento estimula a produção de colágeno – melhorando pele, cabelo e unhas -, previne o Alzheimer, evita o estresse e melhora o funcionamento do sistema nervoso. Também é rico em fibras, que regulam e melhoram o funcionamento intestinal e dão sensação de saciedade – uma ótima alternativa para evitar a compulsão alimentar. Por seu efeito antioxidante, o cuscuz marroquino também combate o envelhecimento precoce, melhora o desenvolvimento das células e previne contra o câncer.

Além disso, é um prato pouco calórico, o que pode ser positivo para pessoas em dietas restritivas ou que precisam emagrecer. O cuscuz marroquino ainda reconstrói músculos e tecidos, previne arritmias e demais problemas cardíacos e controla a pressão arterial. Como você pode perceber, o que não faltam são benefícios!

Prato é de fácil preparo, além de ser versátil e saboroso

Além de ser nutritivo e muito saudável, o cuscuz marroquino ainda é muito fácil de preparar. Basta hidratar o cuscuz (você também pode encontrá-lo com o nome sêmola ou semolina) em água fervente (temperada à sua preferência, com sal ou caldo de legumes) por alguns minutos até que ele absorva toda a água. Ele deve ficar com uma aparência semelhante à uma “farofa de bolinhas”. Depois disso, está pronto! Você pode adicionar o ingrediente que achar melhor: cheiro verde, legumes, carnes em geral, peixes e verduras são ótimas opções. Por ser um alimento muito versátil, ele também pode ser uma boa pedida para o lanche ou café da manhã, acompanhando frutas e até geleia.

Entre tantas opções deliciosas desse prato, fica até difícil escolher, né? Para te ajudar, temos uma receita de cuscuz marroquino preparado com maçãs desidratadas, que pode ser degustado inclusive como prato principal e fica pronto em apenas 40 minutos. Vale a pena experimentar!”