Talharim com ricota e legumes

Fácil
40 minutos
3 porções (840g)
Talharim com ricota e legumes

Mesmo oriundas da rica culinária italiana, as massas (principalmente o espaguete) fazem parte muito importante da mesa de nós brasileiros em nossas alimentações cotidianas. Aqui, na receita de hoje, usaremos um dos tipos mais saborosos desse alimento, o tradicional talharim, acompanhado com ricota e legumes, tornando o prato extramente nutritivo para a nossa saúde.

Dentre os tipos de macarrão, o talharim é uma massa com a forma de tiras mais finas, com a característica de ser muito simples de ser preparado, pois sua cozedura é muito rápida. Por absorver rapidamente os líquidos, normalmente ele é servido com um molho simples, como no caso dessa receita, a polpa de tomate.

Além de ser muito gostosa, a composição nutricional do talharim, consumida de forma equilibrada, também é muito benefíca ao nosso corpo. Em sua versão integral, o alimento, rico em carboidrato, possui baixo índice glicêmico, o que equilibra o açúcar no sangue, além de possuir uma maior quantidade de fibras que o tradicional, o que faz com que ele seja mais tempo absorvido e digerido pelo organismo. Por conta disso, prolonga a sensação de saciedade e ajuda no melhor controle da fome. Por causa desse efeito, prefira ingeri-lo durante o almoço, para depois gastar a energia que o alimento proporciona nas atividades diárias.

Fonte de vitaminas, principalmente as dos complexos A e C, esse talharim com ricota e legumes é uma verdadeira explosão de energia para sua vida! Veja atentamente o passo a passo do modo de preparo dessa delícia gastronômica e faça hoje mesmo em sua casa. Com toda a certeza será mais uma ótima opção para o seu cardápio saudável de alimentação.


Modo de preparo:


Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte a abobrinha e os tomatinhos e deixe dourar. Misture o molho. Tempere com o sal e pimenta. Retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, sem lavar, aqueça mais um pouquinho de azeite e grelhe os pedaços de ricota. Cozinhe o talharim "al dente", escorra, misture os legumes com o molho e por cima coloque a ricota.

Mantenha tudo bem quente. Salpique as castanhas e sirva em seguida.

Informações nutricionais

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 340Kcal 17
Carboidrato 30g 10
Proteína 11g 15
Gorduras totais 19g 35
Gorduras saturadas 5g 23
Sódio 321mg 13
Colesterol 25mg 8
Fibra alimentar 3g 12
Vitamina A 112mcg 19
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 13mg 29
Cálcio 144mg 14
Ferro 2g 14
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Receitas:
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