Veja como evitar 5 erros comuns de quem inicia uma dieta sem orientação

Toda semana é a mesma coisa: começar a dieta. Contudo, feita de qualquer maneira, ela pode surtir efeito contrário às pretensões de emagrecimento saudável. Veja aqui 5 erros muito comuns de quem inicia restrições alimentares sem o devido acompanhamento profissional e saiba como evitá-los no dia a dia.
Toda semana é a mesma coisa: começar a dieta. Contudo, feita de qualquer maneira, ela pode surtir efeito contrário às pretensões de emagrecimento saudável. Veja aqui 5 erros muito comuns de quem inicia restrições alimentares sem o devido acompanhamento profissional e saiba como evitá-los no dia a dia.

Errar é humano, mas, quando é em relação à saúde, os riscos fazem que nós estejamos sempre mais atentos. Em busca da medida ideal, do emagrecimento e, até mesmo, de qualidade de vida, muita gente se apressa em começar dietas sem a devida orientação profissional, apenas com base em mitos e senso comum tomando providências como a de evitar a ingestão de calorias. Será que isso é certo e funciona? Veja aqui 5 erros corriqueiros de quem começa uma restrição alimentar sem o acompanhamento nutricional.

De acordo com a nutricionista Luana Vasconcelos, muito antes de contar calorias, para que a eliminação da gordura acumulada por nosso corpo ocorra de forma natural, é fundamental que diferentes nutrientes que obtemos dos alimentos estejam presentes no dia a dia, como: vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e alguns aminoácidos:

"A carência nutricional dificulta a utilização da gordura como energia, fato que teria como consequência o controle ou a perda de peso, como o mecanismo adequado não ocorreu, a gordura vai sendo acumulada como uma defesa do nosso organismo ao achar que algo está errado com nossa alimentação. Muitas vezes a dificuldade neste processo é por falta, e não por excesso de nutrientes", enfatiza a profissional.

É claro que os excessos podem contribuir para o aumento de gordura corporal, porém, são as carências que não deixam com que a gordura já acumulada seja utilizada efetivamente, favorecendo a uma utilização maior da massa magra como energia e consequente perda de líquidos, diminuindo o peso total na balança, porém sem redução efetiva da gordura corporal.

"Como resultado final de uma perda de peso de forma não saudável temos: Redução de peso, porém, a gordura continua incomodando, pois não foi eliminada como deveria, e como a perda maior foi de proteínas geramos a flacidez muscular, cabelos quebradiços, unha frágil, mau humor, entre outros desagradáveis sintomas do desequilíbrio corporal", explica.

05 Erros comuns que as pessoas cometem em suas dietas

01 – Preocupar-se somente com a comida e esquecer da hidratação: "Precisamos mais de líquido do que comida, sem água nosso metabolismo não funciona", destaca Luana.


02 – Contar calorias e não nutrientes:
"Com a carência nutricional, cofatores importantes para ativar o metabolismo não estarão presentes para desempenhar tal função", enfatiza.

03 – Fazer mudanças alimentares por conta própria: "Cada corpo tem uma necessidade, o que você leu ou escutou sobre emagrecer pode não aplicar para sua individualidade bioquímica (como o corpo de cada um funciona)", salienta a profissional.

04 – Não pesquisar intolerâncias alimentares: "A dificuldade em digerir alguns alimentos inicia um quadro de inflamação e o corpo estoca gordura como consequência do quadro inflamatório e proteção", analisa.

05 – Não equilibrar outros fatores que também levam ao desequilíbrio corpóreo: Além da alimentação, Atividade física, qualidade de sono, equilíbrio hormonal, controle em nível de estresse e alterações emocionais

*Luana Vasconcelos – CRN3 21599 – Nutricionista Clínica Funcional. Instagram @nutriluanavasconcelos

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