Tempero ou condimento: Você sabe a diferença? Conheça mais sobre as especiarias

Quem não gosta de uma comida temperadinha com gosto mais forte e picante?
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Paola Lisbôa

Consultor:

Paola Lisbôa

Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC

Quem não gosta de uma comida com bom tempero, com um sabor típico, cheio de especiarias? Esses ingredientes proporcionam um sabor único a cada prato e, dependendo da combinação de sabores, você pode criar e modificar as mais diversas receitas! Agora, você sabe a diferença entre tempero e condimento? Então entenda mais sobre o assunto!

O que são condimentos?

Grande parte dos condimentos possui qualidades culinárias e medicinais, além de esses serem ingredientes essenciais numa alimentação saudável e equilibrada. Ele realçam o sabor, ajudam na digestão, melhoram a estética dos alimentos e possuem qualidades terapêuticas, como explica a nutricionista Paola Lisbôa:

"Condimentos mais comumente conhecidos são: sal, pimenta, ketchup, mostarda, azeite, vinagre e açúcar. Podem ser adicionados antes de servir e durante o consumo, como ketchup e mostarda; outros são usados durante o cozimento para dar sabor e textura aos alimentos, por exemplo, molho barbecue, molho teriyaki, molho de soja e todos têm sabores que podem aprimorar o gosto de uma variedade de carnes e vegetais diferentes. O sal, as ervas e as especiarias são denominadas como condimentos naturais. Já os molhos podem ser considerados condimentos cozidos", analisa.

O que são temperos?

Já os temperos são as denominações dadas aos conjuntos de condimentos, os quais são usados para realçar o gosto da preparação. Como por exemplo, a canela, coentro, o alho, o louro e a salsa. A simples presença do tempero pode modificar o sabor da comida, por isso é sempre bom dosar essa união dos condimentos na refeição. Opte por equilibrar os sabores e também variar, criando novas descobertas.

"Sempre dê preferência para as ervas, como alecrim, orégano, manjericão, tomilho e cebolinha" indica a profissional. São condimentos mais saudáveis, tendem a trazer mais benefícios para a saúde, proporcionam bem estar e um sabor inigualável. As ervas frescas, são nutritivas e ricas em vitaminas A e C, além de trazerem um aroma fresco ao prato.

E aí, já entendeu a diferença entre os alimentos condimentados e os temperados? É bom frisar que, seja lá qual for a sua opção, busque sempre produtos naturais (preferencialmente orgânicos) e não industrializados. Com isso, você cria uma rotina alimentar muito mais saudável e benéfica para o seu corpo.

Como usar cada tempero

Os condimentos, em geral, são usados como ingredientes extremamente importantes no preparo dos pratos. O mesmo não ocorre necessariamente com os temperos, já que eles são utilizados para dar um sabor a mais nos alimentos e não costumam ser indispensáveis para que uma receita dê certo. Além disso, é possível substituí-los facilmente por outros, o que muitas vezes acaba gerando dúvidas a respeito de qual alimento é mais indicado para cada um. Para sanar essa dúvida, nós preparamos uma pequena lista com os principais tipos de temperos e como usar cada um deles no preparo dos pratos. Confira!

Alecrim: Funciona muito bem quando combinado com o azeite, seja para preparar carnes ou legumes (como é o caso da batata rústica);

Alho: Pode ser usado no preparo de qualquer tipo de alimento. Se possível, utilize-o cru para aproveitar ainda mais os seus benefícios;

Cebola: Ainda crua cai muito bem com saladas, já cozida combina com pratos que também passaram pelo processo de cocção, como arroz e carnes;

Cebolinha: Um dos dois ingredientes do cheiro verde, a cebolinha pode ser usada no preparo de molhos, sopas, omeletes e peixes;

Coentro: Presente no curry, o coentro tem sabor forte e deve ser usado em pratos que precisam ter o sabor realçado. Fica muito bem em carnes, bobós e moquecas.

Hortelã: Precisa ser usada fresca para dar mais sabor e nutrientes aos pratos. Pode ser utilizada no preparo de molhos, carnes, saladas e até bebidas (especialmente se for um suco detox);

Manjericão: Também é uma erva que é melhor aproveitada quando servida fresca. Combina muito bem tanto com molhos quanto com massas;

Orégano: Usado tanto na sua forma fresca quanto na seca, o orégano é muito utilizado para dar um sabor a mais a massas, como pizzas, e também combina muito com frangos;

Tomilho: Seu gosto característico pede cuidado na hora de usá-lo em um prato. Ele cai muito bem em ensopados, peixes, carnes grelhadas e até mesmo feijão.

Publicada em: 20/5/2016

Editada em: 07/02/2020

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