

Consultor:
Roni Cardoso
Formado em Nutrição pela Unigranrio, é pós-graduando em Nutrição e Fisiologia Aplicados ao Exercício no Instituto BBSFS
Indicados para aumentar o nível de vitaminas, minerais e outros nutrientes no organismo, os suplementos alimentares podem trazer vários benefícios à saúde - desde que sejam consumidos da forma correta. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com o nutricionista Roni Cardoso, que falou sobre os mitos e verdades dos suplementos. Dá uma olhada!
Suplementos alimentares devem ser consumidos apenas com a indicação de um nutricionista ou médico - VERDADE
Muitas pessoas têm o costume de tomar suplementos proteicos ou vitamínicos por conta própria. Mas você sabia que isso pode ser problemático? De acordo com o nutricionista Roni Cardoso, é fundamental ter a recomendação de um profissional da saúde para não errar no consumo. "Os suplementos alimentares existem basicamente para duas finalidades: auxiliar na dieta e contribuir para a sua performance esportiva. Ambos os tipos de suplementos devem ser calculados de acordo com sua individualidade, dieta, objetivo e estratégia atual. Vale destacar que só o nutricionista saberá usar cada suplemento no momento correto, sempre pensando nos possíveis efeitos colaterais", recomenda o profissional.
Suplementos alimentares são indicados apenas para atletas - MITO
Engana-se quem pensa que os suplementos servem apenas para complementar a dieta de atletas - afinal, em muitos casos, a adição de vitaminas, minerais e proteínas na alimentação ajuda a fortalecer a saúde de qualquer indivíduo. "Suplementos alimentares podem ser usados por toda a população, tanto os que irão auxiliar na dieta quanto os voltados para performance. Estudos mostram que a creatina suplementada, por exemplo, pode ser benéfica para os idosos: garante uma melhora significativa nos sintomas da sarcopenia (processo natural de perda de massa muscular) e em fraturas provocadas por quedas", afirma Roni Cardoso.
Quem tem uma dieta bem equilibrada tende a não precisar de suplementos - VERDADE
Se você tem hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, não há motivo para se preocupar! De acordo com o nutricionista Roni Cardoso, o ideal é buscar uma alimentação completa, consumindo todos os nutrientes através da comida consumida no dia a dia. "Suplementos alimentares de uma forma geral existem para suplementar algo que, por algum motivo, você não consiga fazer na dieta. O whey protein (proteína do leite), por exemplo, é um suplemento indicado para aumentar a ingestão de proteína diária. Mas, caso você consiga bater essa quantidade de proteína com a comida, não será necessário consumir o suplemento. Ele é muito bem-vindo quando a pessoa não tem muito tempo ou não gosta de certos alimentos", explica.
Suplementos são ótimos para aumentar a massa muscular - VERDADE
Muitos atletas e esportistas têm o hábito de consumir whey protein (dentre outros suplementos) para estimular o crescimento dos músculos - e isso faz todo o sentido! De acordo com o nutricionista, essa é uma boa tática - mas não a única - para fortalecer a musculatura do corpo. "Suplementos podem sim auxiliar no ganho de massa muscular, porém não são os únicos responsáveis por isso. Você consegue ganhar massa muscular sem o uso de suplementos desde que sua dieta esteja ajustada para isso com a quantidade certa de comida", afirma Roni.
Suplementos vitamínicos ajudam a aumentar a imunidade - VERDADE
Você sabia que é possível fortalecer o sistema de defesa do corpo com a ajuda dos suplementos certos? De acordo com Roni, os multivitamínicos podem ser muito benéficos em certos casos, mas não devem ser consumidos de forma excessiva. "Multivitamínicos podem auxiliar na sua imunidade, porém não são os únicos que determinam isso. Se você segue uma dieta saudável, comendo as porções corretas de frutas e vegetais durante o dia, não é necessário o uso de multivitamínico. O excesso de vitaminas e minerais costuma ser excretado e, dependendo, pode até trazer algum malefício. Como todo suplemento alimentar, o multivitamínico deve ser indicado por um nutricionista para atender cada individualidade", finaliza o nutricionista.