Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 02/12/2019

Sesamina e sesamolina: conheça esses antioxidantes presentes no óleo de gergelim

Muito usada para enfeitar pães, saladas e biscoitos, a semente de gergelim é bem saborosa e nutritiva: além de fonte de cálcio, zinco, magnésio, fósforo, ômega 3, vitaminas, ainda tem um grande potencial anti-inflamatório. Interessante, né?

Mas, o que muita gente esquece, é que além de usar a semente na culinária, é possível recorrer ao óleo de gergelim para fazer diferentes receitas. A melhor parte desse ingrediente é que ele fornece dois compostos muito benéficos à saúde: a sesamina e sesamolina, que atuam como antioxidantes no nosso organismo. Quer saber mais sobre essas substâncias e seus inúmeros benefícios? Dá uma olhada no que separamos!

Atuam como antioxidantes evitando a degradação das células

A sesamina e sesamolina são duas substâncias altamente benéficas para o organismo. Isso porque elas atuam como antioxidantes, inibindo a ação oxidativa dos radicais livres e evitando, assim, a degradação das células. A longo prazo, os antioxidantes são fundamentais para prevenir doenças como câncer e mal de Alzheimer, sabia? Por isso, uma boa dica é usar o óleo de gergelim no dia a dia – para preparar molhos, bolinhos, temperar saladas, legumes e afins. Vale super a pena!

São importantes para o funcionamento cardíaco

As substâncias antioxidantes encontradas no óleo de gergelim também são importantes para o funcionamento do sistema cardiovascular. Elas ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL), evitam o acúmulo de gordura nos vasos e contribuem para o funcionamento do coração.

Sesamina e sesamolina ajudam a emagrecer

Se a ideia é perder peso, saiba que a sesamina e a sesamolina também podem ser muito úteis. Alguns estudos comprovaram que a sesamina, em especial, ajuda a emagrecer, pois auxilia o fígado na queima de gordura.

Além disso, vale destacar que a semente de gergelim é fonte de fibras e, por isso, também ajuda bastante na perda de peso – garante mais saciedade e auxilia no funcionamento do sistema digestório. Uma boa dica é tentar incorporar as sementes – assim como o óleo – ao dia a dia de alimentação. Assim não tem erro!

Fortalecem o sistema imunológico

A sesamina e a sesamolina também estimulam a ação da vitamina E no organismo, sabia? Esta vitamina, por sua vez, fortalece o sistema imunológico, tem ação antioxidante e faz bem para o coração.

Os antioxidantes, de uma forma geral, aumentam bastante a imunidade e por isso são indispensáveis na alimentação. Além da sesamina, sesamolina e vitamina E, existem outros necessários para a dieta de qualquer um, como vitamina C, betacaroteno, licopeno e resveratrol – presentes em frutas vermelhas, cítricas, cenoura, tomate e outros vegetais.

Óleo de gergelim é bom para a saúde da pele

Por ter um alto teor de antioxidantes e minerais, o óleo de gergelim também ajuda a manter a saúde da pele. A sesamina e a sesamolina, ao combaterem os radicais livres, também evitam a formação de rugas e combatem o envelhecimento precoce, garantindo um aspecto mais saudável à pele.