Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vai às compras? Veja as 4 classificações das frutas para facilitar a sua escolha
Guia Culinário 11/03/2016

Vai às compras? Veja as 4 classificações das frutas para facilitar a sua escolha

Mamão, maçã, banana, uva, limão, morango… Frutas não faltam para escolher em um dia de feira ou de mercado, não é mesmo? Mas, você acha que realmente sabe aquelas que estão em melhor qualidade para o seu consumo? Muitas pessoas optam pela aparência, outras por textura ou pelo cheiro, contudo, existem para isso quatro classificações básicas que diferenciam esses alimentos. Veja aqui um guia para você entender como analisar a sua frutinha preferida antes de comprá-la!

Tão presentes no dia a dia de quem mantém uma alimentação saudável, as frutas, segundo a a nutricionista Sheila Basso, de acordo com suas características, são classificadas em: “extra”, “de primeira”, “de segunda” e “de terceira”. “A fruta é a parte polposa que rodeia a semente da planta. Ela possui aroma característico, é rica em suco, normalmente tem sabor doce e pode, na maioria das vezes, ser consumida crua e com casca“, analisa a profissional, antes de apresentar cada fatores dessas classificações.

Classificações das frutas por suas características

● Extra: Fruta de elevada qualidade, sem defeitos, bem desenvolvida e madura. Apresenta tamanho, cor e forma uniforme. “Os pedúnculos e as polpas devem estar intactos, e a casca, sem manchas e imperfeições”, reitera Sheila.

● De primeira: Fruta de boa qualidade, sem muitos defeitos. Apresenta tamanho, cor e forma uniformes e no máximo são tolerados pequenas imperfeições. “Deve estar bem desenvolvida e madura, pode apresentar pequenas manchas na casca, desde que não prejudiquem a sua aparência geral. A polpa deve estar intacta e firme e o pedúnculo pode estar ligeiramente danificado”, destaca a nutricionista.

● De segunda: Fruta de boa qualidade, pode apresentar ligeiros defeitos na cor, no desenvolvimento e na forma, os quais não devem prejudicar as características e a aparência da fruta. “A casca não pode estar danificada, porém pequenos defeitos ou manchas são tolerados. A polpa deve estar intacta. São permitidas rachaduras nas frutas, desde que estejam cicatrizadas”, enfatiza a especialista.

● De terceira: Esta classe, destinada para fins industriais, é constituída por frutas que não foram incluídas nas classes anteriores, mas que preservam as suas características. “Não é exigida a uniformidade de tamanho, cor, grau de maturação e formato. São aceitas frutas com rachaduras cicatrizadas, pequenos defeitos e manchas na casca”, finaliza a profissional.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).