Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Veganismo real: estudante relata os desafios de adotar essa dieta
Guia Culinário 27/05/2019

Veganismo real: estudante relata os desafios de adotar essa dieta

Você já pensou em adotar um estilo de vida vegano, excluindo carnes e derivados da dieta? Muitas pessoas tornam-se veganas por motivos de ideologia, pois essa é uma forma de combater a crueldade animal e demonstrar respeito pela vida dos bichinhos. Mas o que muita gente não sabe é que a dieta vegana, quando feita da forma certa, é extremamente saudável, rica em nutrientes e equilibrada. Para saber mais sobre o universo do veganismo, nós conversamos com a estudante Glicia Mamede, de 23 anos, que já é vegana há 9 meses.

O processo de transição para o veganismo

Assim como a maioria das pessoas que adotam o veganismo, a Glicia também optou por esse estilo de vida justamente por não concordar com o processo de produção da carne. Ela se adaptou superbem e, hoje, consegue ter uma alimentação bem diversa e saudável.

“Discordar da crueldade no processo de produção da carne (e derivados) e como esse processo é nocivo para o planeta foram as principais razões para eu me tornar vegana. O meu processo de adaptação foi bem gradual. Abdiquei de cada tipo de carne por vez e fui vegetariana por 4 anos. Há 9 meses tirei leite, ovos e derivados da minha alimentação, tentando me preparar para os eventuais momentos em que comê-los seria mais cômodo”, explica a estudante.

Glicia também contou como o veganismo afetou sua vida de forma geral – além de restringir alimentos, ela passou a boicotar certas marcas de roupas e de cosméticos, por exemplo: “Vale lembrar que o veganismo engloba todo tipo de consumo. Eu, por exemplo, deixei de consumir as grandes marcas de sapatos e bolsas, assim como as grandes de cosméticos. Mas a questão do vestuário praticamente foi solucionada com as compras online. Muitas marcas fazem sapatos e bolsas de couro sintético, por exemplo. E, devido à demanda, muitas marcas veganas de vestuário e cosméticos estão surgindo”, complementa.

É possível substituir a carne por alimentos bem nutritivos

Muita gente acha que substituir a carne é algo muito difícil. Só que quem é vegano sabe que é possível, sim, manter uma alimentação saudável e nutritiva com outros alimentos. O importante é sempre buscar uma alimentação equilibrada (com muitos legumes, verduras e frutas) e manter o devido acompanhamento com um nutricionista. A Glicia, por exemplo, soube lidar muito bem com a ausência da carne e foi cortando os derivados aos poucos:

“Eu não senti falta da carne porque nunca foi algo valioso para mim. Gostava muito de peixe e camarão, mas eu quase não comia também. Ovos, queijos e iogurtes foram mais difíceis de abdicar porque eu comia com muita frequência, gostava muito e era muito prático no dia a dia. O tofu, por exemplo, ajuda muito na questão da praticidade: posso fazer pastas, tiras e um pseudo substituto para o ovo no café da manhã. A dica é ter vários temperos em casa para mudar a receita ao longo do dia”, comenta Glicia.

Para manter a dieta vegana é importante reorganizar a rotina

O segredo para não recorrer aos derivados da carne – que costumam ser práticos de comer no dia a dia – é se organizar para a semana toda e levar lanches alternativos. “Eu precisei aprender a me organizar toda semana e a antecipar os momentos nos quais comer algum derivado seria mais prático. Depois que você aprende a cozinhar para a semana inteira, nos finais de semana e a sempre ter alguma fruta na bolsa, as coisas ficam bem mais fáceis”, comenta a estudante.

Uma das maiores dificuldades do veganismo, de acordo com a Glicia, é se manter no convívio social, já que a maioria das pessoas não segue o mesmo estilo de vida. “O que ainda é um pouco difícil é o convívio social. Tenho muita sorte de ter amigos veganos ou que entendem a minha decisão. Mas, fora desse núcleo interno, o veganismo não é entendido pelo seu contexto político e, sim, como uma dieta saudável e, portanto, passível de exceção. É difícil convencer as pessoas que uma refeição sem carne pode muito bem te satisfazer, porque a nossa cultura alimentar é desnecessariamente centrada na carne. Isso significa que às vezes eu como antes de sair ou não como com pessoas fora do meu círculo social para evitar ter que convencê-los de experimentar um lugar vegano ou com opções veganas. Por isso, eu costumo driblar esse problema chamando todo mundo pra um jantar lá em casa!”, finaliza a estudante.