Você sabe como fazer berinjela? Aprenda 4 maneiras saudáveis de prepará-la

Berinjela grelhada é apenas uma das formas de preparar esse alimento rico em fibras, vitaminas e minerais
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Berinjela orgânica Taeq 600g

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Quem quer seguir uma alimentação saudável não pode abrir mão da berinjela! Rica em vitaminas com poder antioxidante, sais minerais - como ferro - e fibras, ela entrega benefícios importantes para a saúde - como atuar na prevenção do câncer, aumentar a sensação de saciedade e fazer bem para o coração por controlar os níveis de colesterol.

Mas será que você sabe o jeito certo para preparar esse alimento conservando os seus nutrientes? Confira a lista com 4 possibilidades e escolha a ideal para completar o seu prato com esse ingrediente altamente saudável:

1. Salada de berinjela é preparada com alimento cru e sem a casca

O consumo da berinjela in natura não é recomendado porque pode trazer sérios danos para o intestino. Isso ocorre porque a sua casca tem um componente tóxico - a solanina, que tem uma função pesticida e fungicida para que insetos e fungos não acabem atacando o alimento.

Mas quem deseja comer o legume em sua forma natural não está totalmente proibido dessa prática: basta remover toda a casca para que o consumo seja feito sem nenhum risco. No entanto, fica o lado negativo de te fazer perder todos os nutrientes importantes que estão justamente na parte que reveste a beterraba. Ficou confuso? Calma, a casca pode sim ser consumida, mas não crua. Aqui uma forma de deixá-la mais saborosa é preparando uma salada de berinjela. Para isso basta cortá-la em pedaços, acrescentar tomate, cebola e outros ingredientes do seu gosto e temperar com azeite e sal.

2. Cozida a vapor com pouca água é uma boa opção para consumir a casca

Para não deixar de aproveitar os nutrientes da casca da berinjela, a dica é cozinhar o alimento no vapor - mas tomando o cuidado de colocar pouca água para que as substâncias importantes não se diluam com o excesso de líquido e não sejam perdidas durante o preparo. É bom destacar que sua cor arroxeada se deve à presença de antocianinas, que são antioxidantes. Isso significa que combatem os radicais livres no nosso corpo, evitando a oxidação das células. Consequentemente, esse alimento previne o envelhecimento precoce e o surgimento de um câncer.

3. Grelhada pode acompanhar saladas e carnes magras

Que tal fazer a berinjela grelhada? Esse jeito é ótimo para acompanhar saladas e carnes magras - como o frango também grelhado, por exemplo, que também ajuda a prevenir o câncer, deixa o coração mais saudável e ainda diminui os riscos de Alzheimer por ter a niacina, substância que promove a saúde do cérebro.

Para preparar desse jeito, o segredo é cortar o legume em tirinhas e dourar dos dois lados com apenas um fio de azeite. Depois, é só colocar no prato de sua preferência e pronto!

4. Assada é alternativa ainda mais saudável para o preparo da berinjela

Outra boa opção é preparar a berinjela no forno. Por não precisar da adição de óleo para o preparo, ela é ainda mais saudável - e ainda tem a vantagem de ficar ótima combinada com outros ingredientes.

Para seguir essa dica, você pode cortar a berinjela em fatias e colocá-las em um tabuleiro para levá-la ao forno. Se desejar um sabor extra, adicionando queijo, tomate ou qualquer outro ingrediente da sua preferência, é só colocar no recipiente junto com ela e esperar o tempo necessário para que assem.

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