Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Suco de cenoura: conheça os benefícios e 3 modos de fazer
Guia Culinário 01/02/2022

Suco de cenoura: conheça os benefícios e 3 modos de fazer

Rico em antioxidantes, fibras e vitaminas, o suco de cenoura é uma bebida bem hidratante que pode trazer vários benefícios à saúde. Ele se encaixa bem em rotinas detox, por exemplo, e pode ser incrementado com diferentes frutas e vegetais – limão, laranja, gengibre, beterraba e até folhas verde-escuras que acrescentam muito em termos nutricionais. Quer saber mais sobre os benefícios do suco de cenoura e como prepará-lo de diferentes maneiras? É só continuar lendo!

Para que serve o suco de cenoura?

Por ser um tubérculo fonte de betacaroteno, vitamina A e minerais indispensáveis para o organismo, a cenoura é um dos vegetais mais importantes para a alimentação – principalmente de quem é vegano e vegetariano. O suco feito a partir do alimento traz benefícios para o organismo como um todo e, para ser bem aproveitado, deve ser preferencialmente consumido in natura. Descubra para que serve o suco de cenoura na sua alimentação:

Suco de cenoura: benefícios para a saúde da pele e dos cabelos

O suco de cenoura se destaca por conter flavonoides e carotenoides (agentes antioxidantes), como o betacaroteno, que combatem os efeitos dos radicais livres, mantendo as células protegidas. Por conta disso, ele ajuda muito a prevenir o envelhecimento da pele, faz bem para a saúde dos cabelos, das unhas e ainda evita possíveis problemas relacionados à degeneração celular.

O betacaroteno presente na cenoura também ajuda a estimular a produção de melanina. Por isso, esse suco é ótimo para manter o bronze no verão e concede um aspecto mais saudável à pele.

Receita de suco de cenoura é detox e ajuda a acelerar o metabolismo

Você sabia que o suco de cenoura também ajuda a aumentar a queima de calorias? Isso porque ele acelera o metabolismo e tem um efeito detox no organismo, principalmente quando combinado com ingredientes termogênicos, como gengibre e canela.

Por ser pouco calórico, ter um alto teor de água e fibras, esse tipo de suco ajuda muito a eliminar as gorduras e toxinas corporais quando consumido regularmente. Ele acaba cumprindo um efeito termogênico no organismo e, por isso, é uma ótima opção para tomar ainda em jejum pela manhã.

Suco de cenoura faz bem para a saúde dos olhos

A vitamina A presente na cenoura é considerada um dos nutrientes mais importantes para a saúde da visão. Ela mantém a córnea clara e, quando em carência na alimentação, pode gerar a síndrome do olho seco (quando os olhos não recebem uma boa umidade pela via lacrimal) e afetar a produção de rodopsina – proteína presente na retina responsável por converter a luz em impulsos elétricos lidos pelo cérebro como visão.

Esse tipo de vitamina tem forte ação antioxidante e ajuda a proteger os olhos de uma série de doenças, como catarata, degeneração macular, cegueira noturna e outros problemas relacionados à vista. Por isso, uma boa dica é consumir o suco de cenoura no dia a dia e garantir que os níveis de vitamina A estejam em equilíbrio no organismo.

Suco de cenoura com limão ajuda a turbinar o sistema imunológico

Quando se trata de fortalecer o sistema de defesa do corpo, nada melhor que uma combinação de sucos de cenoura com frutas cítricas. Essa bebida é bastante hidratante e é rica em vitaminas A e C – agentes antioxidantes que fortalecem a imunidade, evitando sintomas de gripes e resfriados.

O suco de cenoura com limão, por exemplo, cumpre um forte efeito detox e anti-inflamatório no organismo – ajuda a eliminar as impurezas do sangue e também a combater possíveis microrganismos que sejam danosos à saúde.

Bebida ajuda a regular os níveis de colesterol e o índice glicêmico

Outro ponto positivo do suco de cenoura é que ele estimula a produção de bile, o que facilita a digestão de alimentos e a quebra de gorduras. Consequentemente, esse suco ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e ainda contribui para o controle dos níveis de açúcar no sangue, sendo uma boa opção para quem tem diabetes, por exemplo.

Como fazer suco de cenoura de diferentes maneiras

Que tal experimentar diferentes versões de suco de cenoura para variar no cardápio diário? Aqui, nós separamos opções feitas com limão, laranja e beterraba. No entanto, você sempre pode adicionar outros ingredientes, como couve, abacaxi, mamão, hortelã, gengibre e especiarias que harmonizam bem com a cenoura e contribuem para uma bebida ainda mais nutritiva.

1. Suco de cenoura com limão

Quando o objetivo é fazer um detox no fígado e eliminar o inchaço do corpo, uma boa dica é experimentar o suco de cenoura com limão. Altamente rica em vitaminas e antioxidantes, essa bebida é bem refrescante, tem um sabor mais cítrico e deve ser preferencialmente consumida sem açúcar.

Ingredientes

– 1 cenoura orgânica Taeq

– 1 limão orgânico Taeq

– 400 ml de água gelada

– Pedras de gelo a gosto

– Açúcar demerara a gosto (opcional)

Primeiro, descasque a cenoura e a corte em cubos. Coloque-a no liquidificador, junte o sumo de limão, a água, o gelo, o açúcar (opcional) e bata por pelo menos 3 minutos, até fazer um suco homogêneo. Beba ainda fresco!

2. Suco de cenoura com laranja

Assim como o limão, a laranja harmoniza bem com o suco de cenoura e agrega bastante vitamina C e antioxidantes à bebida. Esse tipo de suco ajuda a repor os sais minerais no organismo (como ferro, cálcio, potássio e manganês) e é uma opção bem hidratante para o dia a dia.

Ingredientes

– 1 cenoura orgânica Taeq grande

– 3 laranjas ou 200ml de Suco de Laranja Integral Taeq

– 1 pedaço pequeno de gengibre orgânico Taeq (opcional)

– Açúcar demerara a gosto (opcional)

Para começar, descasque a cenoura, corte-a em pedaços menores e coloque no liquidificador. Junte o suco das 3 laranjas espremidas (sem coar), adicione o gengibre e o açúcar a gosto. Bata bastante no liquidificador e beba em seguida.

3. Suco de cenoura com beterraba

Que tal fazer um suco para fortalecer o sistema circulatório? A combinação de cenoura com beterraba tem um alto teor de fibras e antioxidantes que melhoram a digestão e fortalecem o sistema cardiovascular – previnem problemas como derrames e auxiliam no controle do colesterol.

Ingredientes

– 1 cenoura orgânica Taeq

– ½ beterraba orgânica Taeq

– 300 ml de água gelada

Descasque a cenoura, a beterraba e as corte em pedaços menores. Coloque-as no liquidificador, adicione a água e bata por pelo menos 3 minutos. Beba o suco sem coar.