Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 19/03/2021

Suco de abacaxi com limão possui uma combinação poderosa! Saiba suas vantagens

Rico em vitamina C e antioxidantes, o suco de abacaxi com limão é uma ótima escolha para turbinar a imunidade. Feita com duas frutas cítricas bem saborosas e suculentas, essa bebida é refrescante, fácil de preparar e pode ser servida com outros ingredientes – açúcar demerara, de coco e até incrementada com gengibre, mel, folhas de hortelã e outras ervas. Para te incentivar a experimentar essa combinação de frutas, nós preparamos uma matéria sobre as principais vantagens do suco de abacaxi com limão e como prepará-lo. Vale a pena conferir!

Quais os benefícios do suco de abacaxi com limão?

Por ser altamente rico em termos nutricionais, o suco de abacaxi com limão – além de refrescante e saboroso -, faz bem para a saúde do coração, do cérebro e de diferentes sistemas do corpo. Essa bebida é muito indicada, inclusive, para hidratar o corpo em dias mais quentes e após atividades físicas. Confira os seus principais benefícios:

1. É fonte de vitaminas A, C, do complexo B e antioxidantes

O grande diferencial do suco de abacaxi com limão é que ele fornece uma grande quantidade de vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, C e compostos antioxidantes que fortalecem a imunidade, prevenindo gripes e resfriados. Essas vitaminas também são importantes para a saúde dos olhos, do coração, do fígado e melhoram a saúde da pele.

2. Tem efeito detox e anti-inflamatório

Você sabia que tanto o abacaxi quanto o limão contêm substâncias detox e anti-inflamatórias? Por conta disso, o suco dessas frutas ajuda a purificar o organismo (eliminar as toxinas e o acúmulo de líquidos) e a combater possíveis focos de inflamação, fortalecendo o sistema de defesa do corpo.

3. Ajuda na perda de peso

Algumas pessoas acreditam que suco de abacaxi com limão emagrece – e essa afirmação realmente tem um quê de verdade, pois ambas as frutas têm ação diurética, alto teor de fibras e de água – por isso, concedem mais saciedade, ajudam a eliminar o excesso de líquidos do organismo e contribuem para o processo de digestão, o que é essencial para quem precisa perder peso. Caso o objetivo seja melhorar o desempenho da bebida nesse aspecto, uma boa dica é adicionar gengibre (um ingrediente termogênico) à receita.

4. Faz bem para a saúde da pele e dos cabelos

Você sabia que o suco de abacaxi com limão faz muito bem para a saúde da pele e dos cabelos? Isso porque ele contém uma grande quantidade de flavonóides, carotenóides, vitaminas A e C (que têm ação antioxidante) e outros compostos que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

5. Melhora o processo de digestão

Por conter bromelina (enzima presente no abacaxi), fibras alimentares e agentes antioxidantes, o suco de abacaxi com limão é considerado um grande aliado para a digestão. Essa bebida é bastante indicada, inclusive, para tomar durante ou logo após as refeições principais – nesse caso, a vitamina C presente na bebida também auxilia na absorção do ferro pelo organismo.

6. Fortalece o organismo e ajuda a recuperar os músculos no pós-treino

Outro ponto interessante desse suco é que ele fornece uma grande variedade de sais minerais: potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês, cobre e outros indispensáveis para a saúde dos ossos, músculos, da imunidade, do coração e do organismo como um todo. Por ser bastante rica em nutrientes, essa bebida ajuda a fortalecer a musculatura no pós-treino e funciona como uma turbina que dá energia ao corpo – sendo indicada, inclusive, para hidratá-lo nos dias mais quentes de verão.

Como fazer suco de abacaxi com limão

Para fazer um suco de limão com abacaxi bem refrescante e nutritivo, a nossa dica é usar frutas frescas e, de preferência, bater algumas pedras de gelo para deixar a bebida bem gelada. Confira o passo a passo que separamos:

Ingredientes

– 400 ml de água filtrada

– 6 pedras de gelo

– ½ abacaxi picado

– 1 limão cortado em 4 partes (com a casca e sem a parte branca)

– Açúcar demerara a gosto

Para preparar, comece batendo a água, o abacaxi e as pedras de gelo no liquidificador. Em seguida, adicione o limão, o açúcar e bata novamente, até formar uma mistura homogênea. Por fim, basta coar e servir o suco.