Tipos de arroz integral: Descubra as 4 versões mais saudáveis e nutritivas

O arroz integral se destaca pela maior concentração de fibras, vitaminas e minerais. Descubra os seus tipos mais nutritivos e saudáveis
O arroz integral se destaca pela maior concentração de fibras, vitaminas e minerais. Descubra os seus tipos mais nutritivos e saudáveis
Carine Rodrigues

Consultor:

Carine Rodrigues

Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduanda em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Faculdade Faveni.

Recomendado para quem deseja seguir um padrão alimentar saudável e nutritivo, o arroz integral está cada vez mais presente nas preparações do dia a dia. Seja, por exemplo, em risotos ou em uma tradicional feijoada, o ingrediente possui, além de propriedades poderosas, alguns tipos diferentes que ampliam as nossas opções culinárias. Descubra as principais versões de arroz integral, as suas características, e os seus benefícios para a saúde.

Por ser um alimento integral, ou seja, ele é aproveitado totalmente, o arroz integral se destaca dos tipos comuns, por manter a sua casca, uma grande fonte de fibras, que torna o cereal uma ótima fonte para regular as funções do organismo. A nutricionista Carine Rodrigues explica mais sobre as diferenças:

"Se analisarmos, o arroz polido e o integral contêm a mesma quantidade de calorias. Entretanto, o arroz integral é mais nutritivo, pois sua camada mais externa não é removida, mantendo nutrientes como proteínas, vitaminas, minerais e as fibras alimentares", aconselha a nutricionista.

Quais são os tipos de arroz integral para incluir na sua alimentação saudável?

1 - Arroz integral tradicional: Um dos mais conhecidos e utilizados na culinária brasileira, o arroz integral é uma opção saudável por não passar pelo processo de industrialização, garantindo as qualidades nutricionais, como explica Carine: "Não é submetido ao processo de polimento, mantendo a camada externa do grão, o que conserva as suas propriedades nutricionais. É rico em fibras, vitaminas B1, B2, B6, B12 e magnésio", completa a profissional.

O cereal integral ajuda a manter o bom funcionamento do intestino, devido a presença das fibras. Também favorece a saúde ocular, prevenindo a degeneração e possui por conter propriedades antioxidantes, retarda as ações dos radicais livres no organismo.

Versão orgânica - Além dos benefícios encontrados no arroz integral, é possível optar ainda pela versão orgânica do alimento, que garante a ausência de aditivos químicos e conservantes.

2 - Arroz negro: Embora não seja muito popular no Brasil, o arroz negro já é conhecido na China há alguns anos. Embora não seja considerado efetivamente integral, essa versão do cereal consegue ser mais nutritiva e benéfica: "Este tipo de arroz contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras em relação ao integral e possui alto teor de ferro. Também contém em sua composição compostos fenólicos e substâncias antioxidantes", analisa a nutricionista.

O arroz negro está associado com o bem-estar do nosso corpo, já que as suas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células. Além disso, seu consumo atua na prevenção do câncer e doenças crônico-degenerativas.

3 - Arroz vermelho: Esse tipo de arroz integral é mais facilmente encontrado nas prateleiras do supermercado e pode ser consumido no lugar do arroz tradicional, já que o preparo é bem parecido. "É rico em monacolina, substância que pode auxiliar na redução do nível de LDL, o colesterol ruim e apresenta três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco", ressalta a profissional.

O consumo do arroz vermelho ajuda na prevenção da anemia, devido a presença do ferro, melhora a atuação do intestino, diminuindo os riscos de constipação e prisão de ventre, melhora a digestão e favorece a circulação sanguínea.

4 - Arroz 7 cereais: Além do arroz integral, essa versão saudável possui outros seis cereais extremamente saudáveis e benéficos para a nossa saúde, sendo responsável por uma grande qualidade nutricional da nossa alimentação.. Dentre os presentes: linhaça, aveia, quinoa, trigo, etc, sendo estes cereais boas fontes de vitamina do complexo B, além das fibras alimentares e minerais como zinco, ferro, potássio e magnésio.

O arroz 7 cereais é uma boa opção para os seguidores de uma dieta saudável, pois proporciona saciedade, favorecendo um emagrecimento de forma equilibrada. Além disso, sua grandeza nutricional atua na saúde cardiovascular, fazendo com que o coração atue de maneira correta e favorece a saúde e desenvolvimento dos nossos ossos e músculos.

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