Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Versátil e nutritiva: Aproveite os benefícios da abóbora em sua alimentação!
Guia Culinário 27/11/2015

Versátil e nutritiva: Aproveite os benefícios da abóbora em sua alimentação!

Uma das mais poderosas hortaliças que existem, a abóbora, vegetal de aparência exótica e que faz parte de tantas culturas ao redor do mundo, não é tão popular à toa. Com uma enorme variedade de nutrientes importantes para manutenção da nossa saúde, ela também é muito versátil na cozinha. Saiba mais sobre os principais benefícios desse alimento!

A abóbora, também conhecida como “jerimum”, é um fruto que pode ser aproveitado por completo no preparo de inúmeras receitas: polpa, sementes, casca e até as folhas. Segundo a nutricionista Adriana Ávila, sua versatilidade permite o uso de pratos que vão de aperitivos à sobremesas:

A abóbora pode ser preparada e consumida com a casca, que pode ser recheada com algum tipo de proteína, como carne bovina ou camarão, por exemplo; pode ser cortada em cubos maiores e feita como o quibebe; é ideal também em sopas ou purê de abóbora para acompanhar as carnes. Além disso, podem ser feitos os doces de abóbora em pedaços cobertos ou não com açúcar cristal, em calda ou cremosos em pasta, acrescidos ou não de coco. As sementes de abóbora também podem ser aproveitadas, para isso deverão ser bem secas e depois torradas e usadas como aperitivo”, disse a profissional.

Abóbora: Nutrientes e benefícios para a saúde

A versatilidade da abóbora não fica só por conta da culinária, ela tem nutrientes que oferecem benefícios para o corpo todo. Dentre essas propriedades, destacam-se a grande presença de vitaminas A, C, E e do complexo B; minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e zinco, além de gorduras insaturadas (que são boas para a saúde).

Um dos mais importantes desses componentes são os antioxidantes, que fazem da abóbora um excelente aliado na prevenção de diversos tipos de cânceres e degenerações nos olhos, como no caso da catarata. Confira a nossa lista com outras vantagens de incorporar a abóbora à sua dieta:

– Cuida da pele: Por causa dos carotenoides, pigmentos que dão a cor laranja ao fruto, são potentes antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e promovem um bonito bronzeado de forma segura e saudável.

– Turbina a imunidade: O ferro e o zinco, encontrados principalmente nas sementes, estão relacionados, respectivamente, à formação adequada dos glóbulos vermelhos (aquelas células vermelhas do sangue que carregam o oxigênio para todo o corpo) e ao bom funcionamento do sistema imunológico.

– Melhora o humor: Também encontrado nas sementes, o aminoácido triptofano atua na produção da serotonina, hormônio ligado ao sono e ao controle do humor.

– Ajuda a emagrecer: O alimento, além de ter pouquíssimas calorias, é rico em fibras que ajudam a manter a saciedade por mais tempo e melhoram o trânsito intestinal, melhorando a sensação de inchaço na barriga.

Saiba como escolher a melhor abóbora!

Antes de correr para a feira ou mercado e comprar qualquer abóbora para a próxima refeição, preste atenção na hora de escolher o melhor alimento. Adriana Ávila dá dicas para sabermos o melhor estado do fruto:

“A casca da abóbora deve ser lisa, sem manchas e opaca. No Brasil encontramos a Baianinha, que é de tamanho menor e tem a casca rajada, ou a Japonesa, que tem a casca verde mais escura. A abóbora inteira pode ser conservada fora da geladeira, mas se aberta e picada deverá ser armazenada sob refrigeração, dentro de saco plástico para evitar o ressecamento”, finaliza a especialista.