Torta de chocolate

Fácil
30 minutos + 4h de geladeira
6 porções
Torta de chocolate

Quem resiste a uma deliciosa torta de chocolate, não é mesmo? Essa sobremesa é uma das mais queridas entre os brasileiros. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela pode sim ser mais saudável! A receita de torta de chocolate da Taeq é feita com chocolate amargo, que possui maior concentração de cacau e menos açúcar. Ela também conta com ingredientes como as farinhas de coco e de aveia, que são substitutas saudáveis para a de trigo, além de oleaginosas, como amêndoas e avelãs, que dão um toque todo especial ao sabor.

Modo de preparo

Preparo da crosta

Misture todos os ingredientes até formar uma farofa.

Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível com 22 cm de diâmetro e leve ao forno preaquecido (180°C) por 15 minutos.

Preparo do recheio

Derreta o chocolate em banho-maria, misture o leite e o óleo de coco e mexa bem.

Passe sobre a crosta e leve à geladeira até firmar (aproximadamente 4 horas).

Decore com avelãs picadas.

Chocolate amargo ajuda a regular a pressão arterial

O chocolate amargo, por ter mais de 50% de cacau, contém diversos benefícios para a saúde. É rico em flavonoides, antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem contra o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças, como o câncer. Ele também melhora a circulação sanguínea, por ser um vasodilatador, e previne a anemia, além de dar uma turbinada na serotonina, hormônio responsável pelo prazer, bem-estar e bom humor.

Farinhas de coco e de aveia trazem benefícios para a saúde

A farinha de coco é rica em vitaminas B e C, que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a combater gripes e resfriados, além de promoverem a regeneração das células. O ingrediente também é uma boa opção para quem tem diabetes, pois auxilia no controle do nível de glicemia no sangue. Além disso, mantém o colesterol equilibrado, melhorando a saúde cardíaca. Enquanto isso, a farinha de aveia contém fibras que auxiliam não só na digestão, mas também melhoram as defesas do sistema imunológico.

Oleaginosas contêm ômega 3 e são ricas em minerais

Avelãs e amêndoas são duas oleaginosas que também acumulam benefícios para o organismo. Elas são ricas em ômega 3, que traz benefícios para o cérebro, prevenindo doenças como o mal de Alzheimer e a depressão, além de ter ação anti-inflamatória. A avelã, em especial, é rica em cálcio e magnésio, que protege as articulações e ossos, enquanto as amêndoas são ótimas para as gestantes, pois ajudam no desenvolvimento do feto.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 108 kcal = 454 kj 5
Carboidrato 18 g 6
Proteína 3,4 g 4
Gorduras totais 2,6 g 5
Gorduras saturadas 1,6 g 7
Gorduras trans 0 g **
Sódio 9,7 mg 1
Colesterol 21 mg 7
Fibra alimentar 2 g 8
Vitamina A 117 mcg 20
Vitamina D 0 mcg 0
Vitamina C 0,7 mg 2
Cálcio 8,3 mg 1
Ferro 1,2 mg 8
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Receitas:
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