Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vai morar sozinho? 7 alimentos práticos para quem precisa se virar na cozinha
Guia Culinário 17/11/2017

Vai morar sozinho? 7 alimentos práticos para quem precisa se virar na cozinha

“Vai morar sozinho? Mas, você nem sabe cozinhar!”. Se antigamente a necessidade de pilotar bem o fogão era uma questão fundamental para sair da casa dos pais, hoje em dia essa situação está muito mais fácil de ser resolvida. Além de aparelhos, como o forno micro-ondas, alguns produtos instantâneos e ingredientes naturais são cada vez mais práticos e saudáveis de preparar, mesmo para quem ainda não possui bons dotes culinários.

Para a nutricionista Bianca Sermarini, de início, o ideal é organizar tarefas na cozinha, para não ter confusões. Adiantar as compras, saber separar o que de fato irá usar no dia a dia e escolher produtos congelados e instantâneos mais nutritivos e simples, são fundamentais para começar bem, otimizando o tempo na cozinha.

“Fazer a feira ou hortifruti uma vez na semana e adquirir os alimentos já pré-preparados, como legumes cortadinhos em saquinhos, por exemplo. Assim, ao iniciar o preparo, meio caminho já estará andado”, explica a profissional.

Alimentos práticos e saudáveis: quais são as melhores opções para iniciantes na cozinha?

1 – Peito de frango: Além de prático e versátil, o frango é uma carne magra, rica em proteínas essenciais para o bem-estar do organismo. Você pode comprá-lo, já deixar cortado e temperado no congelador, transformando-o em um delicioso estrogonofe de frango ou apenas levá-lo à frigideira com alho e cebola. “Ao deixar adiantado, na hora do preparo só será necessário, acrescentar o molho durante o cozimento”, completa Bianca.

2 – Filé de peixe: Salmão, tilápia ou linguado, segundo a nutricionista, o ideal é comprar já filetado e, assim, embrulhar com papel filme, um a um, e deixar congelado. “Depois só será necessário fazer um molho de meio tomate com cebola e alho refogados. Desta forma, descongela-se somente o que será consumido naquela refeição e não será necessário fazer 1 kg de peixe para uma pessoa só”, indica Bianca Sermarini.

3 – Legumes e vegetais: Uma salada fresquinha combina com qualquer preparação, além de ajudar a completar os nutrientes necessários para nossa qualidade de vida. Por isso, ao comprá-los, já higienize e os mantenha na geladeira ou freezer. Dessa forma, cortar um tomate ou cenoura, por exemplo, será mais rápido e menos trabalhoso.

4 – Frutas: Com pouca durabilidade nas fruteiras, na geladeira e freezer elas podem facilitar muito a sua vida. Para fazer sucos ou saladas de frutas, esses alimentos são responsáveis pelas fibras alimentares, importantes para facilitar o trânsito intestinal e prevenir doenças cardiovasculares. “Também pode se bater a fruta com um pouco de água no liquidificador e condicioná-las em cubinhos de gelo no freezer, uma a uma. Assim só será necessário fazer uma medida por lanche”, ressalta a nutricionista.

5 – Ovos: Tem alimento que mais salva a vida de quem mora sozinho? Seja cozido para compor saladas ou em forma de omelete saudável para as refeições principais e café da manhã, é importante ter pelo menos meia dúzia do alimento na geladeira. O ovo é rico em vitaminas do complexo B, além de minerais como ferro, potássio e zinco que ajudam na prevenção da anemia e na redução dos riscos das doenças cardiovasculares, deixando o coração saudável.

6 – Macarrão: Bateu aquela fome desesperadora e precisa de algo de preparo rápido? Macarrão é o prato ideal. Basta cozinhar e adicionar molho ou servi-lo ao alho e óleo. Optando sempre pela versão integral da massa que, por ser rica em fibras alimentares, proporciona saciedade mais rapidamente e ainda garante bons níveis de energia para o organismo.

7 – Atum em lata: Seja para o sanduíche do lanche, pastinha ou uma salada fria do almoço da semana, o peixe vai ser um ótimo acompanhante de quem gosta de praticidade, afinal, é só abrir e misturar com o que você quiser. Rico em ômega 3, ácido graxo, o atum ajuda a manter o peso ideal, além de tornar o cérebro e coração saudáveis.

Cuidados com a praticidade: torne essa atividade mais saudável

Geralmente, quando estamos com preguiça ou pressa, fazemos as coisas sem prestar muita atenção nos rótulos ou na qualidade dos alimentos. Por isso, Bianca Sermarini alerta: “Ter cuidado na escolha, no momento da compra, sempre observando data de validade. E, no caso de hortifrutigranjeiros (produtos de hortas), a higienização deve ser feita de forma correta, respeitando sempre o tempo de imersão em água com hipoclorito de sódio”, finaliza a profissional.