Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Glutamato monossódico (MSG): descubra o que é e se faz mal
Guia Culinário 07/02/2024

Glutamato monossódico (MSG): descubra o que é e se faz mal

Você já se perguntou sobre a qualidade do que você come? Por exemplo, você imaginava que um ingrediente bastante presente em diversos alimentos, o glutamato monossódico (MSG), pode estar influenciando diretamente sua nutrição e bem-estar? Então, prepare-se para desvendar os mistérios por trás desse realçador de sabor e veja como suas escolhas alimentares podem impactar sua vida de maneiras surpreendentes.

Aperte o cinto e embarque em uma jornada de descoberta completa sobre os riscos, mitos e opções ao glutamato monossódico, com tudo para deixar sua alimentação muito mais saudável. Vem com a gente!

O que é glutamato monossódico (MSG) e o que ele faz no organismo?

Macarrão instantâneo é perigoso? Glutamato monossódico em macarrão instantâneo, Glutamado monossódico e síndrome do restaurante chinês

O glutamato monossódico é um realçador de sabor comum em alimentos processados e pratos prontos, produzido a partir da fermentação de cana-de-açúcar, beterraba ou mandioca.

Também conhecido como MSG, de sua sigla em inglês de monosodium glutamate, este componente atua no organismo estimulando receptores de sabor, especialmente o umami, conferindo uma sensação mais palatável aos alimentos, com o prolongamento do sabor na língua e aumento da salivação.

O que é a síndrome do restaurante chinês e qual a sua relação com MSG?

A “síndrome do restaurante chinês“, como é visto em uma reportagem da Superinteressante, é um termo popular usado para descrever sintomas como dores de cabeça, náuseas, sudorese e formigamento que algumas pessoas relatam após consumir pratos orientais.

Essa síndrome ficou associada ao glutamato monossódico, que é frequentemente encontrado em ingredientes como o molho shoyu e pratos orientais. A “síndrome”, neste caso, seria o resultado do consumo por pessoas sensíveis a este realçador de sabor. Mas atenção: estudos recentes, como o publicado na revista Healthline, não comprovam essa relação.

O glutamato monossódico faz mal à saúde?

O debate sobre o consumo de glutamato monossódico é antigo e complexo, assim como as questões sobre um possível impacto negativo deste ativador de sabor à saúde.

Isso porque, embora estudos como “Relação entre hábitos alimentares e enxaqueca” sugiram que o glutamato pode desencadear reações como dores de cabeça e náuseas em pessoas sensíveis a esta substância, a maioria das pesquisas não encontrou evidências consistentes que liguem efeitos negativos a pessoas que não são sensíveis ao glutamato monossódico.

Vale ponderar, porém, que os produtos com glutamato monossódico geralmente são industrializados e altamente processados, com vários aditivos alimentares que podem causar impacto à saúde. Por isso, sempre avalie o consumo destes produtos com moderação.

Além disso, do ponto de vista químico, o realçador de sabor não possui nenhum nutriente, vitamina ou mineral que seja relevante para uma alimentação equilibrada.

O glutamato monossódico é cancerígeno?

A relação entre o glutamato monossódico e o câncer também tem sido objeto de estudo e discussão durante anos. Até o momento, porém, não há evidências conclusivas que estabeleçam uma ligação direta entre o consumo de MSG e o desenvolvimento de câncer em humanos.

De forma geral, as organizações de saúde consideram o MSG seguro quando consumido dentro dos limites estabelecidos.

Quais são os efeitos colaterais do glutamato monossódico?

Embora contestados por estudos recentes, o glutamato monossódico é frequentemente associado a efeitos colaterais em algumas pessoas, especialmente aquelas sensíveis a esse aditivo alimentar. Alguns dos sintomas relatados incluem:

  • Dores de cabeça: Algumas pessoas afirmam experimentar dores de cabeça após o consumo de alimentos ricos em MSG.
  • Náuseas e vômitos: Alguns relatam sensações de náusea e, em casos mais extremos, vômitos.
  • Formigamento ou dormência: Pessoas sensíveis ao MSG podem sentir formigamento ou dormência, especialmente no rosto e pescoço.

