Tapioca colorida é opção de lanche nutritivo e cheio de sabor

Fácil
30 minutos
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Tapioca colorida é opção de lanche nutritivo e cheio de sabor

A tapioca é uma das queridinhas de quem gosta de variar no café da manhã. Isso porque, além de substituir o pão, é muito versátil, podendo ganhar tanto recheios doces quanto salgados. Mas será que você já ouviu falar na tapioca colorida? Essa versão é uma explosão de nutrientes, já que ganha esse nome justamente por ser rica em diferentes verduras. Com isso, não apenas é uma grande mistura de sabores como também é ideal para quem busca em um só prato fibras, proteínas e vitaminas, além de ser livre de glúten e possuir baixo teor de colesterol.

Modo de preparo

- Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue levemente a cenoura com a mandioquinha;

- Acrescente a abobrinha e o tomate, tempere com o sal e desligue o fogo;

- Misture com o queijo cottage e reserve;

- Peneire a mistura de tapioca e misture a chia;

- Faça a tapioca em uma frigideira de ferro e recheie com os legumes;

- Sirva em seguida.

Tapioca é indicada a celíacos

Ao contrário do pão, a tapioca não possui glúten, o que a torna uma ótima opção para celíacos, que são alérgicos à substância. Além disso, é livre de gorduras, o que é muito bom para quem está querendo perder peso. Sem falar que também é fonte de proteínas e de vitamina K, que por sua vez melhora o funcionamento do cérebro e garante ossos, dentes e músculos mais saudáveis.

Chia ajuda a regular o aparelho digestório

Rica em fibras, a chia é ótima para quem está sofrendo com problemas no intestino, já que ajuda a regular o aparelho digestório. Também confere saciedade, evitando a compulsão alimentar e sendo um ingrediente aliado do emagrecimento saudável. Mas além desses benefícios, que são bem conhecidos, ela é fonte de vitaminas do complexo B e é rica em ferro, cálcio e magnésio.

Cenoura é fonte de vitamina A

Muito utilizada no preparo de sucos amarelos, que também são detox, a cenoura possui diversos benefícios para a saúde. Em primeiro lugar, é fonte de vitamina A, o que garantiu a sua fama - real - de ser "boa para os olhos". Além disso é low carb, o que significa que possui pouco carboidrato, sendo, portanto, indicada para quem quer emagrecer. Mas não se engane: a tapioca por si só é rica em carboidratos, e a cenoura é apenas um recheio que não aumenta esse teor na receita. Por fim, a raiz é fonte de potássio, que melhora o fluxo sanguíneo, e em fibras alimentares.

Abobrinha possui baixo teor de sódio

A abobrinha é mais um ingrediente da receita de tapioca colorida que é indicado para quem quer perder peso. Afinal, ela possui um teor de sódio muito baixo, evitando a retenção de líquidos. Além disso, assim como ocorre com a cenoura e com a chia, é rica em fibras. Para finalizar, possui vitaminas C e A, além dos minerais manganês e magnésio, evitando o surgimento de diversos problemas de saúde, como o câncer e o derrame.

Tomate é um poderoso antioxidante

Já o tomate é o responsável por dar o toque avermelhado nessa receita de tapioca colorida. Em relação aos seus benefícios, vários deles são compartilhados com outros já mencionados. Afinal, é fonte de vitaminas A e C e possui boas quantidades dos minerais cálcio e potássio. Sem falar que é rico em cromo, mineral que ajuda no controle da diabetes, e licopeno, um antioxidante que evita o envelhecimento precoce, o câncer e ainda deixa o sistema imunológico mais forte.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 315Kcal ou 1323Kj 16
Carboidrato 43g 14
Proteína 9g 12
Gorduras totais 12g 22
Gorduras saturadas 7g 32
Sódio 517mg 22
Colesterol 6mg 2
Fibra alimentar 4g 16
Vitamina A 1165mcg 194
Vitamina C 13mg 29
Cálcio 143mg 14
Ferro 2mg 14
Receitas:
Queijo
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