Solte a voz! Saiba como cuidar da sua saúde vocal através de uma boa alimentação

Nossa voz também depende da qualidade da nossa alimentação diária. Alguns alimentos contribuem para o fortalecimento das cordas vocais, combatendo possíveis problemas na região, que podem causar rouquidão, coceira e dores. Saiba mais!
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Luciana Novaes

Consultor:

Luciana Novaes

Nutricionista mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ com especialização em Saúde Materna e Infantil e Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS

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Rouquidão, coceira na garganta, tosses e dor ao falar... Você não precisa ser um cantor para ter a devida atenção com a sua voz. Proteger da saúde das cordas vocais é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida e, por isso, também passa por seguir hábitos alimentares saudáveis. Alguns ingredientes possuem nutrientes importantes para deixar o seu timbre perfeito! Confira!

Segundo a nutricionista Luciana Novaes, a alimentação para quem quer manter a voz saudável deve ser leve, evitando fazer uso de alimentos muito condimentados. "Essa medida é importante porque uma alimentação com comidas mais pesadas ou muito condimentadas podem elevar a temperatura dessa região e uma digestão mais lenta, atrapalhando a função do diafragma e da respiração." explicou a nutricionista, apresentando duas dicas:

- Beber bastante água: No mínimo de 7 a 8 copos de 200 ml por dia, para hidratar os tecidos, e fazer com que haja uma emissão da voz com menos esforços. Caso passe o dia em ambientes com ar-condicionado, aumente para 10 a 14 copos.

- Alimentos importantes: Maçã, romã e salsão possuem poder adstringente, que colabora para limpar as cordas vocais, fazendo uma contração dos tecidos e diminuindo as secreções. "Recomenda-se comer uma maçã antes e nos intervalos do uso profissional da fala, desta forma haverá um exercício na musculatura da boca contribuindo para uma articulação clara e uma voz com boa ressonância." ressalta a profissional.

Conheça mais sobre a ação dos alimentos em sua voz

Maça: A fruta limpa o trato vocal, o caminho que é percorrido pela voz, ajudando a combater a secura. A maçã retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais "rala" e facilitando na articulação das palavras. Por ser uma fruta consistente, a maça também exercita os músculos responsáveis pela fala (língua, bochecha, lábios e os músculos interiores da boca).

Romã: Comer a fruta, preparar um chá e fazer gargarejo são opções de usar o romã como um aliado nas cordas vocais. Também é o responsável por limpar as cordas vocais e aliviar dores causadas pelo excesso de uso da voz, além disso protege a rouquidão.

Salsão: Protege contra a afonia (perda da voz), auxilia na limpeza da boca e da faringe. Pode ser consumido como chá, em saladas ou sucos.

Veja alguns alimentos que você deve evitar para o bem estar da sua voz:

Evitar alimentos gordurosos e com isso diminuir possíveis refluxos e uma mudança de pH na área das cordas vocais. "Esses alimentos também tendem a aumentar a produção de secreção na garganta levando a dificuldades na produção da voz." destaca a nutricionista.

O uso de pastilhas, sprays, gengibre, própolis podem anestesiar a região e com isso mascarar um uso excessivo na utilização da voz, o que pode criar lesões e comprometer a fala no futuro.

O leite também deve ser evitado antes de um momento onde a voz será exigida, assim como outros laticínios. Isso se deve ao fato de que esses alimentos são ricos em cálcio e esse mineral aumenta a secreção da mucosa no trato vocal, dificultando a sua vibração.

O fumo e bebidas alcoólicas também poderão levar a irritações de laringe, comprometendo a voz. Além de não serem hábitos adequados a quem está preocupado em manter uma boa saúde.

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