Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 07/05/2019

Tipos de manteiga: conheça os mais comuns e as vantagens de cada um deles

A manteiga é um dos laticínios mais versáteis, pois pode ser usada em diversas receitas – no preparo de bolos, empadões, diferentes massas, para grelhar carnes, frangos, peixes e, é claro, no pão sagrado de toda manhã. Só que o que muita gente não sabe é que existem diferentes tipos de manteiga, com propriedades e modos de preparo distintos. Confira!

Manteiga de baratte (ou extrafina) tem um sabor diferenciado

Originária do noroeste da França (perto da cidade de Nantes), a manteiga de baratte é uma das mais saborosas. Ela é feita em uma batedeira de madeira (baratte) e, por isso, tem um sabor diferenciado. Esse tipo de manteiga é geralmente preparado com leite cru – ou seja, não pasteurizado (não passa pelo processo de aquecimento e resfriamento). Além disso, o processo de produção dessa manteiga é geralmente artesanal.

Ghee (ou manteiga clarificada) é considerado um alimento nutritivo

Se você conhece bem a culinária indiana, é possível que já tenha ouvido falar no ghee (ou manteiga clarificada). Ela pode ser definida como um tipo de óleo purificado, pois não possui as toxinas da gordura do leite. Diferentemente das margarinas e manteigas comuns, esse alimento é conhecido por auxiliar na digestão, é nutritivo, atua como antioxidante e é rico em vitamina A. Além disso, essa manteiga é considerada um superalimento – principalmente para os atletas – pois concede energia para a prática de exercícios e também aumenta a resistência muscular. Interessante, né?

Manteiga sem sal é um dos tipos mais comuns

A manteiga sem sal talvez seja a mais comum e vendida em todo o mundo. Ela é muito usada no preparo de receitas, inclusive bolos e tortas. Além disso, seu modo de fabricação é bem simples: ela é feita a partir da nata ou do creme de leite pasteurizados. Como não recebe o aditivo de sal, ela é uma opção mais saudável para o preparo de pratos e até mesmo para o uso diário.

Manteiga com sal tem muitos conservantes e, por isso, não é tão benéfica

A manteiga com sal tem o mesmo processo de preparo que a sem sal – é feita, geralmente, a partir do creme de leite ou da nata pasteurizados. O único ponto diferente é que, ao final da produção, ela recebe o aditivo do sódio. O sal inclusive funciona como conservante e, quando em excesso, faz muito mal à saúde. Neste caso, o ideal é recorrer às manteigas com menor quantidade de sódio.

Manteiga acidificada (ou fermentada) tem um sabor levemente picante

Você sabia que existe um tipo de manteiga mais picante? A manteiga acidificada (ou fermentada) é feita justamente para quem curte um sabor mais ardente. A manteiga acidificada recebe uma adição de cultura de bactérias e tem um teor mais alto de gordura.

Existem diferentes versões de manteiga vegana

Muita gente não sabe, mas existem também versões de manteigas veganas. No entanto, em vez de serem feitas a base do leite, elas são preparadas com outros ingredientes. A receita de manteiga de abacate, por exemplo, é uma das mais saborosas – é feita apenas com a fruta, sal, suco de limão e alguns temperos a gosto. Basta bater tudo no liquidificador para que fique pronto. Existem também manteigas de milho, coco, cenoura e de castanha, que são feitas com óleos vegetais (como o de coco), ervas finas e outros ingredientes.

Veja mais