Talharim integral com espinafre, tomate grelhado e ricota

Fácil
40 minutos + tempo de forno
4 porções
Talharim integral com espinafre, tomate grelhado e ricota

Quem não gosta de macarrão? O ingrediente, típico da culinária italiana, agrada o paladar de todos e, por isso, também está sempre presente na culinária brasileira! Sendo assim, a nossa receita de hoje é uma sugestão incrível para um almoço ou, até mesmo, um jantar especial, nutritivos e saudável: Talharim integral com espinafre, tomate grelhado e ricota. Confira como é fácil preparar essa delícia em sua casa!

O talharim, do italiano tagliarini, é um tipo dos tipos de massa que podemos encontrar em grande variedade nos mercados. No caso da nossa receita, utilizamos o macarrão integral, tornando-a mais saudável e nutritiva. Essas massas são preparadas com farinha 100% integral, acrescentando uma grande quantidade de fibras na refeição, que proporcionam mairo sensação de saciedade e auxiliam na saúde intestinal.

O talharim integral também é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, que promovem uma melhora da a saúde da nossa pele, evitando o envelhecimento precoce das células e, até mesmo, à saúde do cérebro! Além disso, podemos encontrar minerais que contribuem para o bem-estar geral do nosso organismo e ajudam a reduzir os níveis de colesterol no corpo, diminuindo os riscos de diabetes. Fontes de energia devido à presença de carboidratos, as massas integrais também podem ajudar nosso desempenho físico no dia a dia, aumentando a dispoção e a energia durante um dia de trabalho, por exemplo.

Espinafre, tomate grelhado e ricota: Uma explosão de sabores e nutrientes!

Esse poderoso "triunvirato" dos ingredientes completa os benefícios que podemos obter através da receita. Começando pelo espinafre, vegetal da família das folhas verdes escuras, possui uma grandeza nutricional incrível. É rico cálcio e ferro, vitaminas A e do complexo B, que ajudam no combate ao câncer, a reduzir a pressão arterial, reforçam o sistema imune e colaboram com a força dos ossos.

Já o tomate, rico em licopeno, um poderoso agente antioxidante, está associado à redução dos riscos de doenças cardíacas, pois possui propriedades anti-inflamatórias, prevenindo as inflamações nos órgãos do nosso corpo. O consumo de tomate também beneficia a saúde dos olhos, óssea e cerebral.

Para dar um toque mais que especial na receita, adicionamos a ricota, a magra e saborosa que faz parte da dieta de muitos brasileiros por ter um baixo teor de gordura e calorias. Feita a partir do soro do leite, a ricota é rica em cálcio e ajuda na manutenção dos ossos e dentes, além de ser extremamente versátil e se encaixar em diversas refeições e combinações.

Você está esperando o quê? Viu quantos motivos nós temos para vadicionar essa deliciosa receita no seu cardápio e servir para a sua família? Em apenas 40 minutinhos você terá uma explosão de sabores e nutrientes a postos! Confira o modo de preparo, separe os ingredientes e se delicie!

Modo de preparo:

Em uma assadeira coloque os tomates, por cima coloque o alho, regue com o azeite e tempere com o sal, a pimenta e as folhas de tomilho. Leve ao forno até assarem. Reserve. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e refogue o espinafre descongelado e escorrido com um pouco de sal e pimenta. Reserve. Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. Em uma travessa, coloque a massa e o espinafre refogado. Por cima os tomates assados com o alho e o tomilho. Finalize com os pedaços de ricota e sirva quente.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 250Kcal 13
Carboidrato 26g 9
Proteína 10g 13
Gorduras totais 11g 20
Gorduras saturadas 5g 23
Sódio 350mg 15
Colesterol 25mg 8
Fibra alimentar 2g 8
Vitamina A 348mcg 58
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 3mg 7
Cálcio 154mg 15
Ferro 3mg 21
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