Termogênico: para que serve e 10 opções naturais para experimentar

Chá verde é um dos exemplos de alimentos termogênicos, pois diminui o acúmulo de gordura no organismo e acelera o metabolismo
Chá verde é um dos exemplos de alimentos termogênicos, pois diminui o acúmulo de gordura no organismo e acelera o metabolismo
Luciana Novaes

Consultor:

Luciana Novaes

Nutricionista mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ com especialização em Saúde Materna e Infantil e Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS

Você já ouviu falar em processo termogênico ou termogênese? Essa é uma característica natural de algumas raízes, verduras e condimentos; que promove o aumento do gasto energético do corpo através da alimentação. Apesar de alimentos termogênicos serem comuns nas refeições, nem todos sabem quais são nem como eles afetam o organismo. Pensando nisso, nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes para entender e explicar o que é termogênico, para que serve e como usá-lo na alimentação. Dá uma olhada!

Termogênicos são alimentos de digestão lenta que ajudam a queimar gordura

A palavra "termogênico" significa "que produz calor", mas a resposta de para que serve termogênico vai além disso. Segundo Luciana, os alimentos termogênicos são aqueles que possuem uma digestão complexa e fazem o corpo gastar mais energia, pois aumentam a temperatura corporal e estimulam o metabolismo para queima de gordura.

A nutricionista afirma que isso faz com que o ato de investir em opções de termogênico para acelerar o metabolismo e perder peso seja efetivo para o organismo, desde que combinado com uma alimentação balanceada. "É um 'empurrãozinho', que não faz tanto efeito se não houver junto uma estratégia de dieta ou prática de atividade física", explica.

Termogênico natural: chá verde e pimenta são exemplos de alimentos

Os termogênicos naturais existem e são funcionais. Dentre eles, Luciana destaca o chá verde, que é rico em polifenóis, substâncias que diminuem a formação de gordura no corpo por atrapalhar a digestão de alguns alimentos. Mais exemplos são: alho, brócolis, couve, rúcula, gengibre, canela, vinagre de maçã e laranja.

Todos os termogênicos naturais atuam de forma diferente no organismo. Por isso, outro destaque apresentado pela especialista é a pimenta. "Ela possui um composto chamado capsaicina, que aumenta a salivação e a função gástrica. Além disso, consegue estimular mais o tecido gorduroso no gasto de energia", esclarece.

Luciana alerta que, apesar do consumo de termogênicos, comer bem e ter um cardápio variado é recomendado para ampliar os efeitos no organismo. Por isso, o acompanhamento nutricional é fundamental para auxiliar na alimentação correta. Não vai errar, né?

Dieta com alimentos termogênicos: consulte nutricionista para melhores resultados

Mais do que saber o que são termogênicos, para que serve a dieta e como encontrá-los, a especialista indica consultar um nutricionista para obter os efeitos reais dos alimentos. Luciana diz que o profissional é responsável por sinalizar a quantidade e momento certo para uso diante das características e necessidades individuais de cada um.

Além disso, a nutricionista reforça que ter uma prescrição nutricional é fundamental para evitar excessos. "O consumo exagerado pode desencadear dores de cabeça, tontura, insônia, problemas gastrointestinais e acentuar quadros de ansiedade em algumas pessoas. É importante equilibrar a quantidade de alimentos, adequando com outros ingredientes e exercícios físicos", chama a atenção.

Suco termogênico é opção saudável para café da manhã

Para aproveitar um preparo com alimento termogênico em casa, a dica é apostar no suco gelado com ingredientes naturais e frescos. Lembre-se de ter controle e não exagerar nas porções, ok? Luciana também sinaliza que preparos com termogênicos não devem ser consumidos durante a noite, pois podem interferir na qualidade do sono. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 1 folha de rúcula higienizada Taeq;
  • 1 copo de suco de uva integral Taeq (250ml);
  • Suco de 1 limão tahiti orgânico Taeq;
  • Gengibre orgânico Taeq e canela em pó a gosto.

Bata tudo no liquidificador até uniformizar e coe em seguida (se julgar necessário). Consuma imediatamente ou conserve na geladeira por no máximo 5 horas.

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