Truta grelhada com mini cuscuz de quinua

Fácil
50 minutos
4 porções
Truta grelhada com mini cuscuz de quinua

O cuscuz, ou cuscuz marroquino (veja aqui a nossa receita com maçãs desidratadas), é um prato original do norte da África (mais exatamente em Magrebe), feito à base de sêmola de cereais, predominantemente o trigo. Sua receita tradicional utiliza a sêmola amassada manualmente com um pouco de água até formar grumos, que são cozidos no vapor e depois servidos com um molho. Esse acompanhamento pode ser um guisado de vegetais ou, até mesmo, através de carne vermelha ou peixe, assim como no cuscuz de quinoa que acompanha a Truta.

No Brasil, o cuscuz pode ser feito com de farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. A mistura é salgada e levemente umedecida, então a massa é misturada aos temperos para incorporar sabores. Ele também é feito no vapor e pode ser incrementado com outros ingredientes. Para deixar a receita mais light e funcional, vale substituir ou incrementar os seus componenetes: a sêmola pode ser enriquecida pela quinoa que é mais benéfica para a saúde, e outras fontes de fibras podem ser adicionadas, como é o caso do palmito e a cenoura.

Cuscuz: Sofisticado e popular

O couscous - cuscuz em grafia francesa - foi eleito como o terceiro prato mais popular para os franceses, em 2011, e tem ganhado espaço como acompanhamento de diversos pratos leves aqui no Brasil. Muito temperado, como boa comida brasileira, é excelente guarnição para as mais diversas opções de nossa culinária, principalmente por agregar nutrientes e poucas calorias. É leve, versátil e dá um colorido apetitoso a qualquer apresentação! Experimente a receita da Truta Grelhada com Cuscuz de Quinua, uma preparação cheia de proteína, fibras, gorduras boas, antioxidantes e, o mais importante: muito sabor!

Modo de Preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, a cenoura. Junte o caldo de legumes e deixe a cenoura cozinhar até ficar macia. Adicione o molho de tomate, o palmito, a azeitona, a salsa e tempere com o sal e a pimenta. Acrescente a quinua em grãos, os flocos e a farinha de milho. Misture bem, desligue o fogo e coloque em forminhas e deixe esfriar. Tempere as trutas com o sal, a pimenta e grelhe no azeite. Sirva o cuscuz com a truta.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 417kcal 21%
Carboidrato 34g 11%
Proteína 30g 40%
Gorduras totais 20g 36%
Gorduras saturadas 3g 14%
Gorduras trans 0g 0%
Sódio 288mg 12%
Colesterol 0mg 0%
Fibra alimentar 4g 16%
Vitamina A 395mcg 66%
Vitamina D 0mcg 0%
Vitamina C 2mg 4%
Cálcio 94mg 9%
Ferro 5mg 35%
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