Vegetarianismo infantil: como cuidar da alimentação de uma criança vegetariana

Vegetarianismo infantil é opção segura e saudável para crianças, desde que haja a ingestão adequada de proteínas de origem vegetal
Vegetarianismo infantil é opção segura e saudável para crianças, desde que haja a ingestão adequada de proteínas de origem vegetal
Nicolle Venturi

Consultor:

Nicolle Venturi

Formada em Nutrição pela UFF, atualmente faz a segunda graduação em Gastronomia pela UFRJ

O vegetarianismo é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre o público infantojuvenil. O cardápio exclui qualquer tipo de carne das refeições, abrindo espaço para vegetais, grãos e oleaginosas, por exemplo. Ter uma alimentação saudável e variada é sempre prioridade para os indivíduos que estão em desenvolvimento, mas como deve ser feita a alimentação de uma criança que recusa carne? Aliás, existe idade mínima para se tornar vegetariano? Para responder essa e outras questões, nós conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi. Confira agora!

Vegetarianismo e alimentação infantil: descubra se a combinação é saudável

Sim, crianças podem ser vegetarianas. De acordo com Nicolle, o vegetarianismo é uma opção segura para todas as faixas-etárias e, ao contrário do que muitos pensam, não possui contraindicações. Também chamada de alimentação ovolactovegetariana, a dieta engloba o consumo de ovos, leite e derivados, mas exclui o consumo de qualquer tipo de carne (suína, bovina, aves ou peixes) do prato.

Porém, planejar uma alimentação saudável infantil vai muito além da decisão de incluir ou não carne nas refeições. Quando se fala sobre alimentação no geral, a nutricionista destaca que a maioria das crianças possuem o mau hábito de consumir produtos ultraprocessados em excesso, o que pode ser prejudicial à saúde de diversas formas.

Nicolle explica que uma alimentação sem carnes e baseada em alimentos in natura ou minimamente processados é, na verdade, uma excelente opção para crianças em desenvolvimento e indivíduos de qualquer idade. "No caso de crianças, comendo ou não carnes, é importante ter um acompanhamento profissional para suprir as demandas nutricionais dessa fase da vida", indica a profissional.

Comida vegetariana para crianças deve incluir vitaminas e minerais específicos

Na ausência de proteína animal no prato, o recomendado pela nutricionista é caprichar no consumo de nutrientes específicos como cálcio, ferro, zinco, vitamina B12 e ômega 3. "A dieta da criança precisa ter leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico e soja), nozes e castanhas, sementes (abóbora, girassol, linhaça e gergelim), verduras e grãos (arroz, quinoa, cevada, trigo e aveia)", explica a especialista.

No caso da vitamina B12, micronutriente que só pode ser encontrado em produtos de origem animal, a saída é apostar em alimentos fortificados ou suplementos. Por isso, Nicolle fortalece a necessidade da criança vegetariana ter um acompanhamento nutricional para acertar no plano alimentar.

Pratos vegetarianos para alimentação infantil: saiba o que incluir

Entre o que os vegetarianos comem estão pratos como o mini sanduíche de forno e a panqueca com farinha de quinua, mas é possível construir um cardápio ainda mais repleto de refeições de qualidade e sem carne para a alimentação de crianças vegetarianas. Nicolle diz que não há preparos específicos, mas que o básico sempre funciona.

A dica da especialista é montar pratos com a famosa dupla arroz + feijão (ou substitutos), legumes e verduras. "Nos lanches, é bem interessante acrescentar as castanhas, nozes e sementes, além de frutas. Assim, conseguimos abranger todos os grupos alimentares necessários para uma dieta saudável e equilibrada", acrescenta.

Alimentação saudável infantil não precisa de carne, mas deve ser incrementada

Diferentemente do que muitos podem pensar, Nicolle reforça que a carne não faz falta no desenvolvimento infantil. Entretanto, é necessário dar atenção às demandas de proteína na alimentação vegetariana para crianças. "Ao retirar a proteína animal do prato, basta aumentar a quantidade de grãos e leguminosas para equilibrar e reajustar o consumo de sementes, nozes e castanhas ao longo do dia", finaliza.

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