Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Toranja não é o mesmo que laranja! Saiba as diferenças e semelhanças entre elas
Guia Culinário 09/05/2018

Toranja não é o mesmo que laranja! Saiba as diferenças e semelhanças entre elas

Toranja ou laranja? Embora muita gente acredite que são a mesma coisa elas não se tratam do mesmo alimento. Ao mesmo mesmo tempo, ambas são frutas cítricas, e portanto não apenas compartilham diversos benefícios como também são muito indicadas para qualquer dieta. Outra grande vantagem é que também podem servir não apenas como lanche como também aparecer como ingrediente complementar em alguma receita. Mas por mais parecidas que possam ser, ainda assim apresentam algumas diferenças.

O que é toranja?

A toranja, também conhecida como grapefruit, é como se fosse a filha da laranja. Ficou confuso? Isso acontece porque ela é uma fruta híbrida, isto é, surgiu a partir do cruzamento de duas espécies distintas. E mesmo que isso possa parecer exótico, ela combina excelentes características das frutas que lhe deram origem, que são o pomelo e a laranja, sendo, portanto, ótima para a saúde.

O que a laranja e a toranja têm e comum?

Por serem parentes não há como negar que a laranja e a toranja possuem características em comum, e a maior delas é a sua grande quantidade de vitamina C. Também conhecida como ácido ascórbico, ela é um poderoso antioxidante. Mas o que isso significa? Simples: que ajuda a combater o excesso de radicais livres no nosso organismo, e com isso evita a oxidação das células, que pode gerar, no pior dos casos, o câncer. E ao prevenir que elas se deteriorem a vitamina C evita o envelhecimento precoce.

Além disso, ela deixa o sistema imunológico mais forte, reduzindo as chances de contrair alguma doença, já que consegue combater os agentes invasores com mais precisão. Mas seus benefícios vão além. Ela ajuda na absorção de ferro pelo organismo, o que, além de evitar a anemia, irá consequentemente acelerar o metabolismo do corpo. Portanto, seu consumo também é indicado a quem pratica exercícios, já que dá mais energia ao organismo.

Laranja e toranja ajudam a emagrecer

Outra vantagem dessas frutas é que elas são ricas em fibras. Isso significa que ajudam o sistema digestório a funcionar melhor, evitando problemas como a constipação ou mesmo a diarreia. Também permite que a absorção de nutrientes seja feita de forma mais eficiente pelo corpo. Mas a melhor parte é que as fibras ajudam no processo de emagrecimento. Isso porque, além de acabarem com aquela sensação de inchaço, dão mais saciedade, fazendo com que a pessoa evite consumir mais do que precisa. Outra vantagem de seu consumo é que ele reduz o risco de desenvolver câncer de mama ou mesmo alguma doença cardiovascular.

Onde utilizar a laranja e a toranja?

Tudo bem que o seu sabor é distinto, mas você pode experimentar trocar a laranja pela toranja como ingrediente de algumas receitas. Por exemplo, já pensou em preparar bolo de toranja? Ou então qualquer outro doce que utilize essa fruta como um de seus ingredientes principais? Se a resposta for “não” está na hora de mudar esse quadro! O grapefruit também é muito utilizada no preparo de chás, sucos e compotas. Em suma, nas mesmas coisas que as pessoas utilizam a laranja.

Afinal, qual a diferença entre laranja e toranja?

Depois de tudo isso fica a dúvida: existe alguma diferença entre essas duas frutas? Sim! Em primeiro lugar, o seu sabor e aparência são distintos, e por isso não adianta fazer um suco de toranja e achar que seu sabor vai ser o mesmo que o da laranja. Afinal, o limão também é uma fruta cítrica e nem por isso é parecido com elas. A laranja também possui diversos tipos, sendo cada um deles indicado para um fim diferente, enquanto em relação à toranja não tem erro, já que há apenas uma espécie.

Ao mesmo tempo, alguns estudos indicam que o grapefruit não deve ser consumido por pessoas que tomam determinados medicamentos, pois ela pode bloquear uma enzima responsável pela quebra de substâncias presentes nesses remédios. Portanto, se você está passando por algum tipo de tratamento talvez seja melhor consultar um médico ou nutricionista antes de acrescentar a toranja a sua dieta diária.