Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sucos de frutas: 6 combinações saudáveis e saborosas para você beber no verão
Guia Culinário 26/12/2017

Sucos de frutas: 6 combinações saudáveis e saborosas para você beber no verão

Tem bebida que combine melhor com o verão do que um saboroso e refrescante suco de frutas? Quando o calor aperta, as temperaturas sobem e a sede aumenta, o bom e velho suquinho natural é um grande aliado da nossa hidratação. E, para deixar a sua bebida mais deliciosa, saudável e nutritiva, algumas misturas de frutas podem deixar qualquer suco poderoso e irresistível de tomar.

Suco de frutas vermelhas, combinações de laranja com melão, goiaba com maçã, melancia, kiwi e maracujá… Enfim, as possibilidades de juntar frutas em um só copo são enormes, mas só dependem de três fatores fundamentais: criatividade culinária, paladar apurado e uniões de nutrientes que se completam e potencializam essa harmonização.

Como combinar as frutas nos sucos? Saiba o que levar em consideração nessas escolhas

– Dê preferência às frutas da estação: Além de estarem em seus melhores momentos de sabor e nutrientes, as frutas da safra também são encontradas mais facilmente, por isso, também estão mais baratas para comprar. No período de verão, por exemplo, as frutas tropicais e cítricas são os grandes destaques da temporada.

Use frutas orgânicas: Dessa forma, você garante um alimento 100% natural, sem qualquer aditivo químico, principalmente agrotóxicos, que podem prejudicar o organismo. As frutas orgânicas também são mais saborosas e preservam melhor os seus nutrientes.

– Misture frutas com características diferentes de sabor: Essa dica é bem peculiar, afinal, gosto não se discute, mas, quando utilizamos frutas de sabores distintos, a harmonização tende a ser mais aprazível. Frutas iguais podem deixar o suco com um sabor muito acentuado às características principais das mesmas (muito ácida ou muito doce, por exemplo). Por isso, procure equilibrar os sabores.

– Misture frutas com características diferentes de nutrientes: Se pensarmos de maneira geral, as frutas possuem nutrientes muito parecidos. No entanto, para potencializar o quadro nutricional do suco, nós podemos combinar ingredientes que possuem fontes principais diferentes. Por exemplo: o abacaxi se destaca em vitamina C, por isso, você pode unir com a água de coco, que é uma grande fonte natural de fibras alimentares, completando a composição de cada fruta.

– Misture frutas com características diferentes de cores: Você sabia que a coloração dos alimentos também difere as caraterísticas de sabores e nutrientes? Pois é, esses são os “fitoquímicos“. Por isso, é tão importante um prato colorido e variar bastante os ingredientes das receitas. Abuse das cores e deixe a sua bebida linda e sofisticada.

Tenha cuidado com a frutose: Principalmente em receitas para diabéticos ou pessoas que buscam perder uns quilinhos, é preciso saber que as frutas possuem açúcar. Por isso, mesmo que não adocemos o suco, é importante estarmos atentos às combinações de frutas que possuem mais frutose, como por exemplo, a laranja, a maçã e o caqui. Outra boa opção também para abaixar o Índice Glicêmico da bebida é inserir 1 colher de sopa de algum ingrediente rico em fibras alimentares, como farinha de linhaça, grãos, semente ou farinha de banana verde.

6 sucos de frutas poderosos para turbinar o seu verão

1 – Suco de laranja com pêssego

2 – Suco de tangerina com maçã

3 – Suco de cítricos com canela

4 – Suco de frutas vermelhas com limão e água de coco

5 – Suco orgânico de frutas amarelas

6 – Suco verde de abacaxi, laranja e hortelã

Produtos relacionados