Tartar de legumes

Fácil
40 minutos
4 porções
Tartar de legumes

Originalmente, o tartar, típico da culinária francesa, era feito com carne bovina crua. Nessa receita, porém, esse delicioso prato chega à sua mesa em versão ideal para dietas vegetarianas, preparado a partir da perfeita mistura de legumes. Sem glúten, lactose ou colesterol, em menos de uma hora e sem dar muito trabalho, você pode ter essa saborosa entrada para deixar qualquer momento ainda mais especial!

São três os ingredientes principais dessa receita, que além de agradarem, e muito, o paladar, fornecem diversos nutrientes para o organismo. Um desses é a abobrinha. Esse legume tem a capacidade de controlar a hipertensão, por ser uma ótima fonte de potássio, e de ajudar a diminuir os níveis de colesterol, já que possui muita fibra alimentar em sua composição.

A abobrinha ainda é fonte de vitamina A, componente também fornecido pela cenoura, que ajuda a manter o sistema imunológico forte. Além disso, esse complexo vitamínico é um ótimo antioxidante, que, entre suas muitas funções, mantém a integridade da pele por combater os radicais livres. Os níveis de vitamina C presentes na abobrinha também são altos, o que gera mais ações antioxidantes ao organismo.

Já a berinjela, por sua vez, também é fonte rica de diversos minerais. O ferro, essencial para que o corpo se mantenha ativo e disposto, e o cálcio, que é de suma importância para a construção dos nossos, são alguns deles. Esse alimento ainda é poderoso em vitaminas do complexo B, componentes necessários para manter a saúde do sistema nervoso, o que acaba, consequentemente, causando uma maior sensação de bem­estar. E, se isso não fosse o suficiente, a berinjela ainda ajuda a regular os níveis de glicose no sangue – algo que pode ser benéfico para quem sofre com a diabetes tipo 2.

O tartar ainda leva azeite, ingrediente muito presente na culinária mediterrânea, que é uma ótima fonte de ácido graxo monoinsaturado. Isso significa que esse delicioso tempero ajuda a regular os níveis de colesterol, fornecendo assim mais saúde para o coração!

Modo de preparo:

1 - Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e refogue os legumes com um pouco de sal, sem deixar amolecer demais.

2 - Em uma tigela pequena, misture a mostarda, o mel, o suco de laranja, o azeite o sal, a pimenta e os legumes.

3 - Em um aro de 5cm de altura por 5cm de diâmetro monte o tartar.

4 - Desenforme em um prato, acomode as folhas verdes e salpique as sementes de mostarda.

Informações nutricionais:

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 138,88 kcal ou 583,30 Kj 7%
Carboidrato 18 g 6%
Proteína 2,5 g 3%
Gorduras totais 6 g 12%
Gorduras saturadas 1 g 4%
Gorduras trans 0 0%
Sódio 13 mg 1%
Colesterol 0 mg 0%
Fibra alimentar 4,5 g 18%
Vitamina A 876,08 mcg 146%
Vitamina D 0 mcg 0%
Vitamina C 27 mg 60%
Cálcio 48 mg 5%
Ferro 1 mg 5%
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