Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tofu: Uma opção saudável para quem quer fugir da lactose
Guia Culinário 18/03/2015

Tofu: Uma opção saudável para quem quer fugir da lactose

Oriundo da rica culinária asiática – começou a ser consumido na China há mais de 2 mil anos e foi aprimorada no Japão séculos depois – o tofu, tipo de queijo feito a partir do leite de soja, finalmente começa a ganhar destaque no cardápio dos brasileiros, principalmente nas dietas nutricionais mais eficazes. Versátil e muito saudável, o alimento é tão generoso que serve de acompanhamento tanto para pratos doces como salgados, sendo recomendado à qualquer refeição do dia.

“O tofu por possuir sabor neutro que proporciona uma flexibilidade na utilização, podendo estar entre preparações salgadas ou doces. Por isso ele pode se encaixar tanto em refeições principais como em lanches como boa fonte de proteínas e fibras”, destacou a nutricionista Carol Morais.

Sobre seus valores nutricionais, o tofu é um dos mais ricos alimentos do seu gênero. Para se ter uma ideia, ele possui quantidade de proteínas bem próxima as das carnes, com a diferença de não ter colesterol ou gordura saturada. Em relação à carne vermelha, por exemplo, de 100 gramas de tofu, 12% é proteína, enquanto a quantidade na mesma medida de uma carne é de 16% a 20%. “O tofu pode ser uma interessante fonte de aminoácidos, formadores de proteínas, fundamental para o funcionamento adequado do organismo”, disse a nutricionista.

Mulheres – Indicado como uma rica fonte de substâncias para o organismo, a iguaria é ideal para a alimentação das mulheres. Por ser feito de soja, o tofu carrega o nutriente isoflavona, substância que regula a produção hormonal e combate os efeitos da TPM e da menopausa.

Cuidados e consumo: Por ser um alimento fresco e sem conservantes, o tofu tem uma validade bastante curta – cerca de 5 dias. Ao chegar em casa, retire a iguaria da embalagem e coloque-o dentro de um recipiente e tampe. Cubra com água e guarde o tofu, imerso, por até uma semana. O tofu pode ser congelado e, assim, ter sua validade estendida para até 6 meses.

Ele pode ser consumido in natura, cozido, refogado ou no missoshiro, uma espécie de sopa japonesa. “É importante observar a procedência do alimento e principalmente se é feito com soja orgânica e sem aditivos”, ressaltou Carol Morais.

Receitas – Indicado para pessoas intolerantes à lactose ou que não comem alimentos de origem animal, o tofu serve de ingrediente para diversas receitas. Entre elas: patês, maioneses caseiras, pudins, mousses ou sorvetes. A facilidade de utilizá-lo na cozinha está diretamente relacionada ao seu sabor, que é leve e não altera o gosto dos outros ingredientes. “O tofu fica uma delícia marinado no shoyo com gengibre e alho e depois grelhado. Também é ótima base para substituir a maionese em patês e pastas para torradas e canapés. Em sobremesas, se for sem sal e associado a frutas e mel, pode render boas mousses”, indicou Carol Morais, que dá mais dicas de nutrição através do site www.falecomanutricionista.com.br e pelo instagram @carolmoraisnut.