Sorrir faz bem! Veja como uma boa alimentação colabora para melhorar o seu humor

Bom humor é essencial. E, para mantermos nossos sorrisos sempre em dia e um estado de bem-estar constante, manter a alimentação leve e saudável é das mais prazerosas opções. Alguns alimentos trazem em suas composições a presença da serotonina, substância relacionada às sensações de prazer.
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Está no calendário: 28 de abril, dia do sorriso. Mas sorrir é tão importante para a qualidade de nossas vidas, que deveria ser lembrado todos o tempo! E uma das melhores formas de obtê-lo diariamente através de uma boa alimentação. Sorrir, envolve mais coisas do que imaginamos, está diretamente ligado à uma alimentação saudável e bons hábitos cotidianos.

Já está mais que comprovado que o que comemos está diretamente ligado ao humor. Durante todo o processo alimentar, nosso corpo produz uma substância chamada serotonina, responsável por trazer a sensação de bem-estar, reduzindo os sintomas do estresse e até mesmo da depressão. , como explica a nutricionista Paola Lisboa:

"Alimentos ricos em ômega 3 como os peixes, por exemplo, ajudam na fabricação da serotonina, um neurotransmissor relacionados à sensação de prazer. O triptofano, aminoácido presente em alimentos proteicos também está envolvido com a produção de serotonina, ele aumenta esse neurotransmissor no nosso organismo. O zinco e o magnésio encontrados nos peixes e banana, são minerais essenciais para que o corpo também transforme triptofano em serotonina", destaca a profissional.

Veja os alimentos que auxiliam no bom humor!

Chocolate: Não é mais uma justificativa "barata" para comer chocolate. É comprovado que o doce estimula a produção de serotonina e endorfina no corpo, trazendo a sensação de bem-estar e prazer. Invista em chocolates com uma maior quantidade de cacau (considerados meio amargos ou amargos) pois estes possuem menos gorduras saturadas e açúcares, sendo mais benéficos ao organismo.

Alface: O talo do alface possui uma substância chamada lactutina, que tem efeito calmante sobre o corpo. É excelente para amenizar irritações, e além disso, a folha possui fosfato, a falta desse elemento pode causar depressão, estresse e cansaço.

Banana: Uma das frutas mais consumidas do mundo, a banana além de trazer diversos benefícios para a saúde, ainda é uma aliada contra a ansiedade e uma fornecedora instantânea de energia.

Ovo: Rico em vitaminas do complexo B (tiamina e a niacina), os ovos são bons colaboradores para o bom humor. A falta desses nutrientes pode causar ansiedade e até perda de memória.

Cereais integrais: Possuem vitamina B6 que contribui para a fabricação de enzimas presentes no metabolismo de substâncias que regulam o humor, como a serotonina e a dopamina.

Salmão: Devido à presença do ácido-graxo ômega 3, o salmão é um alimento que está diretamente associado às alterações de humor.

Mel: Melhora a sensação de bem estar e prazer durante a sua ingestão, além de fornecer energia para o dia a dia. Isso acontece com os carboidratos em geral, a falta deles afeta os estados de humor e a capacidade de raciocínio.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

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