Tabule de quinua

Fácil
40 minutos
8 porções
Tabule de quinua

Quer uma deliciosa ideia de receita para você saborear a qualquer momento do dia e que pode ajudar e muito a compor o organismo com os nutrientes necessários, benéficos para a saúde e extremamente rico em proteínas? Sem colesterol e glúten, o tabule de quinua é a nossa dica de hoje que vai enriquecer sua alimentação trazendo carboidratos de uma forma bem saudável e saborosa.

Tradicionalmente muito saudável, o tabule, símbolo da culinária árabe, pode ser feito com diversos ingredientes que tendem a valorizar nutricionalmente o prato. No nosso caso, hoje é a vez da quinua, que vem ganhando espaço nas culinárias brasileiras, favorecendo a alimentação. O pseudo cereal, ou seja, possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes, é rico em proteínas e fibras.

Fonte de ferro e ácidos graxos (ômegas 3 e 6), a quinua traz benefícios para a saúde cardiovascular, auxilia na redução do colesterol e para a os músculos, graças à presença das vitaminas do complexo B. Devido a grande quantidade de cálcio presente, ela ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão. A quinua também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.

E não para por aí, a mistura de ingredientes como folhas de hortelã, tomates, pepinos, salsa e cebolinha, trará um sabor extremamente agradável ao prato que tende a ser um sucesso. Separe logo seus ingredientes, siga o passo a passo e veja como é fácil preparar o seu tabule de quinua. Experimente, vale a pena!

Modo de preparo:

Prepare a quinua de acordo com as instruções da embalagem. Reserve. Pique os tomates, os pepinos e a cebola em cubinhos. Pique as folhas de hortelã, a salsinha e a cebolinha. Misture todos os ingredientes numa saladeira, acrescente a quinua e regue com o azeite e o suco de limão. Tempere com sal a gosto e pimenta síria. Sirva como entrada, com pão sírio ou como acompanhamento de carnes.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 98kcal 5
Carboidrato 11g 4
Proteína 2g 3
Gorduras totais 5g 9
Gorduras saturadas 0g 0
Gorduras trans 0g 0
Sódio 4mg 0
Colesterol 0mg 0
Fibra alimentar 2g 8
Vitamina A 67mcg 12
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 18mg 40
Cálcio 22mg 2
Ferro 1mg 7
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Receitas:
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