Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Surfe: Esporte ou estilo de vida? Veja os benefícios para começar a pegar onda!
Movimente-se 17/02/2017

Surfe: Esporte ou estilo de vida? Veja os benefícios para começar a pegar onda!

Esperar a onda certa, ficar atento à direção do vento e conhecer bem o mar… Essas são algumas das tarefas iniciais de quem deseja começar a surfar! O esporte traz, além de um estilo de vida saudável, em contato direto com a natureza, momentos bem divertidos, prazerosos e extremamente benéficos, tanto para o corpo como para a mente. Saiba mais sobre algumas características dessa prática e veja como ela pode gerar bem-estar e qualidade de vida no dia a dia.

Considerado um esporte radical, a prática do surfe hoje é uma das atividades mais praticadas no país. Em diversas praias do litoral brasileiro é possível encontrar surfistas ou até mesmo escolas de surfe preparadas para dar o pontapé inicial de quem deseja pegar as primeiras ondas da vida. Segundo Ricardo “Dodô” de Mello, professor do esporte em Niterói-RJ, o surfe é altamente benéfico, pode ser considerado um estilo de vida e, ao mesmo tempo, um hábito saudável:

“O surfe hoje em dia é um esporte olímpico, mas, muitos de seus praticantes também o encaram como um estilo de vida. Isso se deve ao fato de estarem sempre dispostos a irem atrás das melhores ondas, sempre se preparando de maneira saudável para a próxima sessão de surfe. Os benefícios do esporte são muito parecidos com os da natação, por exemplo, havendo uma melhora grande no sistema cardiovascular e aumento da resistência”, explica o profissional.

Surfe e saúde: 4 benefícios para pegar onda!

1 – Fortalece a musculatura: O professor explica que os membros inferiores e superiores são trabalhados durante a prática: ” Ao remar em cima de uma prancha, você trabalha os músculos dos braços, ombros e costas. Ao ficar em pé, pernas e abdômen, além do equilíbrio”, analisa Ricardo.

2 – Favorece a perda de peso: Durante uma hora da prática esportiva, cerca de 400 calorias são perdidas, ajudando a alcançar o peso ideal. Além disso, os praticantes do surf, geralmente, seguem uma alimentação equilibrada, o que ajuda a manter hábitos saudáveis e fazendo com que o organismo funcione de maneira correta.

3 – Alivia o estresse: Para quem tem uma vida muito agitada, o esporte é uma ótima opção para se desligar um pouco dos problemas, diminuindo os níveis de ansiedade e estresse. Durante a prática é necessário se concentrar nas ondas, no tempo e na prancha, fazendo com que você abstraia todos os problemas ao redor.

4 – Melhora a qualidade do sono: Os exercícios físicos já são conhecidos por beneficiarem o sono, o surfe tem um fator ainda mais positivo: o mar. A correnteza do mar obriga o surfista a remar bastante, exigindo uma maior esforço físico, gastando mais energia e favorecendo um sono tranquilo.

Cuidados importantes na hora de surfar

Segundo o professor Ricardo, o esporte pode ser praticado todo dia, desde que o praticante siga uma rotina saudável, se alimentando bem e evitando excessos. Além disso, algumas recomendações são de suma importância:

“Na hora de surfar é muito importante não esquecer de fazer um aquecimento corporal e observar as condições do mar. Cada surfista tem seu limite e é muito importante cada um conhecer o seu. Esteja sempre descansado e bem alimentado. Lembre-se que vc vai se cansar e o mar não! Evite também surfar sozinho!”, alerta o profissional.

* Ricardo Dodô de Mello é professor de surfe em Niterói e outras informações podem ser tiradas com o profissional em suas redes sociais: Escola Niterói Surf e @niteroisurf