Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tabule: aprenda a fazer uma salada de quinoa com legumes
Guia Culinário 27/01/2022

Tabule: aprenda a fazer uma salada de quinoa com legumes

A culinária árabe é sempre uma forma de diversificar o cardápio sem deixar a saúde e o paladar de lado. O tabule é a prova disso: trata-se de uma salada simples, mas muito saborosa e refrescante, sendo um acompanhamento perfeito para equilibrar o seu almoço durante a semana. Ela costuma ser feita com trigo bulgur (que é usado no preparo de quibe) e alguns vegetais picados, como tomate, cebola, salsinha e pepino. Uma outra alternativa, porém, é o tabule de quinoa, que substitui o trigo pelos grãos de quinoa.

Mas como fazer uma salada de quinoa com legumes – ou, melhor dizendo, um tabule de quinoa? Se você quer aprender a preparar esta receita, não existe muito mistério: é só seguir as dicas abaixo para não errar na cozinha!

Saiba quais são os benefícios de fazer um tabule de quinoa

Rica em proteínas, fibras e em vários outros nutrientes – como ômega 3 e 6 -, a quinoa é um tipo de semente comestível que pode ser muito benéfica para a nossa saúde. Além de fortalecer a imunidade e auxiliar no processo digestivo, o grão também promove maior saciedade, não contém glúten e pode ser facilmente introduzido no cardápio de qualquer pessoa que busca uma alimentação balanceada. Ou seja, só vantagens! É por isso que em vez de fazer um tradicional tabule, a receita com quinoa vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros.

Para fazer uma receita de tabule de quinoa, o primeiro passo é separar os ingredientes

É muito simples fazer um tabule de quinoa: receita, na verdade, só precisa dos ingredientes certos para ficar bem gostosa, nutritiva e saudável. Por isso, antes de começar o preparo da salada, basta fazer um check-list com os itens destacados abaixo:

Ingredientes da salada:

  • Grãos de Quinua TAEQ 300g
  • Tomate italiano orgânico Taeq 500g
  • Cebola orgânica Taeq 600g
  • Pepino japonês orgânico Taeq 400g
  • Salsa Orgânica Taeq Maço

Ingredientes do molho:

  • Limão Tahiti orgânico Taeq 500g
  • Alho orgânico Taeq
  • Azeite extra virgem orgânico Taeq 500ml
  • Folhas de hortelã

Como fazer tabule: não esqueça de cozinhar a quinoa antes do preparo

Para o tabule de quinoa com legumes, o ideal é que os grãos de quinoa sejam previamente cozidos. Para fazer uma quinoa bem soltinha e sequinha, é só cozinhar como se fosse arroz: basta pegar uma panela de água e esquentar com o cereal dentro, adicionando sal a gosto. Em seguida, tampe a panela e espere cozinhar por cerca de 15 minutos em fogo baixo.

Depois que os grãos estiverem no ponto certo, é importante deixá-los esfriar por um tempinho antes de montar a salada de quinoa. Uma boa dica é espalhar bem os grãos em um recipiente e deixar na geladeira por alguns minutos.

Picar os ingredientes é o segredo para um tabule de quinoa perfeito

Além da quinoa, não podemos esquecer dos outros ingredientes da receita de tabule. Uma boa dica é sempre picar muito bem todos os vegetais, preferencialmente em cubinhos bem pequenos. Depois, é só misturar tudo – junto com a quinoa, claro – e preparar um delicioso molhinho de hortelã com limão, dente de alho, azeite e algumas folhas de hortelã para dar um toque de sabor ainda mais especial ao tabule.

A melhor forma de servir a salada de quinoa é gelado ou em temperatura ambiente

Assim como qualquer salada refrescante, o tabule de quinoa fica ainda mais gostoso quando é servido geladinho – ou, no máximo, em temperatura ambiente. É isso que faz com que o acompanhamento seja ideal para os dias quentes. Para garantir o frescor do prato, é bom deixar a salada na geladeira até alguns minutos antes de servir. Ah, e o melhor de tudo é que, além de ser uma receita saudável e nutritiva, o tabule tem um ótimo rendimento e pode durar de 3 a 4 dias em um potinho dentro de um refrigerador.