Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Suco com a casca da fruta é uma delícia! Veja 6 opções para preparar em casa
Guia Culinário 14/06/2019

Suco com a casca da fruta é uma delícia! Veja 6 opções para preparar em casa

Você sabia que dá para preparar sucos apenas com cascas de frutas? Limão, melancia, laranja, abacaxi, pera, goiaba e por aí vai… São inúmeras combinações de cascas que resultam em sucos detox. O problema é que muitas pessoas acabam esquecendo que as cascas também são fontes de vitaminas e nutrientes importantes – por isso, acabam descartando-as após o consumo das frutas. A nossa dica, no entanto, é que você sempre as reaproveite na culinária, seja no preparo de sucos, doces, saladas ou no que for. Para que você se inspire a preparar bebidas mais saudáveis e diferentes, nós separamos 6 opções de misturas de cascas que ficam uma delícia. Confira e prepare já o seu suco!

Casca de maçã com laranja é uma mistura rica em vitaminas

Que tal preparar um suco com as cascas da maçã e da laranja? Essas duas frutas são fontes de vitaminas do complexo B, C, minerais como o potássio, fibras e antioxidantes. A casca da maçã, em especial, faz muito bem para o coração, pois é fonte de pectina (uma substância que auxilia no controle do colesterol). Além disso, ela auxilia na digestão e tem propriedades anti-inflamatórias.

Já a casca da laranja tem alto teor de vitaminas do complexo B (fundamentais para a saúde do sistema nervoso), fibras e antioxidantes. Para preparar esse suco, você precisa bater as cascas com água filtrada no liquidificador. Depois é só coar o líquido e adoçar da forma que preferir.

Suco de casca de manga é fonte de betacaroteno, um importante antioxidante

Você também pode preparar um suco bem saboroso e nutritivo a partir da casca da manga. Ela é extremamente rica em betacaroteno – um importante antioxidante, que previne o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares. Para preparar essa bebida, basta bater as cascas dessa fruta com água e também adoçar da forma que preferir. Uma boa dica é evitar ao máximo o açúcar refinado (maléfico à saúde) e procurar por adoçantes mais naturais. Muitas pessoas, inclusive, optam por não usar adoçante algum, já que a fruta é bem docinha e o resultado continua sendo muito saboroso.

Casca de abacaxi com hortelã é uma combinação clássica de suco

O clássico abacaxi com hortelã é sempre uma opção interessante, né? Mas o que muita gente não sabe é que esse suco também pode ser preparado a partir da casca do abacaxi, que é fonte de vitamina C, fibras e da enzima bromelina, que auxilia na digestão. Por isso, vale super a pena incluí-la na alimentação. Para o preparo, coloque as cascas no liquidificador, adicione água e folhas de hortelã. Após bater é só coar e beber em seguida. Que tal?

Suco das cascas de limão e laranja é uma explosão de vitamina C

Pertencentes ao grupo das frutas cítricas, tanto o limão quanto a laranja são alimentos com alto teor de vitamina C – que também atua como antioxidante e fortalece a imunidade. Por isso, é sempre indicado preparar um suco com essas frutas. Assim como as outras receitas, o suco com cascas de limão e laranja deve ser feito no liquidificador com acréscimo de água. Para quem gosta, outra dica interessante é adicionar um pouco de gengibre – conhecido por suas propriedades detox, vitaminas e minerais importantes. Depois de bater tudo é só coar e beber. Bem fácil, né?

Suco das cascas de melancia e limão é uma opção rica em vitaminas

Muita gente não sabe, mas a casca da melancia é a parte mais benéfica da fruta – é fonte de vitaminas A, B6, C e do antioxidante licopeno – que inibe a ação oxidante dos radicais livres, combatendo o envelhecimento celular. Além disso, essa casca também é rica em minerais importantes, como potássio, zinco e magnésio. A casca de limão também é cheia de propriedades benéficas – vitaminas, fibras e o antioxidante pectina, que faz bem para a saúde da pele. Uma boa dica é bater essas duas cascas e preparar um suco bem nutritivo para tomar no café da manhã.

Que tal preparar um suco com cascas de diversas frutas?

Já pensou em reunir os benefícios de diversas frutas em um único suco? Se você quer inovar e preparar uma bebida realmente nutritiva e saudável, uma boa dica é bater cascas de diversas frutas diferentes – maçã, limão, pera, kiwi, abacaxi e manga, por exemplo. Será uma verdadeira explosão de sabores e vitaminas importantes para a saúde. Durante o preparo, tente cortar (ou ao menos diminuir) o açúcar, pois as próprias frutas já são naturalmente adocicadas. Depois de bater tudo é só coar e beber. Viu como dá para reaproveitar as cascas das frutas preparando outras bebidas deliciosas?