Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Triglicerídeos altos: confira o que é e as dicas de alimentação para controlar as taxas
Taeq Descomplica 22/12/2023

Triglicerídeos altos: confira o que é e as dicas de alimentação para controlar as taxas

Para muitas pessoas em busca de uma vida mais saudável, manter os níveis de triglicerídeos sob controle é um dos primeiros desafios a serem atingidos. Mas, afinal, o que são triglicerídeos altos e quais são os riscos que esse desequilíbrio pode provocar?

Se você tem essas ou outras dúvidas sobre como reduzir essa taxa, então siga conosco, porque vamos explorar como a alimentação e a atividade física desempenham um papel crucial nessa regulação.

É hora de desvendar os mistérios em torno deste assunto e oferecer dicas práticas para melhorar sua saúde cardiovascular, sem recorrer à alimentação extrema ou soluções milagrosas. Vamos lá?

O que são os triglicerídeos?

Os triglicerídeos são as principais gorduras encontradas em nosso organismo. Elas são as calorias ingeridas a partir da alimentação e que o próprio corpo separa para um momento de necessidade, funcionando como uma reserva de energia.

No entanto, apesar de serem essenciais como combustível para o funcionamento de nosso corpo, ter níveis elevados de triglicerídeos representa um risco para a saúde. Quando acumuladas em excesso, essas moléculas de energia deixam de ser usadas da forma correta, transformando-se em gordura no tecido.

Quando os triglicerídeos são preocupantes?

Níveis de triglicerídeos acima de 200 miligramas por decilitro de sangue são considerados altos e podem aumentar o risco de problemas cardiovasculares. É importante lembrar que a análise de cada caso depende do olhar clínico especializado.

Além disso, lembre-se de que uma vida saudável não se traduz apenas em padrões de estética, mas principalmente na busca por bem-estar.

Existem sintomas para nível alto de triglicerídeos?

Em geral, o aumento dos níveis de triglicerídeos não apresentam sintomas evidentes. Por isso, é crucial realizar exames de sangue regularmente para monitorar esses níveis e prevenir complicações futuras.

O que acontece quando a pessoa está com triglicerídeos alto?

De forma geral, triglicerídeos e colesterol são gorduras que vão se acumulando nas artérias, diminuindo o fluxo de sangue – o que, em excesso, pode representar o aumento das chances de

  • infarto;
  • AVCs;
  • endocardites;
  • aterosclerose.

O que causa o aumento de triglicerídeos?

O aumento dos níveis de triglicerídeos está ligado à má alimentação. Neste cenário, os principais vilões, quando consumidos em excesso, são:

  • carnes gordurosas;
  • leite integral;
  • farinha branca;
  • açúcar.

Outro ponto é o de bebidas alcoólicas, que também pode contribuir para o aumento dos níveis de gordura no sangue graças ao seu alto índice calórico.

Além da alimentação, olhe com atenção para o sedentarismo! Optar por alimentos saudáveis e manter uma rotina ativa são passos essenciais na prevenção desse problema.

Sobre uma mesa de madeira, há um abacate cortado e um vidro com azeite, alimentos que ajudam a baixar o triglicérides alto

Como baixar triglicerídeos altos?

Optar por alimentos saudáveis e manter uma rotina ativa são passos essenciais na prevenção de qualquer problema decorrente de triglicerídeos altos. Para baixar os níveis de gordura assim como baixar o colesterol:

1. Elimine alimentos ricos em gorduras saturadas e trans

Especialmente em produtos ultraprocessados, com excesso de sódio, açúcares e outros elementos. Esses itens, além de valores nutricionais baixos, podem conter gorduras ruins, que ampliam os riscos de doenças cardiovasculares.

2. Dê preferência sempre às fontes de ômega-3

Substituindo a carne vermelha gordurosa nas refeições por peixes como sardinha, atum, truta, salmão e arenque.

Aliás, o ômega-3 é um complexo de ácidos graxos que ajudam a diminuir os níveis de triglicerídeos. Outras opções para consumir ômega 3 são as sementes de linhaça, chia e nozes.

3. Incremente sua alimentação com fibras, vegetais e grãos integrais

Além de ajudar na melhora do funcionamento do intestino, as fibras também diminuem os picos glicêmicos no sangue, o que auxilia a regular não só os níveis de triglicerídeos, mas também de colesterol. Frutas como maçã e goiaba, além de alimentos integrais, aveia e cenoura são boas dicas para incrementar a alimentação.

4. Opte por gorduras insaturadas que são antioxidantes e anti-inflamatórias

Alimentos como abacate, azeite, sementes de girassol, amendoim, amêndoas e castanhas são gorduras boas que ajudam a baixar os níveis de triglicerídeos no sangue (e de colesterol também). Além disso, elas têm efeito anti-inflamatório e antioxidante, ideais para prevenir doenças e retardar o envelhecimento precoce.

5. Mantenha uma rotina regular de exercícios físicos

Vale sempre destacar que manter-se ativo, com atividades físicas regulares, é fundamental para gastar as calorias obtidas em excesso e garantir o melhor equilíbrio nos níveis de triglicerídeos.

6. Evite o consumo excessivo de álcool

As bebidas alcoólicas são altamente calóricas e, de acordo com uma série de estudos, podem prejudicar a defesa do corpo contra processos inflamatórios e infecções.

7. Não fume

Outro item que deve ser evitado é o cigarro. Isso porque a combinação de tabagismo e níveis altos de triglicerídeos pode acelerar o surgimento de doenças cardiovasculares, como AVCs, infartos e insuficiência cardíaca.

Ao priorizar uma vida saudável, com alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, você estará caminhando em direção ao equilíbrio em todos os sentidos.

Lembre-se de que cuidar dos seus triglicerídeos é um passo importante para garantir uma boa saúde cardiovascular e muito mais bem-estar. Por isso, evite o triglicerídeos alto!

Afinal de contas, cortar calorias e equilibrar o sangue pode ser o caminho que você busca para ter mais disposição, energia e ânimo para fazer o que você gosta – e por muito mais tempo!