Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sofre com gastrite? Saiba quais alimentos devem ser evitados
Guia Culinário 26/09/2018

Sofre com gastrite? Saiba quais alimentos devem ser evitados

Quem sofre com gastrite precisa ficar muito atento à escolha dos alimentos que consome. O motivo? É que enquanto alguns aparecem como aliados para aliviar essa inflamação no estômago – como ovo, mamão, batata e brócolis, por exemplo -, outros podem aumentar a má digestão, a dor e o enjoo que acompanham essa doença.

Pensando nisso, e para ajudar quem deve seguir essa dieta regrada e não quer mais sofrer depois das refeições, preparamos uma lista especial com alguns alimentos que devem ficar bem longe do cardápio para que as crises de gastrite não ataquem com mais frequência. Confira!

1. Carne vermelha pode agravar a gastrite devido à presença de gorduras

Ao fazer a digestão da proteína presente nas carnes vermelhas, o estômago acaba liberando uma quantidade de enzimas digestivas que pode piorar a inflamação. Outro agravante para a gastrite é a presença de gorduras que fazem com que o alimento fique um tempo maior do que deveria parado no órgão por conta da digestão mais lenta.

2. Frutas cítricas possuem alto teor de acidez

Laranja, limão, maracujá e outras frutas cítricas também são verdadeiros inimigos de quem tem problemas com gastrite! O motivo é o alto teor de acidez, que pode aumentar a inflamação no estômago e agravar as dores e demais sintomas da doença.

3. Tomate libera ácidos do estômago durante a digestão

Por mais que entregue vários benefícios importantes para a saúde – como fortalecimento dos ossos, controle da diabetes e prevenção contra doenças cardiovasculares, por exemplo -, o tomate deve ser consumido com bastante cautela por quem tem gastrite. Isso porque a acidez presente em sua composição pode aumentar a inflamação por liberar os ácidos do próprio estômago.

4. Pimenta pode causar refluxo ácido

Assim como outros alimentos picantes, o consumo de pimenta não é recomendado para quem tem problemas com a gastrite. O motivo é o aumento dos sintomas por conta do refluxo ácido que a especiaria pode causar – assim como acontece com o tomate.

5. Chocolate possui cafeína, que aumenta a acidez do suco gástrico

Não é todo mundo que tem gastrite que precisa cortar o chocolate do cardápio – mas, ainda assim, ele deve ser consumido com bastante moderação e, de preferência, nunca com o estômago vazio. Essa cautela se deve à presença da cafeína em sua composição, substância responsável por estimular a produção do ácido clorídrico no estômago – o que piora os sintomas pelo aumento da acidez do suco gástrico.

O mesmo alerta vale para todos os outros alimentos e bebidas que contam com essa substância – como é o caso do café e dos refrigerantes feitos à base de cola.

6. Leite e derivados aumenta a produção de ácido estomacal

Se você recorre ao leite para amenizar os sintomas da gastrite, fica o alerta: a informação de que a bebida e seus derivados são aliados para resolver o problema não é verdadeira! Na verdade, o que ele faz é apenas dar um alívio imediato e temporário nas dores por ajudar a neutralizar o ácido estomacal. O problema é que, logo depois dessa sensação de conforto, há um efeito rebote causado por uma maior produção dessa substância.

7. Frituras e embutidos agravam a inflamação no estômago

A maioria das pessoas que sofre com gastrite já sabe que frituras e alimentos embutidos devem ser evitados se o objetivo for diminuir os sintomas que vêm junto com o problema – mas vale o alerta! Isso porque ambos causam irritações que só vão agravar a inflamação no estômago: os primeiros pela forma com que são preparados e os últimos pela presença de corantes e outras substâncias químicas que criam um cenário favorável para a piora do quadro.