Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Suplemento alimentar: saiba para que serve e quais são os principais mitos e verdades sobre o assunto
Taeq Indica 09/02/2024

Suplemento alimentar: saiba para que serve e quais são os principais mitos e verdades sobre o assunto

Indicados para aumentar o nível de vitaminas, minerais e outros nutrientes no organismo, os suplementos alimentares podem trazer vários benefícios à saúde, desde que sejam consumidos da forma correta. Para saber mais sobre o assunto e desmistificar as principais questões, nós conversamos com o nutricionista Roni Cardoso, que falou sobre os mitos e verdades dos suplementos.
Confira a seguir!

Quem precisa de suplemento alimentar?

Quem pode usar suplemento alimentar? Suplemento alimentar é indicado para quem?

O suplemento alimentar não é indicado para todo mundo. Recomenda-se o seu uso para casos específicos, como, por exemplo:

  • pessoas com deficiência nutricional ou restrição nutricional;
  • atletas ou pessoas que fazem exercícios físicos regulares de alta intensidade;
  • idosos;
  • gestantes;
  • mulheres que querem engravidar.

Para que serve o suplemento alimentar?

De acordo com o Ministério da Saúde, os suplementos alimentares fornecem nutrientes, enzimas, probióticos e substâncias bioativas ao organismo que está com deficiência ou está em quantidades nutricionais insuficientes. Além disso, a suplementação também pode ajudar na absorção nutricional dos alimentos que são consumidos no dia a dia.

No entanto, se o paciente não tiver bons hábitos alimentares, a suplementação não vai ajudar de maneira efetiva. Para que os resultados desejados sejam atingidos, o indivíduo precisa manter uma alimentação saudável e exercícios físicos regularmente.

Quais são os benefícios dos suplementos alimentares?

Existem vários tipos de suplementos alimentares, e cada um deles vai trazer benefícios diferentes. Mas, de um modo geral, eles ajudam a:

  • Suprir necessidades nutricionais deficientes ou que está em quantidades insuficientes no organismo.
  • Aumentar o desempenho dos atletas e pessoas que fazem exercício de alta intensidade.
  • Fortalecer a saúde dos ossos.
  • Reduzir o peso corporal.
  • Melhorar a imunidade.
  • Facilitar a absorção de nutrientes.
  • Aliviar a dor muscular.
  • Acelerar o metabolismo.

Quais são os tipos de suplemento alimentar?

São muitos os tipos de suplemento alimentar. Abaixo, conheça os tipos e as suas principais funções.

1. Hipercalórico

O suplemento hipercalórico é indicado para atletas, pessoas que possuem alimentação restrita, e/ou têm dificuldade em ganhar peso e fazem exercícios de alta intensidade. A substância ajuda na síntese proteica, o que contribui para a formação dos músculos e melhora da imunidade.

Por outro lado, a suplementação é contraindicada para pessoas que têm facilidade em ganhar peso, fazem exercício por lazer ou apenas para manter o corpo bonito.

Vale lembrar que esse tipo de suplemento deve ser utilizado de modo pontual, de acordo com as recomendações médicas.

2. Vitamínico

O suplemento vitamínico é indicado para as pessoas que sofrem alguma deficiência nutricional ou têm dificuldade de absorção de minerais ou vitaminas.

Assim como o suplemento anterior, este também deve ser utilizado apenas com orientação médica. Isso porque o uso excessivo pode desencadear efeitos colaterais sérios, como, por exemplo, a vitamina C, que se ingerida em grandes quantidades, pode causar problemas nos rins.

3. Proteico

O suplemento proteico é indicado para pessoas que possuem déficit de proteína no organismo ou aquelas que buscam o aumento de massa muscular.

Porém, vale frisar que existem diversas opções no mercado e é preciso ficar atento aos rótulos e à composição antes de comprar o produto, principalmente as pessoas que:

  • têm restrições proteicas;
  • são intolerantes à lactose;
  • possuem problemas hepáticos;
  • têm fenilcetonúria ou são veganos.

4. Termogênico

O suplemento termogênico é indicado para quem deseja queimar gordura corporal e deve ser consumido junto a uma dieta equilibrada, acompanhada da prática de exercícios físicos regulares.
O produto acelera o metabolismo, fornece mais energia, colaborando assim para o emagrecimento.

5. Hormonais

O suplemento, também conhecido como pré-hormonal, é indicado para quem possui deficiência de nutrientes importantes para a produção de hormônios. Além disso, ele pode ser utilizado também para melhorar o desempenho atlético, ajudar no crescimento muscular e fazer parte de tratamento de condições médicas específicas.

6. Antioxidante

O suplemento antioxidante é indicado para aqueles que possuem deficiência ou quantidades insuficientes do nutriente no organismo. Dessa forma, a principal função da suplementação é regular os níveis dos minerais e vitaminas e neutralizar os radicais livres do corpo.

7. Probióticos

O suplemento probiótico possui bactérias benéficas que equilibram a microbiota intestinal, sendo, portanto, muito importante para a digestão, para o fortalecimento da imunidade e absorção de nutrientes.

Nesse sentido, a suplementação é indicada para quem apresenta problemas intestinais e de imunidade.

