Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vamos sorrir! Descubra 5 benefícios imediatos para darmos boas risadas na vida!
Movimente-se 17/10/2016

Vamos sorrir! Descubra 5 benefícios imediatos para darmos boas risadas na vida!

Rir é sempre o melhor remédio! E, além de ser um reflexo de bem-estar e auto-estima, o ato de sorrir também está diretamente ligado à saúde física, sabia? Sim, uma boa gargalhada é considerada uma ótima opção de exercício aeróbico para se praticar diariamente, trazendo melhoras significativas ao corpo. Veja 5 vantagens imediatas para procurarmos levar as coisas menos a sério, com mais alegria e descontração, para melhorar a nossa qualidade de vida!

Sorrir é muito mais do que achar algo engraçado. O riso pode ser considerado um verdadeira atividade aeróbica por tonificar os músculos faciais e, até mesmo, aumentar a nossa frequência cardíaca. Apesar de, claro, não substituir um exercícios cotidiano, uma boa risada ajuda a trazer mais alegria e leveza, tanto ao corpo como à mente. A personal trainer Ariane Villares explica:

“As atividades aeróbicas sāo atividades de longa duraçāo. Infelizmente, nenhuma pessoa consegue rir verdadeiramente sem parar por muitos minutos. Por isso, rir nāo substitui a prática de nenhum esporte ou exercício físico, como caminhar, correr, pedalar, nadar, etc. Eu, como educadora física, sempre recomendo que as pessoas experimentem realizar atividades físicas em grupo. Aulas coletivas sāo ótimos momentos para criar novas amizades, socializar, conversar e com certeza, consequentemente, dar boas risadas”, enfatiza a profissional, destacando, abaixo, os 5 principais benefícios de sorrir para a saúde. Veja!

5 bons motivos para sorrir no dia a dia

1 – Ajuda a reduzir a ansiedade: Quando sorrimos, aumentamos a produção de serotonina e a endorfina, hormônios ligados ao bem-estar, prazer e felicidade, amenizando os sintomas de estresse e ansiedade do dia a dia.

2 – Tonifica os músculos faciais: Ao sorrir, aliviamos as tensões do nosso rosto e melhoramos a elasticidade da nossa pele. Segundo estudos, quando damos uma boa risada, movimentamos cerca de 12 músculos e ativamos a circulação sanguínea, suavizando os efeitos do envelhecimento, prevenindo as rugas e flacidez da pele.

3 – Ajuda a melhorar a autoestima: É hora de dar mais risadas e não levar tudo tão a sério! Sorrir é tornar os dias mais leves e não se importar tanto com as limitações ou as adversidades do dia a dia, isso melhorará o seu humor, elevará a auto-estima e tornará tudo mais fácil e prazeroso de realizar.

4 – Estimula a circulação sanguínea: Fortalece as artérias e os músculos cardíacos, já que o nosso coração bombeará o sangue com mais energia. A circulação do rosto também será beneficiada já que o movimento dos músculos estarão ativos!

5 – Melhora o funcionamento do cérebro: Sorrir estimula a produção de endorfina, além de fazer com que o pulmão inspire e expire o ar com mais rapidez, levando oxigênio para o nosso corpo. Uma boa risada pode ajudar a desenvolver a criatividade e desenvolver os pensamentos com mais clareza.

Sorrir melhora o mundo!

O sorriso contagia e traz benefícios também para as pessoas ao nosso redor! Ou seja: “Gentileza gera gentileza”! Pois é, sorrisos atraem sorrisos e geram mais sorrisos ainda! Afasta as energias negativas, relaxa, descontrai e acalma. Sorrir é também uma forma agregadora que faz bem ao nosso coração e ao das pessoas que nos cercam!