Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vitaminas no café da manhã : 4 combinações saudáveis para começar bem o dia!
Guia Culinário 31/03/2017

Vitaminas no café da manhã : 4 combinações saudáveis para começar bem o dia!

Vitaminas no café da manhã! Tem forma mais gostosa de começar o dia? E, com essas poderosas bebidas, a nossa primeira refeição pode ser bem prática, rápida e nutritiva, principalmente para quem vive na correria. Por isso, descubra as melhores combinações de ingredientes para turbinar o seu café da manhã de forma extremamente saborosa!

O café da manhã é a mais importante refeição do dia, afinal, passamos um longo período em jejum e precisamos fornecer os nutrientes essenciais para que o nosso corpo funcione de maneira correta e tenha energia para realizar as tarefas necessárias. Sendo assim, quando optamos pelas vitaminas, escolhemos uma maneira prática de ingerir frutas, grãos e sementes ao mesmo tempo, além de ter uma variedade extensa de combinações, como explica a nutricionista Cristiane Coronel:

“As vitaminas (ou batidas de frutas) no café da manhã são ideais para iniciar bem o dia, pois promove energia, saciedade, fibras, vitaminas e minerais para o organismo em um período curto de tempo, por sua praticidade tanto em preparar como em ingerir. O ideal, é prepará-las, sem açúcar. Basta usar frutas maduras ou ainda, adoçantes naturais, como Stevia ou Xylitol. As vitaminas ainda podem variar sua base líquida, frutas, combinações de sementes e tantos outros ingredientes”, explica a profissional.

Confira algumas combinações benéficas para o seu organismo

1 – Banana com aveia: Uma das mais conhecidas e tradicionais vitaminas, é uma preparação rica em fibras alimentares e potássio. Essa combinação é responsável por fornecer energia para o nosso corpo, fortalecer os ossos e músculos e atuar no controle da pressão arterial. Você ainda pode acrescer linhaça ou chia, que trazem o ácido graxo ômega 3, ideal para a saúde do coração e do cérebro. Nessa receita, recomenda-se uma banana para cada copo de leite que for acrescido.

2 – Morango com leite e linhaça: O conhecido “morango ao leite” pode se tornar ainda mais nutritivo quando incluímos a linhaça na preparação. A fruta é fonte de poderosos antioxidantes que atuam na prevenção das ações dos radicais livre, retardando o envelhecimento precoce das células. Além disso, melhora o nosso sistema cardiovascular e ajuda a combater inflamações no organismo. Para o preparo, 7 morangos médios para um copo de leite. Caso necessite adoçar, dê preferência aos adoçantes naturais.

3 – Mamão com banana e maçã: Uma união fonte de fibras alimentares, ideais para melhorar o funcionamento do intestino e tornar o coração saudável, livre das doenças cardiovasculares. A vitamina também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e fornece energia para o nosso dia. Nessa receita, sementes de chia, linhaça ou de girassol podem tornar a vitamina mais saborosa e acrescentar mais nutrientes essenciais para o bem-estar. Uma banana, uma maçã e meio mamão é a quantidade recomendada para cada copo de leite.

4 – Manga com laranja: Refrescante e saborosa, essa combinação ajuda a tornar o nosso dia mais saudável e nutrido. Fonte de fibras alimentares, cálcio e vitaminas C, K, E e do complexo B, a bebida atua no controle do colesterol no sangue, fortalece a memória, favorece uma boa digestão e fortalece o sistema imunológico. Para preparar, separe duas fatias médias de manga, uma xícara de suco de laranja, um copo de leite e adoce com mel.

Cuidados – Na hora do preparo, devemos ter cuidado na higienização correta de cada fruta, utilizar leites frescos ou sucos frescos. O mix de sementes deve ser comprado e após aberto, guardado em geladeira para evitar a oxidação dos grãos.

A nutricionista indica: “Como base líquida, podem ser utilizados vários tipos de leites (integrais, desnatados, semi-desnatados, sem lactose), leites vegetais (amêndoas, arroz, aveia, soja), sucos de frutas (laranja, abacaxi, melancia) ou ainda, chás gelados (cidreira, erva-doce, hortelã, hibisco), ou até mesmo água de coco”.

“As variações de frutas fica de acordo com o gosto de cada um. Não existem mínimo e máximo de frutas, deve ser variado de acordo com o gosto ou orientação nutricional de cada um. Os grãos podem ser variados também: Aveia, chia, quinoa, amaranto, linhaça, entre outros, enriquece ainda mais com antioxidantes (lignanas), fibras, e micronutrientes. Deve ser utilizada de 1 à 2 colheres, de sopa (dos grãos separados ou do mix)”, completa a profissional.

Recomendações de consumo das vitaminas

Segundo Cristiane Coronel, a quantidade recomendada para um adulto é um copo de 300ml de vitamina ou até 200ml para uma criança. ” Já os diabéticos são pessoas que devem ter orientação nutricional individual para incluir vitaminas na dieta, pois algumas delas, podem apresentar alto índice glicêmico.