Setembro amarelo: 8 bons hábitos que ajudam a melhorar a saúde mental

Sair com amigos, conversar e se alimentar bem são hábitos que contribuem para a melhora da saúde mental
Sair com amigos, conversar e se alimentar bem são hábitos que contribuem para a melhora da saúde mental

A gente sabe que cuidar da saúde do corpo é essencial, mas tão importante quanto manter um corpo sadio, é estar em dia com a saúde mental. O setembro amarelo é uma campanha cujo foco está na conscientização sobre o bem-estar mental e de prevenção ao suicídio, além de combater o preconceito contra os transtornos psicológicos. Por isso, aqui vão 8 hábitos para passar a praticar nesse mês e manter a cabeça tão saudável quanto o corpo todo!

1. Exercite-se regularmente

O exercício físico é excelente para manter o corpo saudável, mas a mente também sofre as influências positivas deste hábito! Isso porque se exercitar faz com que o cérebro libere hormônios como a endorfina e a dopamina, relacionadas ao bem-estar, alegria e bom humor. Se você não é chegado à academia, pratique um exercício ao ar livre, como caminhadas, ou aeróbicos, como dançar.

2. Mantenha uma alimentação saudável

Se alimentar com saúde faz bem para o corpo, para o coração e para a mente também. Comer frutas, verduras, legumes e tomar bastante água gera, a médio e longo prazo, a sensação de bem-estar e felicidade. Além disso, alguns alimentos ajudam a tratar a ansiedade, o estresse e até mesmo a depressão.

3. Durma bem todas as noites

Boas noites de sono são essenciais para manter corpo e mente sãos. Dormir mal significa acumular cansaço, fadiga e... Mau humor. Para uma noite de sono que garanta bem-estar é necessário dormir de 7h a 9h. Em raras exceções o tempo pode ser maior, mas não muito, já que o excesso de sono pode indicar problemas de saúde.

4. Medite sempre que puder

A meditação tem efeitos positivos cientificamente comprovados sob o bem-estar mental: combate a ansiedade, o estresse e ajuda a lidar melhor com as emoções. Não sabe meditar ou nunca fez isso na vida? Tente opções de meditação guiada em plataformas digitais na internet. Muitas pessoas também procuram a natureza e lugares como campos, jardins, cachoeiras ou praias para uma meditação mais relaxante.

5. Converse com alguém

Como seres humanos são sociáveis, é sempre bom ter alguém para conversar. Fazer amigos e conversar é saudável para a mente, melhorando o humor. No seu tempo livre, procure os amigos, saia para bater papo e conversar sobre assuntos que te interessem e façam você se sentir à vontade.

6. Turbine sua vida sexual

Estudos comprovam que ter uma boa vida sexual melhora a autoestima e faz bem ao humor. Isso porque, na hora do sexo, são liberados diversos hormônios, como a endorfina, que potencializa o bem-estar. O sexo ainda melhora o funcionamento dos músculos e combate o estresse.

7. Desligue o celular

Algumas pesquisas recentes revelam que o excesso de contato com a tecnologia deixa as pessoas mais doentes e deprimidas, além de muitas vezes nos distanciar de pessoas e hábitos que realmente importam. Realize um "detox" das redes algumas horas por dia e use-as em um outro hábito, como ler um livro ou praticar um esporte, por exemplo.

8. Peça ajuda

Se algo não anda bem e você precisa conversar ou desabafar com alguém, peça ajuda. O hábito da solidariedade é um dos mais importantes do ser humano e não há nada de mais em, muitas vezes, não sair tudo do jeito planejado. Se você não conseguir conversar com alguém presencialmente, por qualquer motivo, o CVV (Centro de Valorização da Vida) estará lá para te ajudar. É só ligar 188, todos os dias, ou procurá-los na internet para um chat online.

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