Suco de caixinha não é tudo igual! Nutricionista ensina como escolher

Suco de caixinha integral pode ser uma boa opção para o lanche das crianças por oferecer praticidade e sabor
Suco de caixinha integral pode ser uma boa opção para o lanche das crianças por oferecer praticidade e sabor
Caroline Codonho

Consultor:

Caroline Codonho

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL)

Você já deve ter ouvido falar que suco de caixinha faz mal, não é? Assim como diversos produtos vendidos no mercado e consumidos na rotina alimentar, existem mitos acerca do suco de caixinha que devem ser revistos. Por incrível que pareça, dá sim para aproveitar as bebidas de forma saudável: basta saber como escolher as melhores opções para consumo. Por isso, nós conversamos com a nutricionista Caroline Codonho a fim de entender melhor sobre sucos de caixinha e quais nutrientes devem estar presentes nessas bebidas. Dá uma olhada nas dicas!

Suco de caixinha: opção mais saudável é a integral e 100% fruta

Afinal, suco de caixinha faz mal ou não? A resposta é: depende! Caroline afirma que o suco de caixinha pode ser considerado uma alternativa saudável ao suco natural, sim. Porém, antes de mais nada, deve-se ler o rótulo para compreender quais substâncias estão presentes na bebida. "Deve-se optar pelo suco 100% fruta, ou seja, suco integral, sem adição de xaropes ou açúcares", indica a nutricionista.

Ácido ascórbico é nutriente indispensável para suco de caixinha

Há nutrientes que são fundamentais para garantir a qualidade dos sucos de caixinha. Caroline diz que o principal deles é a vitamina C, ou ácido ascórbico, que nada mais é do que uma nomenclatura alternativa para a mesma substância.

Nos produtos, a presença do micronutriente atua como um potente conservante para as bebidas. A vitamina é fundamental, pois enriquece os drinks e oferece antioxidantes para o organismo, além de reduzir o efeito oxidativo causado pelo contato com o ar. Assim, o suco de caixinha dura mais tempo!

Outra coisa indispensável é saber o que deve ser evitado quando se trata do consumo de suco de caixinha. Evite produtos com corantes, como tartrazina e amaranto. Tais substâncias são responsáveis por gerar quadros alérgicos e hiperatividade infantil com regularidade. Novamente, ler o rótulo é de extrema importância!

Suco de caixinha sabor uva é opção para variar o sabor

Dentre os variados tipos de suco de caixinha, existem aqueles que são considerados os melhores sabores para incluir no cardápio, como a laranja integral e a tangerina. Ambos apresentam boas quantidades de vitamina C. E tem mais um destaque! "Suco de uva integral é uma boa opção, pensando nos componentes da uva (resveratrol, por exemplo)", explica Caroline.

E se a indicação é investir em suco de caixinha da fruta, nada como aproveitar as bebidas da Taeq, não é? Dá para apostar também no suco verde detox Taeq ou no suco vermelho detox Taeq para começar a manhã com uma boa dose de ânimo e sabor para o organismo. As bebidas são ricas em vitamina C, livre de açúcares e conservantes. Saúde é o que não falta!

Ingestão de sucos de caixinha deve ser equilibrada e sem exageros

É importante lembrar que tudo em excesso pode fazer mal. Mesmo sucos naturais feitos com a polpa da fruta levam ao aumento dos níveis de açúcar no sangue se consumidos de forma exagerada. Isso se dá devido à forte presença de frutose nos alimentos, o chamado "açúcar das frutas". Portanto, o ideal é sempre equilibrar a ingestão de suco (caixinha, garrafa ou natural) nas refeições e no cardápio, ok? Ter uma hidratação adequada também faz toda a diferença no processo!

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