Tempero ou condimento: Você sabe a diferença? Conheça mais sobre as especiarias

Quem não gosta de uma comida temperadinha com gosto mais forte e picante?
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Quem não gosta de uma comida com bom tempero, com um sabor típico, cheio de especiarias? Esses ingredientes proporcionam um sabor único a cada prato e, dependendo da combinação de sabores, você pode criar e modificar as mais diversas receitas! Agora, você sabe a diferença entre tempero e condimento? Então entenda mais sobre o assunto!

O que são condimentos?

Grande parte dos condimentos possui qualidades culinárias e medicinais, além de esses serem ingredientes essenciais numa alimentação saudável e equilibrada. Ele realçam o sabor, ajudam na digestão, melhoram a estética dos alimentos e possuem qualidades terapêuticas, como explica a nutricionista Paola Lisboa:

"Condimentos mais comumente conhecidos são: sal, pimenta, ketchup, mostarda, azeite, vinagre e açúcar. Podem ser adicionados antes de servir e durante o consumo, como ketchup e mostarda; outros são usados durante o cozimento para dar sabor e textura aos alimentos, por exemplo, molho barbecue, molho teriyaki, molho de soja e todos têm sabores que podem aprimorar o gosto de uma variedade de carnes e vegetais diferentes. O sal, as ervas e as especiarias são denominadas como condimentos naturais. Já os molhos podem ser considerados condimentos cozidos", analisa.

O que são temperos?

Já os temperos são as denominações dadas aos conjuntos de condimentos, os quais são usados para realçar o gosto da preparação. Como por exemplo, a canela, coentro, o alho, o louro e a salsa. A simples presença do tempero pode modificar o sabor da comida, por isso é sempre bom dosar essa união dos condimentos na refeição. Opte por equilibrar os sabores e também variar, criando novas descobertas.

"Sempre dê preferência para as ervas, como alecrim, orégano, manjericão, tomilho e cebolinha" indica a profissional. São condimentos mais saudáveis, tendem a trazer mais benefícios para a saúde, proporcionam bem estar e um sabor inigualável. As ervas frescas, são nutritivas e ricas em vitaminas A e C, além de trazerem um aroma fresco ao prato.

E aí, já entendeu a diferença entre os alimentos condimentados e os temperados? É bom frisar que, seja lá qual for a sua opção, busque sempre produtos naturais (preferencialmente orgânicos) e não industrializados. Com isso, você cria uma rotina alimentar muito mais saudável e benéfica para o seu corpo.

Como usar cada tempero

Os condimentos, em geral, são usados como ingredientes extremamente importantes no preparo dos pratos. O mesmo não ocorre necessariamente com os temperos, já que eles são utilizados para dar um sabor a mais nos alimentos e não costumam ser indispensáveis para que uma receita dê certo. Além disso, é possível substituí-los facilmente por outros, o que muitas vezes acaba gerando dúvidas a respeito de qual alimento é mais indicado para cada um. Para sanar essa dúvida, nós preparamos uma pequena lista com os principais tipos de temperos e como usar cada um deles no preparo dos pratos. Confira!

Alecrim: Funciona muito bem quando combinado com o azeite, seja para preparar carnes ou legumes (como é o caso da batata rústica);

Alho: Pode ser usado no preparo de qualquer tipo de alimento. Se possível, utilize-o cru para aproveitar ainda mais os seus benefícios;

Cebola: Ainda crua cai muito bem com saladas, já cozida combina com pratos que também passaram pelo processo de cocção, como arroz e carnes;

Cebolinha: Um dos dois ingredientes do cheiro verde, a cebolinha pode ser usada no preparo de molhos, sopas, omeletes e peixes;

Coentro: Presente no curry, o coentro tem sabor forte e deve ser usado em pratos que precisam ter o sabor realçado. Fica muito bem em carnes, bobós e moquecas.

Hortelã: Precisa ser usada fresca para dar mais sabor e nutrientes aos pratos. Pode ser utilizada no preparo de molhos, carnes, saladas e até bebidas (especialmente se for um suco detox);

Manjericão: Também é uma erva que é melhor aproveitada quando servida fresca. Combina muito bem tanto com molhos quanto com massas;

Orégano: Usado tanto na sua forma fresca quanto na seca, o orégano é muito utilizado para dar um sabor a mais a massas, como pizzas, e também combina muito com frangos;

Tomilho: Seu gosto característico pede cuidado na hora de usá-lo em um prato. Ele cai muito bem em ensopados, peixes, carnes grelhadas e até mesmo feijão.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

Publicada em: 20/5/2016

Editada em: 07/02/2020

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