Tempero ou condimento: Você sabe a diferença? Conheça mais sobre as especiarias

Quem não gosta de uma comida temperadinha com gosto mais forte e picante?
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Quem não gosta de uma comida bem temperada, com um sabor típico, cheio de especiarias? Esses ingredientes proporcionam um sabor único a cada prato e, dependendo da combinação de sabores, você pode criar e modificar as mais diversas receitas! Agora, você sabe se usa tempero ou condimento? Conhece a diferença entre eles? Então entenda mais!

O que são os condimentos?

Grande parte dos condimentos possuem qualidades culinárias e medicinais, além de serem ingredientes essenciais numa alimentação saudável e equilibrada. Ele realçam o sabor, ajudam na digestão, melhoram a estética dos alimentos e possuem qualidades terapêuticas, como explica a nutricionista Paola Lisboa:

"Condimentos mais comumente conhecidos são: sal, pimenta, ketchup, mostarda, azeite, vinagre e açúcar. Podem ser adicionados antes de servir e durante o consumo, como ketchup e mostarda; outros são usados durante o cozimento para dar sabor e textura aos alimentos, por exemplo, molho barbecue, molho teriyaki, molho de soja e todos têm sabores que podem aprimorar o gosto de uma variedade de carnes e vegetais diferentes. O sal, as ervas e as especiarias são denominadas como condimentos naturais. Já os molhos podem ser considerados condimentos cozidos", analisa.

O que são temperos?

Já os temperos são as denominações dadas aos conjuntos de condimentos, os quais são usados para realçar o gosto da preparação. Como por exemplo, a canela, coentro, o alho, o louro e a salsa. A simples presença do tempero pode modificar o sabor da comida, por isso é sempre bom dosar essa união dos condimentos na refeição. Opte por equilibrar os sabores e também variar, criando novas descobertas.

"Sempre dê preferência para as ervas, como alecrim, orégano, manjericão, tomilho e cebolinha" indica a profissional, são condimentos mais saudáveis, tendem a trazer mais benefícios para a saúde, proporcionam bem estar e um sabor inigualável. As ervas frescas, são nutritivas e ricas em vitaminas A e C, além de trazerem um aroma fresco ao prato.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

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