Tiamina: para que serve e em quais alimentos encontrar

Tiamina: cereais, leguminosas e oleaginosas são alguns alimentos ricos em vitamina B1
Tiamina: cereais, leguminosas e oleaginosas são alguns alimentos ricos em vitamina B1
Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Consultor:

Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em Nutrição em Cardiologia pelo InCor (Instituto do Coração) e em Distúrbios Metabólicos e risco Cardiovascular pelo CEU (Centro de extensão Universitária)

A tiamina é uma substância que não pode faltar nas refeições diárias! Conhecido também como vitamina B1, o nutriente é responsável por manter o organismo ativo e saudável através do estímulo aos processos metabólicos e às funções do cérebro. Alimentos ricos no composto são considerados energéticos e ótimos para o cardápio pré treino. Nós conversamos com a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila a fim de entender mais sobre a vitamina b1, para que serve o nutriente e como incluí-lo na alimentação. Dá uma olhada!

O que é tiamina?

A tiamina é uma vitamina do complexo B, mais especificamente do tipo B1. Ela também é conhecida como vitamina B1 e, apesar das diferentes formas de como chamá-la, é uma substância única e muito importante para a saúde. Dentre as variações que o grupo B apresenta, a tiamina possui características especiais que a destacam. "É um nutriente essencial, ou seja, o nosso organismo não o produz e dependemos de uma alimentação diária saudável", explica a nutricionista.

Tiamina: para que serve o nutriente?

Entender as funções da vitamina B1 no corpo ajuda na compreensão da importância do composto. Adriana afirma que a tiamina participa do metabolismo de carboidratos, do metabolismo de proteínas e gorduras que são ingeridos durante a alimentação. "[É fundamental] para que haja a liberação da glicose para o fornecimento de energia a todas as células do corpo e o funcionamento normal dos nervos, músculos e do coração", diz a profissional.

Deficiência na absorção de B1/tiamina pode provocar cansaço e irritabilidade

A tiamina é um nutriente essencial para o organismo e deve ser ingerido com regularidade para prevenir doenças. A carência do composto é conhecida como beribéri, um quadro grave em que ocorrem alterações nervosas, musculares, cerebrais e cardíacas no indivíduo. "Essa deficiência pode gerar cansaço, irritabilidade, perda de memória e de apetite, distúrbios do sono, desconforto abdominal por distúrbios gastrointestinais e perda de peso", alerta Adriana.

A especialista informa que a absorção de tiamina pode ser afetada pela ingestão de café e álcool e a deficiência do nutriente ocorre principalmente em pessoas que sofrem com dependência alcoólica, desnutridos e pessoas com vômito frequente.

Vitamina B1: alimentos ricos em tiamina

Saber quais são os alimentos ricos em vitamina B1 ajuda na hora de montar o cardápio, não é? Individualmente, os ingredientes não têm muita quantidade de tiamina, então é preciso consumir um tipo de cada um deles ao longo do dia.

Adriana destaca que as principais fontes alimentares de B1/tiamina são: cereais integrais (trigo, arroz, pães); carnes (principalmente de porco) e proteínas em geral (fígado, coração, peixes, ovo); leite e derivados; leguminosas (feijões, ervilha); oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoa); e gérmen de trigo.

Como incluir alimentos com vitamina B1 no cardápio

Adicionar ingredientes com vitamina B1/tiamina no cardápio é bem simples e a especialista te mostra como fazê-lo com refeições para o dia inteiro. Olha só:

No almoço e jantar: aposte em arroz integral com feijão ou ervilha + 1 tipo de carne ou proteína (porco, boi, frango ou peixe; fígado ou coração; ou ovo).

No café da manhã/lanche da tarde/lanche da noite: beba uma xícara de leite.

No lanche da manhã (entre o café da manhã e o almoço): invista em mix de castanhas, nozes, avelã e amêndoas.

Gérmen de trigo: você pode polvilhar sobre o feijão ou na sopa ou no leite.

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