Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sobremesas fit: 5 doces tradicionais que podem ganhar versões saudáveis
Guia Culinário 09/12/2016

Sobremesas fit: 5 doces tradicionais que podem ganhar versões saudáveis

Não há quem resista a uma deliciosa fatia de bolo para adoçar a boca depois do almoço, não é mesmo? Seja durante a sobremesa ou em um lanche no meio da tarde, um docinho sempre vai muito bem para satisfazer o paladar. Por isso, cada vez mais, a gastronomia fit, voltada à alimentação saudável, cria soluções incríveis para adaptarmos essa vontade sem, necessariamente, abrirmos mão da dieta. Veja 5 tradicionais receitas doces que ganharam versões mais saudáveis e nutritivas!

É possível manter doces em nossa rotina alimentar principalmente quando temos alternativas que condizem com a nosso estilo de vida. As receitas saudáveis chegaram também para os bolos, brigadeiros e brownies, que ganharam versões mais naturais, menos gordurosas além de incluir importantes nutrientes que garantem o nosso bem-estar. Segundo a nutricionista Daniella Chein, essas novas receitas são opções saborosas e suprem aquela vontade incontrolável de comer açúcar após a refeição:

“Além da diminuição calórica, uma vantagem bastante interessante nas versões de doces saudáveis são os ingredientes mais naturais, com menos ou nenhum açúcar, e geralmente sem gordura, alguns incluindo também as fibras que nas versões tradicionais passam longe”, explica a profissional que destaca os 5 principais destaques das versões saudáveis. Confira!

5 doces em suas versões saudáveis para sua alimentação

1 – Brigadeiro: O tradicional doce das festas de aniversário possui uma alternativa para os seguidores da alimentação saudável. Segundo Daniella Chein, o brigadeiro é um dos mais pedidos entre os seus pacientes: “No brigadeiro de cacau, há a substituição do leite condensado pelo leite de coco, acrescido de cacau e colágeno para aumentar o valor nutricional do doce”, indica a nutricionista.

2 – Bolo sem lactose e sem glúten: Para o lanche ou como sobremesa, os bolos merecem um lugar especial na nossa alimentação, principalmente se ele for saudável, livre de glúten e até lactose. Você pode substituir a farinha de trigo pela de arroz e o leite pela bebida de aveia: “Essa versão surgiu para quem tem intolerância alimentar ao glúten ou à lactose, mas ganhou o gosto popular e principalmente daqueles preocupados com a balança”, ressalta a Dra. Daniella.

3 – Brownie de chocolate: Para os amantes do chocolate, o brownie não pode ficar de fora dos nossos dias, por isso, ele ganhou sua versão fit, que não deixa nada a desejar. Nesse caso, o chocolate comum, de confeitaria, é substituído por cacau amargo, diminuindo assim os números calóricos presentes no doce e mantendo o delicioso sabor do brownie.

4 – Palha italiana vegana: Aos adeptos da alimentação vegana, intolerantes à lactose ou ao glúten, a palha italiana é uma excelente opção de doce, já que a receita é livre da proteína do leite e do glúten: “A palha vegana é feita a partir da biomassa de banana verde, um espessante rico em fibras que melhora o funcionamento intestinal, auxilia na prevenção do diabetes e ainda dificulta a absorção de gordura”, explica a profissional.

5 – Bolo de banana funcional: A receita de família deu lugar à versão funcional do bolo de banana. No lugar da manteiga, farinha branca e leite, o bolo leva banana, ovo, óleo de coco e farinha funcional, onde podemos escolher a farinha de aveia, farinha de maracujá ou farinha de arroz integral. “Na versão bolo saudável temos diminuição do aporte calórico e isenção do glúten e da lactose. Além de um acréscimo das fibras presentes nas farinhas funcionais”, finaliza a nutricionista.