Trabalho, lazer e descanso: Como organizar o tempo para aproveitar o dia?

Organizar o tempo de trabalho, lazer e descanso é fundamental para a nossa qualidade de vida
Organizar o tempo de trabalho, lazer e descanso é fundamental para a nossa qualidade de vida
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Organizar o tempo de trabalho, lazer e descanso é fundamental para a nossa qualidade de vida

Quem nunca se queixou da falta de tempo? A rotina corrida e cheio de tarefas a cumprir, tanto em questões pessoais como profissionais, faz parecer que às 24 horas do dia nunca são suficientes para completar tudo o que programamos. Pelas premissas dos Direitos Humanos, a carga horária diária digna de uma pessoa deve ser separada em 3 etapas básicas: 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso. Então, como fazer para planejar melhor esses momentos e melhorar a qualidade de vida, sem perder o foco e a atenção às obrigações?

Cuidar da casa, dos assuntos familiares, do emprego, manter a saúde em dia... Parecem tarefas difíceis de conciliar, mas, quando planejamos o nosso tempo, tudo fica mais fácil: a ansiedade tende a diminuir, os valores mudam e o tempo começar a "jogar" a favor. Por isso, melhorando a organização vêm, junto com as sensações de bem-estar e do bom aproveitamento do dia, atitudes mais positivas e os sinais de maturidade. Confira, abaixo, por onde e como começar essas mudanças de hábitos:

Descansar é a primeira meta: Reserve o tempo necessário para dormir e acordar bem

Aposto que ao ler essa matéria você pensou em começar essas mudanças justamente pelas horas de trabalho, não é mesmo? Isso é normal, mas um erro. Primeiramente, precisamos atentar a nossa saúde e, para isso, nada é mais importante do que descansar. Tanto a mente como o corpo precisam dessas horas "sagradas" de sono e relaxamento, para deixar o organismo com energia e mais animado na hora de acordar.

- Não "lute com o sono": Obedecer às vontades do corpo é respeitar a sua saúde. Muita gente, mesmo querendo dormir, fica acordada até mais tarde, vendo TV ou acessando a internet, por exemplo. Em contra reposta, o nosso organismo não consegue relaxar corretamente e acorda sem ânimo e com mais preguiça.

- Mude a sua alimentação: De acordo com estudos, os hábitos alimentares estão diretamente associados à qualidade do nosso sono. Por isso, precisamos manter um padrão alimentar saudável e nutritivo. Na hora de jantar, por exemplo, prefira alimentos leves, com poucas calorias e ricos em fibras alimentares, para facilitar o trabalho de digestão. Iogurtes naturais, saladas orgânicas e produtos integrais são as melhores fontes para comer e, depois, dormir bem.

- Evite o ócio nos tempos de lazer: Ainda vamos destacar o tempo de lazer na matéria, mas, nesse período, evite o descanso pleno, o sedentarismo e o ócio. Isso tudo deixa o corpo preguiçoso e, na hora de dormir, acaba afetando o sono natural. O ócio também é um grande responsável pela insônia.

Jornada de trabalho: Dê mais valor ao tempo de produção e menos à carga horária

Enquanto os estudos não encontram um número exato para a quantidade de horas de trabalho ideal (4h, 5h, 6h, 8h...), o importante é usar esse tempo sempre como uma forma produtiva e de ações importantes. Por isso, o indicado é trabalharmos o período necessário para terminarmos essas obrigações, mantendo o foco, o equilíbrio, o raciocínio e a concentração ao longo dessa carga horária.

- Busque prazer em suas atividades: Pessoas que trabalham com o que gostam são mais felizes e produtivas, afinal, as obrigações acabam se tornando um prazer em meio à rotina. É importante saber, seja por teste vocacional ou trocando de empregos, quais são os nossos interesses.

- Foque nas metas, mas não vire refém delas: Quando traçamos metas, os objetivos devem ser seguidos, mas, devemos estar sempre atentos às situações diferentes que possam surgir. Tenha sempre um plano A, plano B ou plano C, para não cair em armadilhas que atrapalharão o andamento do seu dia.

- Amplie seus conhecimentos: Se você é formado em humanas, busque aprimorar sua lógica com os números. Se você trabalha com matérias exatas, estude um pouco mais de conhecimentos gerais, históricos e sociais. Um profissional embasado consegue otimizar muito o seu tempo de trabalho e depende menos dos outros.

Tempo de lazer: Hora para esvaziar a cabeça e cuidar do corpo

Corpo, mente, físico, convívio social e laços de família. Essas são as atividades perfeitas para efetuarmos nas oito horas reservadas para o lazer em nosso cotidiano. É importante que o trabalho seja deixado totalmente de lado, assim como as preocupações. Curta apenas o momento, para voltar com mais intensidade e energia às obrigações. Têm pessoas que preferem realizar essas atividades de manhã, outras à noite... Isso fica a critério de suas vontades e necessidades.


- Faça atividades físicas:
Pelo menos 30 minutinhos por dia você tem que reservar para algumas atividades física. Não precisa ser um atleta. Vá caminha, andar de bicicleta, correr, malhar ou praticar algum esporte. Essas ações ajudam e muito a fortalecer a saúde e deixar a mente em dia.

- Fique com a família: Esse tempinho é ótimo para unir os laços familiares e de amizades. Vá buscar o seu filho na escola, ver seus pais ou jogar conversa fora com amigos e amigas. Isso esvazia a mente, anima e promove bem-estar.

- Crie novos hobbies: Independente da sua idade, novos desafios são sempre bem-vindos. A motivação de aprender faz com que o tempo passe mais rápido e nosso foco aumente. Essas ações também são ótimas para desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade que, mais tarde, podem ser usadas no trabalho.

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