Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Confira lanches saudáveis e práticos para acampamento
Guia Culinário 19/04/2024

Confira lanches saudáveis e práticos para acampamento

Ativar o espírito aventureiro, montar barraca, aproveitar a natureza, fazer trilhas, escalar montanhas e tomar banhos relaxantes em cachoeiras são, com certeza, sinônimos de bem-estar e qualidade de vida. Mas, você sabe quais são os lanches saudáveis e práticos para acampamento?

Para te ajudar, trouxemos neste texto algumas dicas importantes para se alimentar bem e entrar no clima do passeio sem se preocupar. Acompanhe!

Quais alimentos levar para o acampamento?

Ingredientes leves, pouco calóricos, naturais e, principalmente, práticos para preparar e consumir são essenciais para deixar na barraca ou, até mesmo, levar na mochila. Veja algumas opções de lanches saudáveis e práticos para acampamento:

1.Pães integrais

Além de nutritivos e práticos, eles combinam com diversos alimentos, tais como:

  • geleias de frutas;
  • queijos;
  • ovos.

Eles são ricos em fibras alimentares, o que favorece a saciedade, dando menos fome durante o dia de passeio.

2.Arroz em saquinhos

Essas versões do alimento já são separadas em porções, facilitando também o tempo de preparo. Você só vai precisar de uma panela pequena, enchê-la de água e esperar cozinhar. Depois de pronto, é só temperar e servir.

3.Leite em pó desnatado

Prático e rápido, basta juntar o leite com água para consumir e completar a primeira refeição do dia ou qualquer outra preparação que necessite da bebida.

4.Frutas

Banana, maçã, pêssego, tangerina, pera e morango, por exemplo, são frutas práticas para consumir e que não precisam obrigatoriamente ficar na geladeira. Elas podem ser boas sobremesas ou completarem o lanche da tarde ou da noite. As versões desidratadas também são lanches saudáveis e práticos para acampamento.

5.Hortaliças

Alface, rúcula, cenoura, beterraba, brócolis e as oleaginosas (castanhas, amêndoas etc.) que podem ser consumidas in natura, também são práticas e opções nutritivas para compor as refeições do dia. No entanto, é importante destacar que no caso das hortaliças é fundamental estarem higienizadas de forma adequada. Ou seja, bem lavadas. De acordo com o Ministério da Saúde, dissolva uma colher de água sanitária sem alvejante ou perfume com 1% de clorito de sódio para cada litro de água e coloque as verduras e legumes de molho na mistura.

6.Proteínas congeladas

Frango, peixe e até carne bovina podem ser transportados congelados, em bolsas térmicas. É importante, para isso, já deixar temperados para, depois de descongelados, fritá-los em uma fogueira ou em algum fogão que possa dispor no acampamento.

lanches saudáveis e práticos para acampamento

7.Barra de nuts

As barras de nuts são ótimas para comer durante o camping. Isso porque, além de saborosas, elas são nutritivas e dão mais energia.

8.Kombuchas

As kombuchas são chás fermentados, com sabor levemente ácido e aspecto gaseificado. Trazem diversos benefícios para a saúde, por isso são perfeitas para te acompanhar na sua aventura!

9.Sucos

Que tal se refrescar de forma saudável? Você pode optar por levar sucos integrais prontos ou polpas de frutas para deixar o processo o seu preparo mais prático.

10.Salgadinhos (snacks)

Os snacks são petiscos bastante práticos, que podem ser levados para qualquer lugar. Perfeito para carregar na bolsa durante as trilhas e os passeios durante a viagem.

11.Barra de frutas

Assim como os snacks, a barra de frutas também é uma ótima opção de lanches saudáveis e práticos para acampamento. Além disso, é saboroso e nutritivo, o alimento ajuda a saciar a fome e a dar mais energia.

o que levar nos acampamentos para tornar a comida prática

Quais são as dicas e recomendações para quem vai acampar?

Para que dê tudo certo com sua viagem, é preciso se organizar. Confira a seguir dicas e recomendações para você que vai acampar:

1.Leve uma panela pequena

Assim, caso o camping esteja cheio, você não vai precisar esperar liberar a panela para começar a preparar a sua comida.

2.Separe um conjunto de utensílios básicos de cozinha

Utensílios, como garfo, faca e colher, podem ser levados e utilizados caso você vá cozinhar. Dessa forma não precisará pegar emprestado.

3.Dê preferência para os alimentos mais práticos

Isso faz com que você não precise gastar muito tempo na cozinha.

4.Certifique-se de que no camping tenha geladeira

Dessa forma, você pode se programar para levar alguns alimentos perecíveis para armazenar, como queijos e embutidos. Além de conseguir guardar o prato feito anteriormente, caso sobre, para aproveitar na próxima refeição.

5.Coloque identificação nas suas vasilhas

Ao colocar alimentos na geladeira do camping, escreva seu nome, número da barraca e principalmente a data em uma etiqueta de identificação.

Quais receitas podem ser feitas de forma prática no acampamento?

