Triptofano: conheça os benefícios desse aminoácido e saiba onde encontrá-lo

Triptofano é um aminoácido essencial muito encontrado em oleaginosas (como castanhas e amêndoas) e frutas secas diversas
Triptofano é um aminoácido essencial muito encontrado em oleaginosas (como castanhas e amêndoas) e frutas secas diversas

Presente no cacau, em frutas, castanhas e outros alimentos naturais, o triptofano é um tipo de aminoácido essencial - isto é, não produzido naturalmente pelo organismo - que traz uma série de benefícios para a saúde. Apostar em um cardápio saudável, incluindo ingredientes fontes desse aminoácido, ajuda muito a garantir bem-estar físico e mental. Quer saber quais são os benefícios do triptofano e onde encontrá-lo? É só continuar lendo!

Triptofano: benefícios desse aminoácido essencial

Assim como outros aminoácidos essenciais, que precisam ser consumidos através da alimentação, o triptofano cumpre funções indispensáveis no organismo: auxilia na síntese de hormônios, proteínas, contribui para o controle do humor e traz vários outros benefícios. Confira as vantagens de incluí-lo na sua alimentação:

Aminoácido triptofano ajuda na síntese de serotonina, hormônio da felicidade

Um grande benefício do triptofano é auxiliar diretamente na síntese da serotonina, "o hormônio da felicidade". Junto com a vitamina B3 e o magnésio, ele atua como uma espécie de matéria-prima para a produção desse hormônio, garantindo mais bem-estar ao organismo. Por isso, ao consumir regularmente alimentos fontes desse aminoácido, é possível melhorar o humor de forma significativa e afastar sintomas de estresse e ansiedade.

Triptofano serve para que: aminoácido ajuda a tratar insônia e depressão

Além de auxiliar na síntese de serotonina e proteínas, o triptofano ajuda na formação da melatonina, o hormônio responsável pela indução do sono. Por isso, ao manter bons níveis de triptofano no sangue, é possível tratar problemas como insônia, depressão e síndromes relacionadas ao sono.

Para se manter saudável e garantir boas noites de sono, tente sempre dar preferência a alimentos ricos nesse aminoácido e evite pratos muito gordurosos ou com muito açúcar - que tendem a causar processos inflamatórios no organismo e prejudicam a qualidade do sono.

Alimentos fontes de triptofano são indicados para quem pratica muita atividade física

Se você pratica exercícios físicos regularmente, é muito importante ter uma alimentação rica em triptofano. Esse aminoácido ajuda a afastar a fadiga, dando mais disposição no dia a dia, e ainda contribui para a síntese de proteínas e hormônios que precisam estar em equilíbrio para a prática. Vale destacar que o triptofano também ajuda a acelerar o metabolismo, auxiliando no processo de queima de calorias - o que é ótimo para quem se exercita com frequência.

Benefícios do triptofano para a saúde do sistema nervoso

Você sabia que o triptofano faz muito bem para a saúde do cérebro? Ele melhora a capacidade de memória, raciocínio, auxilia em processos de aprendizado e, por auxiliar na produção de melatonina, ajuda a deixar o cérebro mais descansado e relaxado para cumprir funções. Vale destacar, ainda, que muitos alimentos fontes de triptofano também são ricos em ômega 3 - ácido graxo essencial que é indispensável para o funcionamento do sistema nervoso.

Quais os alimentos fontes de triptofano?

Existem ingredientes de diferentes grupos alimentares que são fontes de triptofano e precisam fazer parte do seu cardápio. Oleaginosas, como castanhas e amêndoas, por exemplo, têm um alto teor desse aminoácido. O mesmo serve para alimentos ricos em proteínas - como peixes, carnes e ovos - e diferentes frutas e frutos. Conheça as principais fontes de triptofano:

- Cacau

- Chocolates mais amargos

- Castanha-de-caju

- Amêndoa

- Abacate

- Frutas secas (uvas-passas, damascos e tâmaras)

- Banana

- Peixes

- Ovos

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