Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Seu treino é de alta intensidade? Saiba quais alimentos você deve consumir
Guia Culinário 30/05/2018

Seu treino é de alta intensidade? Saiba quais alimentos você deve consumir

Você sabe o que é um treino de alta intensidade? Ele ocorre quando o exercício é praticado de forma muito intensa e repetitiva, com pouco tempo de recuperação entre cada série. Pode ser realizado dentro de uma academia ou na rua, já que maratonas são um bom exemplo de treino intenso, pois levam o corpo de seus participantes ao limite. Resultados como perda e gordura e definição dos músculos são conquistados mais de forma mais rápida, mas para isso é preciso ter muita dedicação e acompanhamento de especialistas.

Não apenas o profissional de Educação Física deve estar atento como também o médico precisa atestar que o praticante está apto para praticar exercícios mais pesados. Mas e quanto ao nutricionista? Seu auxílio é essencial, já que treinos intensos pedem uma alimentação que possa repor tudo aquilo que foi perdido durante o exercício. E isso vale não apenas para as refeições maiores, como almoço e jantar, mas também para lanches, que são imprescindíveis para quem está querendo perder peso. E neste caso eles são extremamente necessários, porque serão os responsáveis por dar mais energia e permitir que o corpo continue funcionando bem mesmo em uma situação na qual ele sofra muito desgaste.

Antes do exercício procure uma boa fonte de carboidrato

Se em todo exercício ocorre a queima de calorias, quando se trata dos de alta intensidade a quantidade perdida é ainda maior. Por isso, é ainda mais importante consumir alimentos com carboidratos. Para entender melhor a relação dessa substância com a redução de peso é preciso compreender como funciona o nosso metabolismo. Quando ele está acelerado, que é o que ocorre quando praticamos exercícios, nosso corpo precisa retirar energia de algum lugar, e as fontes são três: proteínas, carboidratos e gorduras. É por isso que quem costuma frequentar a academia é adepto do famoso frango com batata-doce, já que ele fornece boas quantidades de proteínas e carboidratos.

Por essa razão é tão importante consumir alimentos que não sejam apenas nutritivos, mas que também ajudam a dar energia para o corpo. Tudo isso antes dos exercícios, claro, porque caso contrário as chances de passar mal por fraqueza aumentam consideravelmente. Aqui é interessante optar por frutas e carboidratos complexos, que são aqueles que demoram um pouco mais para serem digeridos pelo corpo. Por essa mesma razão os termogênicos são muito bem-vindos, então barrinhas de cereais que contenham gengibre e canela, por exemplo, não uma ótima pedida. Lembrando que quanto mais intenso o exercício for maior a quantidade de comida que deve ser ingerida antes do treino.

Durante o exercício não se esqueça de se hidratar

No decorrer do treino é comum suar, já que essa é uma reação normal do nosso organismo para resfriar a temperatura do corpo quando ele se encontra muito aquecido – que é o que ocorre durante os exercícios. O único “problema” é que com isso o corpo perde água, e por isso ela precisa ser reposta. Não há um valor exato de quanta água deve ser consumida, já que esse número varia de pessoa para pessoa. A única informação precisa é que é preciso se hidratar no decorrer do treino, especialmente se ele for intenso, para não passar mal. Portanto, o ideal é conversar com um especialista para que você não beba mais ou menos água que o necessário.

Após o treino reponha os carboidratos e as proteínas que perdeu

Mais uma vez a ingestão de carboidratos e proteínas é muito importante, já que é preciso repor a quantidade que foi consumida durante o treino em si. Uma boa ideia é levar consigo iogurtes desnatados, mas ao chegar em casa busque uma alimentação que possua uma carne branca magra, como frango, e a tão famosa batata-doce, seja ela branca ou roxa. Queijo branco também é uma boa pedida, caso o seu horário de treino não seja muito próximo do almoço ou da janta.

No decorrer do dia invista em uma alimentação saudável

Se você é adepto do treino de alta intensidade é preciso ter uma alimentação muito equilibrada desde o café da manhã até o jantar. Por isso, fontes de carboidratos e proteínas são bem-vindas de uma forma geral, mas é preciso dar preferência aos alimentos orgânicos e evitar os produtos industrializados, já que eles contêm conservantes e outros aditivos químicos que não são nada benéficos para o corpo. Lembre-se: quanto mais intenso for o seu exercício maior a quantidade diária de comida que você vai precisar ingerir. Portanto, busque o acompanhamento de um profissional para ter certeza que o seu desempenho atlético está tão bom quanto poderia.