Vitamina de leite de inhame e banana

Fácil
10 minutos
300 ml
Vitamina de leite de inhame e banana

Seja no café da manhã ou no lanche da tarde, a vitamina sempre ajuda a energizar e dar mais disposição ao corpo. Ela pode ser preparada com diferentes frutas, legumes e, geralmente, possui uma consistência mais cremosa (semelhante a um shake). Para que você se inspire a tomar essa bebida no dia a dia, nós separamos uma receita de vitamina de leite de inhame e banana saborosa e altamente nutritiva. Confira!

Modo de preparo

Leite de inhame

Deixe o inhame de molho por 12 horas em água com uma pitada de sal;

Faça o mesmo com a castanha-do-Pará, deixando-a de molho em água pelo mesmo período;

Escorra o inhame e as castanhas e bata os dois ingredientes no liquidificador com a água morna;

Passe tudo por uma peneira bem fina e armazene em um recipiente de vidro com tampa.

Obs.: O leite pode ser mantido na geladeira por até 3 dias e pode ser usado frio ou quente.

Vitamina de banana

Bata no liquidificador 250 ml de leite de inhame gelado com a banana e a aveia;

Sirva em seguida.

Inhame é fonte de fibras, potássio, vitaminas A, C e do complexo B

Muito usado no preparo de sopas e purês, o inhame é um tipo de tubérculo altamente nutritivo: é rico em fibras (auxilia na digestão), vitaminas A, C e do complexo B - ou seja, contribui para o funcionamento dos sistemas imunológico, nervoso e cardiovascular. Além disso, o inhame tem alto teor de potássio, mineral indispensável para os músculos. Por isso, uma boa dica é usar esse alimento no dia a dia.

Castanha-do-Pará é fonte de ômega 9, selênio, vitamina E e tem importante ação antioxidante

Pertencente ao universo das oleaginosas, a castanha-do-Pará se destaca por ter alto teor de ômega 9 - gordura "do bem" que protege o coração, o cérebro e ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim. Além disso, por ser fonte de selênio e vitamina A, a castanha-do-Pará também cumpre importante função antioxidante, protegendo as células contra a ação dos radicais livres. O selênio, em especial, ajuda a melhorar a imunidade, a controlar o colesterol e contribui para a saúde do cérebro e do coração.

Banana tem alto teor de fibras, potássio e vitamina A, sendo importante para a saúde dos músculos

Conhecida por ter alto teor de potássio, a banana é muito indicada para a alimentação de atletas - concede energia e ajuda a prevenir cãibras (pois faz bem para a saúde dos músculos). Além disso, a banana é fonte de fibras, que garantem saciedade e fazem bem para a digestão. A fruta também é rica em vitamina A - importante para saúde da visão e também atua como antioxidante.

Aveia é fonte de fibras, cálcio, ferro e pode ser usada no preparo de bolos, diferentes massas e vitaminas

Indicada para o preparo de massas saudáveis, vitaminas e shakes, a aveia é um tipo de cereal rico em fibras, cálcio e ferro - três nutrientes indispensáveis para a saúde. O cálcio, por exemplo, cumpre papel importante na formação dos ossos e dentes. O ferro, por sua vez, é responsável por transportar o oxigênio entre as células, fornece energia e fortalece a imunidade. Já as fibras garantem o bom funcionamento sistema digestivo e garantem mais saciedade. Sem falar que a aveia é muito versátil, podendo ser usada no preparo de bolos, vitaminas e diferentes tipos de massas.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 355 kcal = 1491 kj 18
Carboidrato 36 g 12
Proteína 7,8 g 10
Gorduras totais 20 g 36
Gorduras saturadas 5,1 g 23
Gorduras trans 0 g **
Sódio 0 mg 0
Colesterol 0 mg 0
Fibra alimentar 5,1 g 20
Vitamina A 11 mcg 1,8
Vitamina D 0 mcg 0
Vitamina C 7,2 mg 16
Cálcio 66 mg 6,6
Ferro 1,2 mg 8,6
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