Veja algumas sugestões de receitas práticas – de café da manhã, lanche, sobremesa e bebida – para você aproveitar o acampamento de barriga cheia:

Patê de ervas finas

como fazer patê de ervas finas?

O patê de ervas finas é perfeito para preparar lanches saudáveis e práticos para acampamento. O preparo é de apenas 10 minutos e o resultado fica muito saboroso.

Chocolate quente com bebida de soja e amêndoas

Como fazer chocolate quente vegano?

O chocolate quente com bebida de soja e amêndoas é uma bebida muito saborosa e tem tudo a ver com o clima gostoso à noite do camping.

Chocolate quente com bebida de aveia e especiarias

Como fazer chocolate quente com aveia?

Ideal para se aquecer nas noites de acampamento, o chocolate quente com bebida de aveia e especiarias é uma explosão de sabores. Veja que maravilha!

Toast de pasta de amendoim e banana

como fazer torrada com pasta de amendoim

Que tal preparar uma torrada com cobertura de banana, com pasta de amendoim entre os lanches saudáveis e práticos para acampamento? Essa é uma opção saborosa, prática e nutritiva.

Banana assada

como fazer banana assada de acompanhamento?

A banana assada é uma delícia e combina com variados tipos de pratos, como o peixe, por exemplo. É uma ótima opção de sobremesa ou acompanhamento para a hora do almoço.

Mingau de aveia vegano e sem lactose

como fazer mingau vegano?

Saudável e muito nutritivo, o mingau de aveia vegano tem tudo a ver com seu acampamento. Ele é fácil de fazer e não leva leite, sendo ótimo para quem tem intolerância à lactose ou não consome alimentos de origem animal.

Mingau de aveia com framboesas e biscoito integral de morango

como fazer mingau de aveia com biscoito integral?

O mingau de aveia com framboesas e biscoito integral de morango é delicioso, um acompanhante nutritivo e um dos lanches saudáveis e práticos para acampamento. Confira!

Tapioca de queijo minas padrão com geleia de morango e sementes

como fazer tapioca com queijo minas e geleia de morango?

A tapioca é um prato rápido, nutritivo e de poucas calorias para sua alimentação saudável, por isso recomendamos a tapioca de queijo minas padrão com geleia de morango e sementes. Você vai adorar!

Quais receitas pode fazer em casa para levar para o acampamento?

Agora, se você deseja preparar algumas comidinhas para levar para o acampamento, confira a seguir receitas deliciosas!

Bagel saudávelcomo fazer bagel saudável?

Entre os lanches saudáveis e práticos para acampamento, temos o bagel saudável. Uma versão de um pão típico das comunidades judaicas da Polônia. Experimente!

Sanduíche caprese com molho pesto

Sobre tábua de madeira, há um sanduíche caprese com molho pesto cortado ao meio, um potinho com molho e raminhos decorativos

Seu acampamento nunca mais será o mesmo com o sanduíche caprese com molho pesto. Esse lanche é ideal para quem busca um prato gostoso, prático e sofisticado.

Salada no pote

Em cima de uma mesa, há dois vidros de salada no pote e uma toalhinha

Prática, essa salada no pote pode ser levada para qualquer lugar e ser consumida a qualquer hora do dia. Portanto, perfeita para estar entre os lanches saudáveis e prático para acampamento!

Rosquinha fit

Sobre uma tábua de madeira que está em uma mesa, há uma vasilha redonda e funda, cheia de rosquinhas fit

Essa receita de rosquinha fit é tão fácil de fazer que tem tudo para virar sua queridinha no camping. Perfeito também para quem quer levar comidas nutritivas para o acampamento!

Palitinhos de abobrinha

snack vegetariano; receita de lanche saudável

Que tal preparar um lanche saudável e prático para acampamento? Por serem saborosos, nutritivos e rápidos de fazer, os palitinhos de abobrinha são uma ótima opção!

Batatas smiles assadas

Batatas smiles em cumbucas que estão sobre uma mesa de madeira.

As batatas smiles assadas são perfeitas para levar de lanche para o acampamento, pois são simples, ffáceis de preparar e ficam uma delícia. Aproveite!

Chips de casca de maçã

como fazer chips de maçã? como fazer chips de casca de maçã?

Que tal aprender a fazer um petisco crocante e saudável para comer no acampamento? Os chips de casca de maçã são feitos a partir da casca de maçãs e uma alternativa deliciosa de salgadinho.

Como conservar melhor as comidas para acampamentos?

Para conservar bem as comidas para acampamento, o ideal é guardar os alimentos em um local fresco, como uma caixa térmica.

Outra dica é embalar bem as refeições em sacos plásticos e optar sempre por comidas que não precisem de refrigeração e não estragam com facilidade como:

  • pães;
  • torradas;
  • bolos;
  • frutas;
  • oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes e amendoim);
  • barrinha de nuts ou de frutas.

Com essas dicas, você pode aproveitar o camping da melhor forma possível, isto é: com lanches saudáveis e práticos para acampamento, sem complicações na hora do preparo!

Ah, importante também não esquecer de levar água, água de coco e chás para se manter hidratado durante a viagem, combinado?!

Produtos relacionados