Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sopa de frutas? Sim! Veja opções de preparos e os seus benefícios para a saúde!
Guia Culinário 10/05/2017

Sopa de frutas? Sim! Veja opções de preparos e os seus benefícios para a saúde!

Uma boa sopinha sempre cai muito bem, independente de qual seja a sua alimentação. E, a bola da vez entre as opções dessa saborosa e tradicional iguaria é a sopa de frutas. Você já ouviu falar? Sim, é possível prepararmos uma receita exclusivamente à base de frutas, para ser consumida tanto nas refeições principais, almoço e jantar, como em lanches durante a tarde ou antes de dormir.

Perfeita, por exemplo, para os adeptos do frugivorismo (a dieta das frutas), essa sopa pode tranquilamente compor diversos momentos do dia, tornando as refeições mais ricas, completas e trazendo diversidade na dieta. Já para as pessoas que seguem outros tipos de alimentações, a iguaria também é importante, já que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ingestão diária de frutas deve ser de cinco (ou mais) porções. Segundo a nutricionista Bianca Pires, a sopa de frutas é uma boa opção para manter o corpo saudável, ativo e livre de enfermidades:

“As frutas são importantes fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, além disso, possuem boa quantidade de fibras e disponibilizam energia ao organismo. Para a sopa, as frutas mais consumidas variam de acordo com a safra e território. Neste mês de maio temos: abacate, caqui, coco, laranja-lima, limão-taiti, maçã, mamão, maracujá, pera e tangerina”, explica a profissional.

5 Benefícios da sopa de frutas

1 – Propriedades antioxidantes: As frutas são fonte de importantes agentes antioxidantes que ajudam a combater as inflamações no organismo e ainda previnem o envelhecimento precoce das células, conferindo uma pele bonita e jovem.

2 – Fonte de fibras alimentares: Composta por diversas frutas, a sopa se torna um prato rico em fibras responsáveis por facilitarem o trânsito intestinal, diminuindo a constipação e a prisão de ventre, além de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, deixando o coração forte e saudável.

3 – Ricas em vitaminas e minerais: Vitamina A, C, do complexo B e minerais como cálcio, ferro, potássio estão presentes em diversas frutas que podem compor a sopa. Essas substâncias atuam em prol de um organismo saudável, proporcionando uma melhora no sistema imunológico, fortalecendo ossos e músculos e atuando na manutenção do corpo.

4 – Livre de toxinas: As frutas são alimentos naturais, oriundos da natureza, logo não são compostas de aditivos industrializados, principalmente quando as frutas da safra são selecionadas para o preparo. Essa refeição ainda é livre de colesterol, glúten e outras substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.

5 – Favorece o emagrecimento saudável: A sopa de frutas podem ser preparadas com alimentos de baixas calorias, que ajudam a manter uma alimentação equilibrada e a perder os indesejáveis quilinhos.

“O ideal é que sopa de frutas e saladas de frutas componham refeições intermediárias (lanches) ou sirvam de sobremesa em refeições principais, como almoço e jantar”, analisa Bianca Pires.

Potencialize os nutrientes – Algumas combinações de frutas são responsáveis pela biodisponibilidade das substâncias, fazendo com que aumente a absorção e trazendo mais benefícios à saúde: “Podemos utilizar frutas ricas em nutrientes específicos para potencializar absorção de outros nutrientes, como por exemplo, para anemia, utilizar um suco de fruta cítrico, rico em vitamina c, para potencializar a absorção do ferro não-heme de vegetais verdes escuros”, indica a nutricionista.

Receita de sopa fria de frutas

O chef de cozinha Bruno Barreto disponibilizou uma receita deliciosa e super fácil para acrescentar ao seu cardápio. Confira:

Ingredientes:

– 1 manga

– 1 melão

– 400 g melancia

– 15 morangos

– 2 maçãs

– 3 bananas d’água

– 1 cacho de uva Itália.

– Suco de duas laranjas com suco de 1 limão

– Água

– 300 g de Açúcar mascavo.

Modo de Preparo: Cortar todas as frutas em cubinhos (menos a uva obviamente) e reservar. Colocar na panela a água com o açúcar, esperar ferver e adicionar o suco de laranja e de limão e esperar mais um pouco. Acrescente o melão, melancia, maçã, manga e a uva. Desligue o fogo, espere dar uma amornada, coloque o morango e na hora de servir adicione a banana.

“Caso você for fazer essa sopa fria, é do mesmo jeito, você só não precisa esquentar a água. Só misturar tudo e servir”, acrescenta o profissional.

O consumo equilibrado é fundamental

As frutas são alimentos naturais e extremamente saudáveis, porém, tudo em excesso pode trazer efeitos contrários aos desejados, como explica Bianca: “Todo excesso causa algum malefício, o excesso do consumo de frutas pode gerar aumento calórico e consequentemente excesso de peso. o ideal é sempre a moderação. Além disso, para pessoas com deficiência na GLUT-5, que é o receptor da frutose no organismo, algo não muito comum na população, a sopa de frutas não é recomendado”, finaliza a nutricionista.

*Bianca Pires (CRN4 12101187) é nutricionista com especialização em nutrição esportiva e estética. A profissional disponibiliza seus contatos para outras informações:Facebook /Instagram / nutricionistabiancapires@gmail.com