Quais são os suplementos alimentares que realmente funcionam?

 

Benefícios do suplemento alimentar, comprovação científica dos suplementos alimentares

Atualmente, existem vários estudos e protocolos bem definidos em relação aos benefícios dos suplementos alimentares. Com base nos últimos consensos do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da American College of Sports Medicine (ACSM), há cinco suplementos que possuem nível de evidência A, ou seja, que são comprovados com dados, no que diz respeito ao aumento de performance. São eles:

  • creatina;
  • beta-alanina;
  • nitratos inorgânicos;
  • cafeína;
  • bicarbonato de sódio.

Além desses, já foram comprovados cientificamente a eficácia de outros suplementos naturais, como:

  • ômega-3;
  • vitamina D;
  • proteína;
  • probióticos;
  • cálcio;
  • fibra;
  • ferro;
  • melatonina.

Quais são os principais mitos e verdades sobre suplementos alimentares?

O nutricionista Roni Cardoso responde quais são os principais mitos e verdades que envolvem os suplementos alimentares. Confira!

Suplementos alimentares devem ser consumidos apenas com a indicação de um nutricionista ou médico – VERDADE

Muitas pessoas têm o costume de tomar suplementos proteicos ou vitamínicos por conta própria. Mas você sabia que isso pode ser problemático? De acordo com o nutricionista Roni Cardoso, é fundamental ter a recomendação de um profissional da saúde para não errar no consumo.

“Os suplementos alimentares existem, basicamente, para duas finalidades: auxiliar na dieta e contribuir para a sua performance esportiva. Ambos os tipos de suplementos devem ser calculados de acordo com sua individualidade, dieta, objetivo e estratégia atual. Vale destacar que só o nutricionista saberá usar cada suplemento no momento correto, sempre pensando nos possíveis efeitos colaterais”, recomenda o profissional.

Suplementos alimentares são indicados apenas para atletas – MITO

Engana-se quem pensa que os suplementos servem apenas para complementar a dieta de atletas – afinal, em muitos casos, a adição de vitaminas, minerais e proteínas na alimentação ajuda a fortalecer a saúde de qualquer indivíduo.

“Suplementos alimentares podem ser usados por toda a população, tanto os que irão auxiliar na dieta quanto os voltados para performance. Estudos mostram que a creatina suplementada, por exemplo, pode ser benéfica para os idosos: garante uma melhora significativa nos sintomas da sarcopenia (processo natural de perda de massa muscular) e em fraturas provocadas por quedas”, afirma o especialista.

Quem tem uma dieta bem equilibrada tende a não precisar de suplementos – VERDADE

Se você tem hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, não há motivo para se preocupar! De acordo com o nutricionista Roni Cardoso, o ideal é buscar uma alimentação completa, consumindo todos os nutrientes através da comida consumida no dia a dia. “Suplementos alimentares, de uma forma geral, existem para suplementar algo que, por algum motivo, você não consiga fazer na dieta.

O whey protein (proteína do leite), por exemplo, é um suplemento indicado para aumentar a ingestão de proteína diária. Mas, caso você consiga bater essa quantidade de proteína com a comida, não será necessário consumir o suplemento. Ele é muito bem-vindo quando a pessoa não tem muito tempo ou não gosta de certos alimentos”, explica.

Suplementos são ótimos para aumentar a massa muscular – VERDADE

Muitos atletas e esportistas têm o hábito de consumir whey protein (dentre outros suplementos) para estimular o crescimento dos músculos – e isso faz todo o sentido. De acordo com o nutricionista, essa é uma boa tática – mas não a única – para fortalecer a musculatura do corpo.

“Suplementos podem sim auxiliar no ganho de massa muscular, porém não são os únicos responsáveis por isso. Você consegue ganhar massa muscular sem o uso de suplementos, desde que sua dieta esteja ajustada para isso com a quantidade certa de comida”, afirma Roni.

Suplementos vitamínicos ajudam a aumentar a imunidade – VERDADE

Você sabia que é possível fortalecer o sistema de defesa do corpo com a ajuda dos suplementos certos? De acordo com Roni, os multivitamínicos podem ser muito benéficos em certos casos, mas não devem ser consumidos de forma excessiva.

“Multivitamínicos podem auxiliar na sua imunidade, porém, não são os únicos que determinam isso. Se você segue uma dieta saudável, comendo as porções corretas de frutas e vegetais durante o dia, não é necessário o uso de multivitamínico.

O excesso de vitaminas e minerais costuma ser excretado e, dependendo, pode até trazer algum malefício. Como todo suplemento alimentar, o multivitamínico deve ser indicado por um nutricionista para atender cada individualidade”, finaliza o nutricionista.

Se você deseja adicionar suplementos alimentares à sua dieta, o primeiro passo a se fazer é buscar um médico ou nutricionista. Caso seja necessário, ele vai receitar a suplementação que vai suprir sua necessidade específica. Mas, independentemente de utilizar ou não suplementos, continue mantendo uma dieta equilibrada e uma rotina de exercícios físicos, ok? Hábitos saudáveis são fundamentais para uma vida de qualidade.