Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Veja 4 dicas para ganhar peso de forma saudável através da alimentação
Guia Culinário 07/12/2015

Veja 4 dicas para ganhar peso de forma saudável através da alimentação

Ganhar peso também pode ser um ato saudável. Através do seguimento de uma alimentação correta e balanceada, alguns nutrientes servem como fontes importantes para o aumento da massa muscular sem prejudicar e sobrecarregar o organismo. Dietas de engorda, entretanto, precisam ser muito bem acompanhadas e orientadas por profissionais de nutrição.

De acordo com a nutricionista Sara Bortoluz, é fundamental, primeiramente, investigar a causa do emagrecimento excessivo ou baixo peso, para que o nutricionista monte os ajustes necessários para aumentar o valor calórico da alimentação e favorecer o ganho de peso saudável.

“Não é porque a pessoa come e não engorda que pode manter a base da sua alimentação com alimentos ricos em açúcar, gordura saturada e trans e assim por diante. O equilíbrio precisa existir”, destaca a profissional.

Para uma dieta hipercalórica, segundo a especialista, primeiro precisamos calcular o total de calorias que o indivíduo precisa para ganhar peso e verificar se há necessidade de suplementos para complementar o plano alimentar. “Muitas vezes uma dieta hipercalórica acaba aumentando muito o volume de alimentos e dependendo da pessoa, pode não ser tolerado”, explica Sara, apresentando quatro soluções para um cardápio de ganho de peso.

Dicas alimentares para ganhar peso:

– Inclua farelos integrais nas suas preparações (aveia, quinoa, amaranto, linhaça, chia…). Pode ser na vitamina, com frutas, misturado com a comida.

– O azeite de oliva aumenta a densidade energética sem aumentar o volume, então pode ser uma boa pedida.

– Oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes…) apresentam alto teor de gordura, mas uma gordura boa, favorecendo o maior aporte de calorias.

– O leite em pó, pode ser acrescido ao leite para aumentar calorias.

Atividades físicas também ajudam no ganho de peso

De acordo com a Dra. Bortoluz, o ideal é sempre buscar o ganho de peso através do aumento de massa muscula: “O músculo pesa mais que gordura, com alimentos saudáveis e prática de exercício físico, de preferência o exercício de força, já que favorece o ganho de massa muscular”, finaliza a profissional.