Treino de flexibilidade: Saiba como melhorar a sua postura corporal

Manter uma postura correta também precisa de exercícios. Para isso, algumas atividades simples aumentam a flexibilidade do corpo
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Manter uma postura correta também precisa de exercícios. Para isso, algumas atividades simples aumentam a flexibilidade do corpo
Manter uma postura correta também precisa de exercícios. Para isso, algumas atividades simples aumentam a flexibilidade do corpo

Como anda a sua postura? Basta se espreguiçar um pouco ao acordar de manhã, que já dá para ouvir aqueles estalos nos ombros, braços, pescoço e nas costas... Não é mesmo? Afinal, com tantos estresses e cansaços na rotina, é natural que seja difícil manter a coluna sempre ereta e longe das dores, mas, como um pouquinho de empenho, atenção e seguindo alguns movimentos simples de correção corporal no dia a dia, é possível diminuir esses erros. Para isso, existe um treino específico de flexibilidade, que ajuda no alongamento do corpo, trazendo equilíbrio físico e bem-estar mental.

O treino de flexibilidade é uma prática que visa, sobretudo, aumentar o equilíbrio corporal, a elasticidade dos membros e o relaxamento. Como um tipo de alongamento, essa prática não visa questões estéticas e sim, melhorar a qualidade de vida, como explica o professor de Educação Física Marcelo Santana:

"O treino de flexibilidade nada mais é que um grande espreguiçamento do aparelho locomotor, visando prepará-lo ou beneficiar algo para o praticante. Portanto, não se trata de um exercício ou vários. Cabe em todo o corpo, o que podemos fazer é dar ênfases em locais mais encurtados ou necessitados", explica o profissional.

Como funciona o treino de flexibilidade? Saiba como alongar a musculatura do corpo

O alongamento consiste em ativar o seu corpo, melhorar a extensão muscular e articular, fazer com que os membros - inferiores e superiores - sejam utilizados em diversos ângulos e posições. Por exemplo: Você pode entrelaçar as mãos e esticá-las acima da cabeça, ajudando a melhorar a postura e ativar os músculos do braço. Outra dica é ficar em pé e tentar alcançar os seus pés. Caso não consiga, segure na canela. Esse exercício ajuda a esticar a coluna, alongar os braços e as pernas e contribui com a flexibilidade.

"O mais interessante que não precisa de dia e nem hora, local coberto ou aberto basta separarmos um tempo para curto para realizarmos o alongamento e prevenir que erros posturais por falta da elasticidade e relaxamento muscular comprometam para agravamentos de dores e restrições no que se diz respeito à coluna", indica o professor.

Treino de flexibilidade: Quem pode praticar?

Segundo Marcelo Santana, crianças, jovens, adultos e idosos podem se inserir nessa prática, desde que não tenha algum tipo de restrição em particular para não cometer erros e agravar a região da coluna. Além disso, tenha sempre um acompanhamento profissional e não invente movimentos, peça sempre orientação:

"Uma orientação profissional sempre é bem-vinda quando queremos buscar algo mais intenso, pois estamos trabalhando nosso corpo e toda ação gera uma reação, portanto sempre indicado para uma busca mais intensa do alongamento é um acompanhamento de um profissional. No mais, escolha seu melhor horário para realizar e faça regularmente", finaliza o personal.

* Marcelo Santana é professor de Educação Física, pós-graduado e personal trainer. Autor do livro Corpo Saudável Qualidade de Vida, o profissional disponibiliza suas redes sociais para contato: Instagram e Facebook Marcelo Santana.

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