Sentir sono depois de comer é normal? Nutricionista explica por que isso ocorre

Depois de comermos, o nosso organismo se concentra mais na digestão, de modo que o sistema nervoso para de enviar sinais de alerta, dando abertura ao sono - e é por isso que as crianças adoram tirar uma sonequinha após as refeições
Depois de comermos, o nosso organismo se concentra mais na digestão, de modo que o sistema nervoso para de enviar sinais de alerta, dando abertura ao sono - e é por isso que as crianças adoram tirar uma sonequinha após as refeições
Nicolle Venturi

Consultor:

Nicolle Venturi

Formada em Nutrição pela UFF, atualmente faz a segunda graduação em Gastronomia pela UFRJ

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Para muita gente é normal bater aquele soninho depois do almoço, né? Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que isso realmente tem uma explicação científica - pois o nosso corpo tende a focar na digestão e, por isso, a vontade de dormir acaba surgindo. Para entender melhor sobre esse assunto, nós conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi, que falou mais sobre o porquê de ficarmos com sono depois de comer. Confira!

Aumento de insulina e digestão são os grandes responsáveis por dar a sensação de sono

Acredite se quiser, mas um dos grandes responsáveis por dar essa vontade de dormir um pouco é um hormônio responsável pelo metabolismo da glicose. "A insulina fica mais alta após comermos, e tem essa característica de dar sono. Além disso, tem o fato de que o nosso organismo prioriza a digestão dos alimentos", explica Nicolle Venturi.

Ok, mas o que a digestão, tem a ver com o sono? É bem simples: quando ela está sendo realizada o nosso cérebro fica menos oxigenado (uma vez que a circulação sanguínea se concentra mais na região do estômago). Neste caso, o sistema nervoso fica menos irrigado - enviando, assim, menos sinais de alerta ao organismo e, consequentemente, deixando o corpo mais relaxado e sonolento. É por isso, inclusive, que as crianças costumam tirar uma soneca depois das refeições. Interessante essa explicação, né?

Para evitar comer em excesso, que tal apostar nos alimentos ricos em fibra?

Quando comemos grandes quantidades esse efeito de sono tende a ser ainda maior. Por isso, para quem não quer (ou não pode) tirar uma soneca depois do almoço, a alternativa sugerida por Nicolle Venturi é certeira: "Para evitar esse efeito de sono, uma boa dica é consumir alimentos ricos em fibra e evitar consumir grandes quantidades de uma vez só", finaliza a nutricionista.

É bom lembrar as fibras não apenas ajudam a regular o intestino como também dão a sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar e sendo grandes aliadas de quem quer tentar maneirar na quantidade de comida que consome durante as refeições.

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