Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tomate é fruta ou legume? Descubra a verdade sobre o que é esse alimento
Taeq Descomplica 02/02/2024

Tomate é fruta ou legume? Descubra a verdade sobre o que é esse alimento

Um dos maiores dilemas alimentares, o tradicional ingrediente das mais diversas receitas mundo afora, o tomate, carrega a dúvida permanente: tomate é fruta ou legume? Você sabe responder?

Sem rodeios: nem fruta, nem legume. O tomate é um fruto ou, sendo ainda mais preciso, uma saborosa hortaliça. Dono de propriedades nutricionais poderosas, sabor bem característico e tipos diversos, o alimento é um daqueles ingredientes que nunca podem faltar em nossos cardápios do dia a dia. Saiba mais!

Por que tomate é um fruto e não legume?

Ainda na dúvida se tomate é fruta ou legume? De acordo com os critérios científicos, fruto é toda a estrutura desenvolvida a partir do ovário de uma flor que contém sementes. Já o legume é um tipo de fruto que tem como principal característica possuir as sementes protegidas por uma vagem – como o de feijão, amendoim, lentilha, entre outros.

Portanto, levando em consideração a botânica do tomate, na qual, além de conter sementes, nasce do ovário da flor do tomateiro, ele é então classificado como um fruto e não um legume.

Já houve uma disputa judicial para definir o que é o tomate?

Sim. A disputa tomate é fruta ou legume aconteceu nos Estados Unidos, em 1893, e ficou conhecida como o “Caso do Tomate” (Nix v. Hedden).

Naquela época, a taxa alfandegária dos vegetais era mais alta do que a das frutas. Diante desse contexto, o importador de tomates John Nix defendia que o tomate era fruta e, por isso, deveria estar sujeito a uma taxa de importação mais baixa. Porém, o coletor de alfândega Edward L. Hedden argumentava que, popularmente, o tomate era considerado um vegetal e, por isso, deveria ser taxado como tal.

Com o embate acirrado, o caso foi levado à Suprema Corte dos Estados Unidos. O juiz Joseph P. Bradley determinou então que, para fins alfandegários, o tomate seria classificado como um vegetal. A sua decisão não levou em conta a botânica do tomate, mas na linguagem comum, comercial e na culinária, que já o havia consagrado como um vegetal.

Como saber se um alimento é fruto, fruta ou legume?

A seguir, entenda como diferenciar fruto, fruta e legume:

  • Fruto: de acordo com a classificação botânica, fruto é toda a estrutura que se desenvolve a partir do ovário de uma flor e possui sementes. Eles podem ser doces ou não. Ex: tomate, abóbora, maçã, pêssego e pera.
  • Fruta: na culinária, o termo se refere a frutos doces e suculentos. Ex: morangos, uvas e bananas.
  • Legume: na culinária, o legume é usado para designar a maioria dos vegetais. Já nos termos botânicos, o legume é classificado como um tipo de fruto, que tem como principal característica possuir as sementes protegidas por uma vagem. Ex: cenoura, batata, ervilha e feijão.

Travessa com tomates assados, representando como saber se um alimento é fruto, fruta ou legume

Quais são os benefícios do tomate para o ser humano?

O tomate é um alimento de grande importância para a saúde, pois contém diversos componentes fundamentais para o organismo, como:

  • betacaroteno;
  • vitamina C;
  • vitamina E;
  • minerais.

Conheça a seguir os principais benefícios desse fruto:

1. Protege o organismo

Encontrado em grande quantidade, o licopeno é o pigmento responsável pela coloração do tomate. Essa substância tem importante ação antioxidante no organismo, proporcionando proteção contra o envelhecimento celular, além de estimular a função do sistema imunológico.

2. Previne o câncer

Estudos indicam ainda que o licopeno tem a capacidade de ajudar a reduzir o câncer intestinal, estomacal, da bexiga, do colo uterino, da pele e dos pulmões. Além disso, prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, em especial a aterosclerose, reduzindo o risco de infarto.

3. Fortalece o sistema imunológico

O fruto também é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante responsável por fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras inflamações. A substância também atua na diminuição dos estresses cotidianos, melhorando nosso humor.

4. Reduz os riscos de diabetes

O tomate é uma boa fonte de cromo, um mineral conhecido por regular os níveis de açúcar no sangue, controlando a glicose e prevenindo a doença. O cromo ainda ajuda a proporcionar saciedade, favorecendo um emagrecimento saudável.

Qual é a maneira correta de comer tomate?

Versátil e saudável, o tomate pode ser consumido cru, em molhos ou desidratado (tomate seco). Para obter os seus benefícios, o recomendado é consumir uma unidade média, aproximadamente 100 gramas, de tomate diariamente – ou seis unidades de tomate do tipo cereja ao dia.

Com o tomate, é possível preparar diversos tipos de pratos e saladas e, ainda, fortalecer o imunológico e melhorar a saúde. Ele é realmente maravilhoso, não é mesmo?