Quais alimentos contêm glutamato monossódico?

Alimentos processados o que são? Quais são os alimentos processados?

O glutamato monossódico é encontrado, principalmente, em alimentos processados, realçando o sabor. Ele está presente em:

  • salgadinhos;
  • molhos;
  • sopas enlatadas;
  • alimentos instantâneos;
  • pratos de restaurantes.

Além disso, o MSG pode ser derivado do milho e de nozes.

Qual é a diferença de glutamato e glutamato monossódico?

A diferença entre glutamato e glutamato monossódico (MSG) reside no sal associado a essa substância. O glutamato é um aminoácido natural que contribui para o sabor umami em alimentos, presente no leite, carnes e grãos.

Já o glutamato monossódico é a forma de glutamato em que um átomo de sódio é adicionado, resultando em um aditivo alimentar utilizado para realçar o sabor. Enquanto o glutamato é encontrado naturalmente em alguns alimentos, o MSG é frequentemente adicionado a produtos processados para intensificar o paladar.

Como desintoxicar o organismo do glutamato monossódico?

Desintoxicar o organismo do glutamato monossódico (MSG) envolve adotar práticas alimentares saudáveis. Entre as principais dicas, destaque para:

1. Hidratação

Beba bastante água para ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

2. Consuma alimentos ricos em antioxidantes

Frutas, vegetais e alimentos ricos em antioxidantes podem auxiliar na neutralização de radicais livres.

3. Inclua alimentos desintoxicantes

Chá verde, boldo, hibisco, hortelã, e alimentos ricos em ômega-3, como peixes, linhaça e azeite de oliva extravirgem, são boas opções.

4. Vegetais de folhas verdes

Alimentos como couve, repolho, brócolis, agrião e alfaces ajudam na desintoxicação.

5. Evite alimentos processados

Reduza o consumo de alimentos industrializados, que frequentemente contêm MSG.

Lembre-se: uma alimentação equilibrada e a escolha de alimentos naturais são fundamentais para promover a desintoxicação do organismo.

Como evitar o glutamato monossódico?

Evitar o glutamato monossódico requer atenção aos rótulos dos alimentos e mais escolhas conscientes. Aqui estão algumas estratégias:

1. Leia os rótulos

Analise cuidadosamente os rótulos dos alimentos, procurando por termos como “glutamato monossódico” ou “MSG”. Esteja ciente de outras formas pelas quais este componente pode ser listado, principalmente como “realçador de sabor”.

2. Opte por alimentos frescos

Dê preferência a alimentos frescos ou integrais e não processados. Frutas, vegetais, carnes frescas e grãos integrais são sempre escolhas mais seguras.

3. Escolha produtos rotulados como “livres de glutamato monossódico”

Alguns produtos são rotulados como “livres de MSG”. Procure essas opções ao fazer compras.

4. Cozinhe em casa

Preparar refeições em casa permite que você tenha controle sobre os ingredientes, reduzindo a chance de consumir glutamato monossódico em excesso. Elimine, se possível, o uso de realçadores de sabor durante o preparo dos alimentos.

5. Fique atento a alimentos processados

Evite ou limite o consumo de alimentos altamente processados, como salgadinhos, sopas enlatadas, molhos prontos e alimentos instantâneos, que podem conter MSG. Ao adotar essas práticas, você pode reduzir a exposição ao glutamato monossódico em sua dieta diária.

Além disso, com este guia completo sobre o glutamato monossódico, você agora poderá tomar decisões mais conscientes e eficazes para uma vida mais saudável. Lembre-se que suas escolhas na alimentação são o primeiro passo rumo ao seu bem-estar.

Para mais dicas e caminhos rumo à saudabilidade, continue navegando no Blog da Taeq, o Conquiste a sua Vida. Até a próxima!